Felicidades do Blog do Lauriberto, neste domingo (18/5/2025), para:
- 75 anos do saxofonista Mauro Senise (foto).
- 68 anos do lojista Assis Cavalcante (foto).
- 63 anos de Diogo Falcão.
- 46 anos de Maria Helena (foto).
- 40 anos da jornalista Juliana Brito (foto).
- Radialista José Jurandi Júnior.
- Radialista José Valricele de Lima.
- Cristiane Cavalcante Araújo (foto).
- Liliana Fiúza (foto).
- Osler Machado (foto).
- Laura Paiva (foto).
- Joseane Câmara (foto)
- Ana Flávia Carvalho Vasconcelos (foto).
- Eymard Freire Neto (foto).
- Desembargadora Germana de Oliveira Moraes (foto).
Arquivo Nirez para 18 de maio na História de Fortaleza:
- 1897 - Publica-se, em Fortaleza, o primeiro número do jornal ilustrado “O Independente”, de propriedade de João Carlos Nepomuceno da Silva. Era impresso na Rua Major Facundo, 21.
- 1926 - Surge o álbum Terra Cearense, organizado por Napoleone Savastano e redatoriado pelo jornalista Gilberto Pessoa Torres Câmara, em duas línguas: português e italiano.
- 1927 - Encontra-se em Fortaleza o pintor pernambucano Baltazar da Câmara, que fará exposição de suas pinturas no Clube dos Diários, juntamente com o pintor cearense Vicente Rosal Ferreira Leite.
- 1928 - Assumem o cargo de Chefe de Polícia do Estado, interinamente, o advogado Mozart Catunda Gondim e de Delegado de Polícia, Estêvão Mosca de Carvalho. A Chefia de Polícia equivale a hoje Secretaria de Segurança.
- 1936 - Assume Raimundo de Alencar Araripe, do Partido Republicano Progressista, o cargo de Prefeito de Fortaleza. Foi o primeiro prefeito eleito da Cidade. Substitui o prefeito Álvaro Nunes Weyne.
- 1937 - Lançada a pedra fundamental das instalações das estações rádio automáticas de Fortaleza, no Sítio Maraponga, distrito de Porangaba, com a presença do engenheiro construtor Antônio Vieira além de autoridades federais, estaduais, municipais e a imprensa.
- 1941 - Lançada a pedra fundamental da Vila Operária de Santo Antônio da Floresta, com bênção pelo monsenhor Otávio de Castro, iniciativa da Arquidiocese de Fortaleza, em cooperação com a Federação dos Círculos Operários do Ceará.
- 1943 - Inaugurada, em Fortaleza, a estação de radiotelegrafia da 10ª Região Militar, no novo prédio na Rua Pedro Pereira, 461.
- 1945 - Falece em Fortaleza, repentinamente, a Madre Antônia do Menino Jesus, primeira superiora do Carmelo de Fortaleza. Era tia do Monsenhor Otávio de Castro.
- 1951 - Chega em Fortaleza uma caravana de artistas para apresentação na Rádio Iracema, formada pelo veterano Sílvio Caldas e mais Aída Sales, Lolita Rios e Amílcar Nogueira, apresentando-se no Teatro José de Alencar e no Auditório daquela emissora, no Edifício Vitória, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua Barão do Rio Branco.
- 1953 - Realizam-se eleições para constituição da nova Diretoria da União Estadual dos Estudantes-UEE. Disputaram as preferências dos universitários as chapas ''Renovação, Democracia e Trabalho'' e ''Universidade do Ceará'', a primeira congregando as forças da oposição sob a liderança do acadêmico Fernando Lages Filho, e a segunda, encabeçada pelo acadêmico Samuel Felix da Cunha, reunindo o bloco predominante. Os eleitos foram: Presidente - Fernando Lopes da Silva; 1º Vice-presidente - Airton Lopes Bezerra de Menezes; 2º Vice-presidente - Valdemir Albuquerque; Secretário Geral - Laécio Gomes Correia; 1º Secretário - Francisco Ferreira de Alencar; 2º Secretário - Pedro Lima Praxedes; Tesoureiro Geral - José Maria Falcão; 1º Tesoureiro - Roque Muratori; 2º Tesoureiro - Durval Ferreira; Orador Oficial - Francisco das Chagas de Vasconcelos; 2º Orador - Alcides Batista de Lima; Bibliotecário - Marconi Lima.
- 1958 - Concedida, a primeira diretoria estadual da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos - CNEG, recaindo a presidência no professor Luís Cavalcanti Sucupira. Depois Educandários Gratuitos foi trocado por Escolas da Comunidade, ficando o antigo CNEG transformado em Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC.
- 1967 - Morre, em Brasília, aos 58 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o deputado Walter Bezerra de Sá, fundador da Escola de Engenharia do Ceará. Nascera a 25/12/1908 em Fortaleza.
- 1969 - O antigo operador do Cine Familiar, Raimundo Getúlio Vargas Carneiro de Araújo (Vavá), adquire e reabre o Cine Nazaré, na Rua Padre Graça, 65, com o filme “Desafio de Gigantes”. Ficaria até 1972.
- 1971 - Nomeado para o cargo de Delegado Regional do Trabalho, o bacharel Jéferson Pinto Quesado (Jeferson Quesado), assistente jurídico da Delegacia Regional do Trabalho-DRT.
- 1973 - Realiza-se, no Hospital Geral de Fortaleza-HGF, a primeira cirurgia estereotáxica cerebral do Ceará, pela equipe chefiada pelo médico Djacir Figueiredo.
- 1974 - O compositor maranhense radicado em Fortaleza desde 1928 Luiz Gonzaga Assunção (Luiz Assunção) grava seu depoimento para o Museu Fonográfico de Ceará (Arquivo Nirez), em sala no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, sendo parcialmente filmado pela TV Verdes Mares. Com o advento da TV em cores os arquivos em preto-e-branco foram destruídos.
- 1976 - Vitimado por um acidente vascular cerebral, falece, aos 76 anos de idade, em Fortaleza, o médico oftalmologista Hélio de Góes Ferreira, formado pela Faculdade Nacional de Medicina, em 1924. Fundou, além da Sociedade de Assistência ao Cego, a Sociedade de Oftalmologia do Ceará, a Clínica de Olhos do Instituto de Proteção à Infância do Ceará e a Casa de Saúde São Lucas, da qual foi diretor durante 20 anos; chefe, da Clínica Oftalmológica da Santa Casa de Misericórdia, durante 45 anos, presidente da entidade de classe dos médicos oftalmologistas do Ceará e diretor do Clube Iracema. É sepultado, às 17h, Nascera em Fortaleza a 15/2/1900.
- 1976 - A Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará-APESC tem novo dirigente quando assume o professor Gerardo Milton Sá, em substituição ao professor Aderbal Nunes Freire (Aderbal Freire).
- 1976 - A Assembleia Legislativa entrega, em sessão especial, o Título de Cidadão Cearense ao ministro Mozart Victor Russomano, do Tribunal Superior do Trabalho e Corregedor Geral da Justiça do Trabalho.
- 1979 - Lançamento, com início às 18 horas, de Mulher Mostra Mulher, no Centro de Convenções, promoção do jornal O Povo, com a presença da atriz Tônia Carrero e do Quarteto em Cy.
- 1985 - Abertos no Centro de Convenções, o IV Congresso Nordestino de Odontologia e o VI Congresso Cearense de Odontologia.
- 1986 - Morre em Fortaleza o desembargador aposentado Vicente Bessa, cearense de Beberibe nascido em 8/12/1897.
- 1987 - A prefeita Maria Luiza Fontenele de Almeida decreta estado de Emergência em Fortaleza, alegando ocupação de áreas públicas, aumento do êxodo rural devido a estiagem e a crise financeira.
- 1988 - Aceito pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará-TJCE, o pedido de concordata da Brasil Oiticica S. A., rejeitado em maio.
- 2016 - Morre, em Fortaleza, aos 77 anos de idade, a jornalista Regina Lúcia Sampaio Meyer Marshall, sendo o corpo velado na Funerária Ethernus, sendo sepultado no Cemitério Parque da Paz. Foi Rainha da Imprensa com o nome de Regina Meyer. Posteriormente casou-se com Henry Lawrence Marshall e passou a escrever sob o nome de Regina Marshall. Iniciou no jornalismo em 1981 no jornal O Estado, passando depois para a Tribuna do Ceará e em seguida o jornal O Povo. Por fim foi para o Diário do Nordeste em 1986, onde ficou até encerrar sua carreira jornalística. Nascera em Fortaleza, em agosto de 1938 no Jacarecenga.
- 105 anos do nascimento do religioso polonês Karol Wojtyla-Santo papa João Paulo II.
- 25 anos da morte do jogador de futebol Domingos da Guia.
- 18 anos da Associação Desportiva Arsenal de Caridade-Ceará.
- Dia Internacional dos Museus-Comemoração instituída em 1971 pelo Comitê Internacional de Museus, com o fim de sensibilizar o público para a importância dos Museus na Sociedade atual.
- Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes-Criado pela Lei 9.970 de 17 de maio de 2000, para marcar a data da morte da menina brasileira de oito anos Aracelli Cabrera Sanches Crespo, que desapareceu da escola onde estudava e que foi violentada e assassinada de forma hedionda na cidade brasileira de Vitória (ES), em 18/5/1973.
- Dia Nacional da Luta Antimanicomial-Data, que está oficializada por lei em algumas cidades brasileiras, para marcar a data da elaboração do documento final da 1ª Conferência Nacional de Saúde Mental no Brasil, ocorrida em 18/5/1987, que então propunha a reformulação do modelo assistencial em Saúde Mental para os brasileiros.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Salete Araújo.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário