Pular para o conteúdo principal



Caco Barcelos é o jornalista mais admirado do Brasil

Caco Barcelos é o jornalista mais admirado do Brasil.  O anuncio foi feito no encerramento da Festa dos 30 anos do Jornalistas & Cia, na noite desta segunda-feira (29/9/2025), no Ckub Homs, na Avenida Paulista, em São Paulo-SP.


Um dos nomes mais importantes e respeitados da imprensa brasileira, Caco Barcellos, da Globo, é o +Admirado Jornalista Brasileiro de 2025. O anúncio foi feito na cerimônia de comemoração do aniversário de 30 anos deste Jornalistas&Cia, em 29/9, em São Paulo. Na festa, que reuniu jornalistas, assessores, profissionais da comunicação corporativa, lideranças de redação e representantes de grandes empresas, também foram homenageados os 100 +Admirados Jornalistas da Imprensa Brasileira em 2025.

“Primeiro, preciso dizer que tudo que tenho feito nos últimos 20 anos devo partilhar com minha equipe do Profissão Repórter”, declarou Caco. “Quero dedicar esta homenagem a meus queridos amigos que estiveram aqui comigo, como Juca KfouriJorge Araújo, Chico PinheiroCarlos TramontinaPaulo Pinto e Ricardo Kotscho. E quero dedicar também a todos os repórteres brasileiros. E preciso falar intensamente do gênero reportagem, que está em extinção e faz falta, devemos valorizar ainda mais o trabalho deles. Esse prêmio é para todos vocês, companheiros de rua. Pretendo continuar por muito mais tempo na rua, até o fim de minha carreira. Obrigado a todos os colegas jornalistas”.

Caco tem mais de cinco décadas de carreira como repórter, quatro delas apenas no Grupo Globo. Foi correspondente internacional e cobriu conflitos em países como Nicarágua, Angola e Iraque. Desde 2006, é apresentador e diretor do Profissão Repórter, programa marcado pela cobertura humanizada de temas sociais. É autor de livros-reportagem de grande impacto, como Nicarágua: a revolução das crianças (1982), Rota 66: a história que mata (1992) e Abusado: o dono do Morro Dona Marta (2003). Venceu prêmios como o Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, o Jabuti e o Esso.

Laura Kotscho, neta de Ricardo Kotscho, em selfie com Jorge Araújo (esq.), Caco Barcellos, Juca Kfouri, Chico Pinheiro e Carlos Tramontina (foto Laura Kotscho)

Importante destacar que nesta nova edição do Prêmio houve o campeão geral e, de forma inédita, dois campeões setoriais, como explica Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia: “É que decidimos separar a televisão das demais mídias, pela força que ela tem em alavancar qualquer votação. Sem isso, dificilmente teríamos alguém fora da TV entre os TOP 10. Desse modo passamos a ter os TOP 10 em TV e os TOP 10 nas demais mídias, tornando a premiação mais justa e equânime, sobretudo no que diz respeito à qualidade e ao talento dos jornalistas eleitos”.

Na categoria Vídeo, o vencedor foi César Tralli, também da TV Globo, apresentador do Jornal Hoje e da GloboNews, que comandará a partir de novembro o Jornal Nacional, em substituição a William Bonner. Na segunda posição ficou Elisa Veeck, da CNN Brasil, e Aline Midlej, da GloboNews, em terceiro, completa o pódio. Integram os restantes dos TOP 10, pela ordem: Adriana Couto (TV Cultura), Adriana Araújo (Band), Andréia Sadi (GloboNews), Daniela Lima (UOL), Basília RodriguesMárcio Gomes (CNN Brasil) e Kelly Godoy (Record News). Destaque para a forte presença feminina entre os vencedores.

Em Áudio/Texto, o primeiro lugar ficou com Ana Dubeaux, do Correio Braziliense. Na segunda posição, está Jamil Chade, do UOL, e em terceiro lugar, Flavia Oliveira, do Grupo Globo. Completam os TOP 10 Reinaldo Azevedo (UOL/Band), Carolina Ercolin (Rádio Eldorado), Cecília Oliveira (Intercept Brasil), Carla Bigatto (BandNews), Tereza Cruvinel (Brasil 247) e Luiza Vilela (Exame).

Na cerimônia, também Verónica Goyzueta, da ABC (Espanha), foi homenageada como a +Admirada Correspondente Estrangeira no Brasil. Peruana radicada no Brasil desde o início da década de 1990, dirigiu por vários anos a Associação dos Correspondentes Estrangeiros, em São Paulo. Trabalha também como coordenadora de projetos da Agência Porvir, especializada em educação, e como professora da ESPM.

Também foram homenageados na cerimônia os jornalistas +Admirados em quatro das cinco regiões do País. No Sul, a vencedora foi Dulcinéia Novaes, da GRPCOM; no Norte, o prêmio foi para Kátia Brasil, da Amazônia Real; no Nordeste, o +Admirado foi Demitri Túlio, de O Povo; e no Centro-Oeste, a vencedora foi Basília Rodrigues. Não houve vencedor no Sudeste por opção da organização do prêmio, uma vez que o grande campeão e a maioria dos TOP 20 +Admirados são da região.

Para além dos jornalistas vencedores em 2025, o prêmio fez uma justa homenagem à história de dois decanos, José Hamilton Ribeiro e Lucio Flavio Pinto, que foram contemplados com o título de Hors Concours do Jornalismo Brasileiro.

Sobre o prêmio-Os 100 +Admirados Jornalistas da Imprensa Brasileira é uma iniciativa deste J&Cia retomada em 2025 dez anos após sua última edição, vencida pelo saudoso Ricardo Boechat, falecido em 2019. O projeto visa a valorizar, reconhecer e incentivar o trabalho do jornalismo brasileiro em todas as suas vertentes. Neste ano, o prêmio contou com a participação de quase 30 mil eleitores, um recorde para toda a série dos +Admirados. Entre os homenageados deste ano, 39 já estiveram entre os premiados das duas edições anteriores, sendo que 24 integram a lista pela terceira vez. Outros 15 estiveram presentes na edição de 2014. E nos deixaram nesse período 13 referências do jornalismo brasileiro que figuraram entre os TOP 100 +Admirados do Ano.

Patrocinam a premiação Climate Action Solutions & Engagement (C.A.S.E.), Grupo Nexcom, Syngenta e Uber. O prêmio também tem colaboração de Assaí, BRF-Marfrig, Cogna e JTI, apoios da Press Manager e do Portal dos Jornalistas e apoio de divulgação da 2Live.


Assista à festa dos 30 anos de J&Cia e à cerimônia de premiação dos 100 +Admirados Jornalistas de 2025 no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube.




Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia