Pular para o conteúdo principal



Felicidades=10/9

O Blog do Lauriberto deseja Felicidades nesta quarta-feira (10 de setembro de 2025), para:

  • Jornalista Angélica Martins (foto).

  • Jornalista Ravy Gurgel (foto).

  • 65 anos do jornalista Luciano Clever (foto).
  • 65 anos do radialista Saulo Henrique Alves Tavares.
  • 65 anos de Tom Lemos.
  • 58 anos de Regina Cláudia Oliveiras.

  • 50 anos da cantora Nivea Castro (foto).
  • 47 anos do jornalista Ricardo Moura.
  • Jornalista Fernanda Leite. 
  • Radialista José Wilson Fernandes Barbosa.
  • Lucas Memória.

  • Sandra Fujita (foto).
  • Eliza Dias (foto).
  • Nayara Sampaio Baquit (foto).
  • Natália Marshall (foto).
  • Lara Chaves (foto).
  • Dina Leia (foto).
  • Fábio Aguiar (foto).

Arquivo Nirez para 10 de setembro na História de Fortaleza:

  • 1854 - Sai a Lei 781, que reforma a Secretaria de Polícia do Ceará, criada em 31/1/1842.
  • 1891 - Inaugura-se a Empresa Telefônica do Ceará, de Pamplona, Irmão & Cia., que tinha à frente o comerciante Confúcio Augusto Pamplona (Confúcio Pamplona), com a presença do governador José Clarindo de Queirós e a oficialidade do Batalhão de Segurança. Começou com 60 aparelhos em assinaturas mensais.
  • 1902 - Nomeado, Juiz Federal no Ceará, o bacharel Manuel Armindo Cordeiro, escolhido numa lista tríplice.
  • 1905 - Inaugurado o Asilo de Mendicidade do Ceará, fundado por esforços das lojas maçônicas Fraternidade, Igualdade e Amor e Caridade 3ª, na Chácara Amaral, na Avenida Visconde de Cauhype (hoje Avenida da Universidade), depois transferido para a Chácara Virgínia Salgado (Praça Fernandes Vieira, Praça do Liceu, hoje Praça Gustavo Barroso), no bairro do Jacarecanga, com frente para a Rua Júlio Pinto nº 1.832. Hoje é o Lar Torres de Melo. A iniciativa foi do comerciante e maçom José Ramos Torres de Melo.
  • 1918 - Morre, em Fortaleza, o jornalista e beletrista Rufino Gomes de Matos, cearense de Icó.
  • 1922 - Inaugurado o Café Centenário, antigo Café Benfica, na Avenida Benfica (atual Avenida João Pessoa), próximo ao cruzamento com a Rua Padre Francisco Pinto.
  • 1936 - Parte para o Sul do Estado o Chefe de Polícia, capitão Manuel Cordeiro Neto, para comandar pessoalmente o ataque aos “fanáticos” reunidos em Caldeirão, no Crato, sob a chefia do Beato José Lourenço.
  • 1939 - Fundada em Fortaleza a firma J. Macedo & Companhia, liderada pelo comerciante José Dias de Macedo.
  • 1949 - Mais uma vez o jornalista João Perboyre e Silva assume a presidência da Associação Cearense de Imprensa - ACI, reeleito que foi em 7 de agosto.
  • 1951 - O jornalista João Perboyre e Silva, que vem ocupando a presidência da Associação Cearense de Imprensa - ACI por três mandatos, é novamente reconduzido e assume neste dia.
  • 1952 - Instituída a Organização do Desenvolvimento Econômico do Ceará com uma diretoria formada por Diogo Vital de Siqueira, Franklin Monteiro Gondim e Tomás Pompeu Neto.
  • 1953 - Assume a presidência da Associação Cearense de Imprensa - ACI, o jornalista João Perboyre e Silva, para cumprir seu 5º mandato consecutivo e o 11º alternado.
  • 1955 - Inaugura-se em Fortaleza uma agência do Banco de Crédito Real de Minas Gerais S. A., em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 1110.
  • 1955 - O jornalista João Perboyre e Silva assume pela 12ª vez a presidência da Associação Cearense de Imprensa - ACI, sendo seu 6º mandato consecutivo. A diretoria ficou assim constituída: Conselho Superior - Orlando Mota, Fran Martins, Olavo Euclides de Araújo (Olavo Araújo), José Caminha Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe), Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), Manoel Antônio de Andrade Furtado, Aníbal Fernandes Bonavides (Aníbal Bonavides), Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos), José Pessoa de Araújo e Clóvis Eduardo de Alencar Matos (Clóvis Matos); Presidente - João Perboyre e Silva; Vice-presidente - Antônio Carlos Campos de Oliveira; 1º Secretário - Antônio de Pádua Campos; 2º Secretário - Luís Edgar de Andrade Furtado; Tesoureiro - Stênio Azevedo; Adjunto - João Vieira Uchoa; Bibliotecário - Francisco Alves Maia; Diretor de sede - Antônio Girão Barroso; Diretor de atividades sociais e recreativas - Francisco Osmundo Pontes; Diretor de assistência social - Mozart Soriano Aderaldo; Conselho fiscal - Joel Carvalho, José Calazans Pires “Bayard” e João Coelho Cordeiro.
  • 1955 - Assume o comando da 10ª Região Militar, o general Alberto Ribeiro Salaberry (Alberto Salaberry), substituindo o general Emílio Maurell Filho, que deixou o comando no dia 5/8/1955.
  • 1957 - Toma posse a diretoria da Associação Cearense de Imprensa - ACI, que é reconduzida, tendo à frente, Perboyre e Silva.
  • 1957 - Falece, em Fortaleza, aos 73 anos de idade, o desembargador Olívio Dorneles Câmara (Olívio Câmara), membro do Tribunal de Justiça, do qual foi presidente. Ex-secretário do Interior, assumiu interinamente por várias vezes a Interventoria Federal. Era pernambucano do Recife nascido a 19/9/1884. Hoje é nome de rua no José Bonifácio e Benfica.
  • 1958 - Morre, em Fortaleza, aos 70 anos de idade, o jornalista Leandro Pimenta Lira, secretário da Bolsa de Mercadorias de Fortaleza e colaborador da imprensa local nascido a 28/02/1888.
  • 1959 - O jornalista João Perboyre e Silva toma posse na presidência da Associação Cearense de Imprensa - ACI, pela 14ª vez, para cumprir seu 8º mandato consecutivo. Foi a primeira posse na nova sede.
  • 1961 - Assume a 30ª diretoria da Associação Cearense de Imprensa - ACI, eleita em 6 de agosto e que tem na presidência o jornalista Antônio Carlos Campos de Oliveira.
  • 1963 - Assume, pela segunda vez, a presidência da Associação Cearense de Imprensa - ACI, o jornalista Antônio Carlos Campos de Oliveira.
  • 1964 - Morre, aos 77 anos de idade, a bacharela em direito e intelectual Henriqueta Galeno, fundadora e mantenedora da Casa de Juvenal Galeno, sua residência, onde faleceu, na Rua General Sampaio nº 1128. Era da Academia Cearense de Letras - ACL, ocupando a Cadeira nº 23, cujo Patrono é seu pai, Juvenal Galeno. Nascera em Fortaleza em 23/01/1887. Hoje é nome de rua no Papicu.
  • 1965 - Assume, pela 3ª vez, a presidência da Associação Cearense de Imprensa - ACI, o jornalista Antônio Carlos Campos de Oliveira.
  • 1965 - Inaugurada a Herma do doutor José Frota, homenagem ao médico José Ribeiro da Frota, ocasião em que usou da palavra o historiador Manuel Albano Amora.
  • 1969 - Toma posse pela 5ª vez consecutiva, na presidência da Associação Cearense de Imprensa - ACI, o jornalista Antônio Carlos Campos de Oliveira.
  • 1971 - Criada, pela Lei Estadual 9.510, a Companhia Telefônica do Ceará - Cotelce, que absorveu a Companhia de Telecomunicações do Ceará - Citelc e a Companhia Telefônica de Fortaleza - CTF. Depois foi Teleceará e hoje, após a privatização, é a Telemar.
  • 1971 - Assume a presidência da Associação Cearense de Imprensa - ACI, pela 6ª vez consecutiva, o jornalista Antônio Carlos Campos de Oliveira.
  • 1973 - Toma posse a 36ª diretoria da Associação Cearense de Imprensa - ACI, tendo à frente o jornalista Antônio Carlos Campos de Oliveira, que cumprirá seu 7º mandato consecutivo.
  • 1980 - Lançado o livro Fortaleza Descalça, de autoria do poeta, fotógrafo, pintor e escritor Otacílio Ferreira de Azevedo (Otacílio de Azevedo), da Coleção José de Alencar, da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF e Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • 1981 - Na Associação Cearense de Imprensa - ACI, toma posse a nova diretoria, que tem na presidência o jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe).
  • 1981 - Criada a Praça Osvaldo Rizzato, na Cidade do Funcionário, entre a Rua João Alves Albuquerque, Rua Lourival Correia Pinho, Rua Tipógrafo Melo e Rua João Regino.
  • 1981 - Inauguração da sede própria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, na Rua Joaquim Sá, 545.
  • 1981 -Dois mecânicos são mutilados no pátio do Aeroporto Pinto Martins quando trocavam um pneu de um Boeing-737 da VASP que ia decolar com destino a São Paulo. Mabel de Araújo Lima teve os braços amputados e Honório Guimarães de Almeida perdeu a perna direita.
  • 1982 - A Academia Cearense de Letras - ACL, empossa, na Cadeira 29, o advogado Itamar de Santiago Espíndola (Itamar Espíndola), com saudação por Artur Eduardo Benevides.
  • 1982 - Inaugurado o Museu Ferroviário Demóstenes Rockert, montado nas antigas oficinas Demóstenes Rockert, no Urubu, na Avenida Francisco Sá, 4829, no Álvaro Weyne. Depois chamou-se Centro de Preservação da História Ferroviária do Ceará Foi desativado em 1997.
  • 1982 - Às 17h30 é inaugurada a Estação Ferroviária do Mucuripe, com a presença do engenheiro Carlos Aluísio Weber, então presidente da RFFSA, tendo como agente-chefe Antônio Duarte.
  • 1985 - A Emurf inicia o alargamento da Rua Liberato Barroso entre a Rua 24 de Maio e a Avenida Tristão Gonçalves, para facilitar a entrada e saída dos ônibus da Praça José de Alencar. Nada adiantou, pois hoje os ônibus só entram e há um grande espaço ocioso.
  • 1990 - Sai o primeiro número do ACI Notícias, informativo da Associação Cearense de Imprensa - ACI, presidida pela jornalista Maria Ivonete Moreira Maia (Ivonete Maia).
  • 1995 - Assume a presidência da Associação Cearense de Imprensa - ACI o jornalista Stênio Azevedo, com mandato até 1998.
  • 1998 - Assume, pela segunda vez consecutiva, a presidência da Associação Cearense de Imprensa - ACI, o jornalista Stênio Azevedo.
  • 2000 - Incêndio destrói a loja de calçados Petipé, localizada na Rua General Sampaio entre Rua Castro e Silva e Rua Senador Alencar.
  • 2001 - Assume seu 3º mandato à frente da Associação Cearense de Imprensa - ACI, o jornalista Stênio Azevedo.
  • 2004 - Toma posse a nova diretoria para o mandato de 2004 a 2007 da Associação Cearense de Imprensa - ACI, na Casa do Jornalista, no Centro de Fortaleza. O presidente para o novo triênio é Zelito Nunes Magalhães (Zelito Magalhães), que tem como vice Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira. O primeiro e segundo secretários, nesta ordem, são Francisco Luciano Luque dos Santos (Luciano Luque) e José Hilário de Moura, enquanto o primeiro tesoureiro e o segundo, também respectivamente, são Fernando César de Carvalho e Moacir Maia dos Santos. Os demais membros eleitos são os diretores Eduardo Humberto Fontes (Eduardo Fontes), de Comunicação Social; Francisco Stênio Barbosa de Holanda Moura (Stênio Holanda), de Patrimônio; Luís Siqueira Campos, de Biblioteca; Luís Arruda Veras (Luís Veras), de Sede; e Cláudio Roberto de Abreu Pereira (Cláudio Pereira), de Atividades Sociais e Culturais.
  • 2012 - Morre por volta das 20 horas, em sua casa, o cronista e médico Antônio Aírton Machado Monte (Aírton Monte), vítima de câncer. Autor de diversos livros, era também poeta e ultimamente era cronista diário do jornal O Povo. Aírton Monte nascera em Fortaleza, em 16/5/1949, era filho do também cronista Aírton Teixeira Monte.
  • 2017 - Morre o ex-deputado Oriel Guimarães Nunes (Oriel Nunes) em Fortaleza. Ele tinha 82 anos e sofreu um infarto. Oriel era pai do ex-prefeito de Icó, Neto Nunes, e sogro da atual prefeita, Laís Nunes. Foi decretado Luto Oficial por três dias em Icó. No mesmo dia o corpo segue para sua terra Natal, sendo velado no Sítio Sossego e depois sepultado no Cemitério Velho de Icó.

  • 95 anos do nascimento do escritor, poeta e crítico de arte maranhense Ferreira Gullar.

  • Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Com informações:

  • Apcdec.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Salete Araújo.
  • Agência Brasil.
  • Arquivo Nirez Musical.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.