O Blog do Lauriberto deseja Felicidades, nesta quarta-feira (17.9.2025), para:
Arquivo Nirez para 17.9 na História do Ceará:
- 55 anos do jornalista e cineasta Roberto Bomfim Feitosa (foto).
- 43 anos de Júnior Pereira.
- 42 anos da jornalista Clarissa Capistrano (foto).
- 38 anos da jornalista Romana Melo (foto).
- 25 anos de Tatiane Lima.
- Jornalista e radialista Jorge Canalito (foto).
- Radialista João Paulo Bastos Geraud Monteiro.
- Radialista Francisco Marcondes dos Reis.
- Radialista Luiz Carlos de Lima.
- Radialista Rafael da Silva Pedrosa.
- Professora Geovana Cartaxo de Arruda (foto).
- Euda Machado.
- Babi Louvor.
- Paulo Miranda (foto).
- Luiz Prata Girão (foto).
- Guadelupe Pessoa (foto).
- 1867 - Inaugurada a iluminação a gás carbônico (Hidrogênio-Carbonado) em Fortaleza.
- 1882 - Publicado, em Fortaleza, o primeiro número do jornalzinho “O Batel”, com redação de Álvaro Dias Martins (Álvaro Martins) “Alvarins” e Gulpio.
- 1917 - Morre, aos 85 anos incompletos, em Fortaleza, o médico Rufino Antunes de Alencar Rodovalho (Rufino de Alencar). Era pernambucano de Exu nascido a 9/11/1832. Em sua homenagem existe uma rua com seu nome no Centro de Fortaleza.
- 1918 - A Capitania dos Portos do Ceará tem novo comando quando o interino 1º tenente Artur da Cruz Ferreira entrega o cargo ao novo titular, o capitão de corveta Tomás Aquino de Freitas.
- 1933 - Chega a Fortaleza o trem especial vindo de João Pessoa, trazendo o presidente Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas) que é acompanhado por grande multidão da Praça Castro Carreira até o palácio da interventoria, onde discursaram o jornalista Demócrito Rocha, o ministro Juarez do Nascimento Fernandes Távora (Juarez Távora) e o presidente Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas). O presidente ficou hospedado no Palacete Gentil, de João Gentil, no Boulevard Visconde de Cauhype (Avenida da Universidade, 2995-Benfica), posteriormente ocupado pela Escola Doméstica de Fortaleza e depois Ginásio Americano. Após sua demolição foi construído prédio para abrigar as Pró-Reitorias da UFC.
- 1934 - Fortaleza tem novo prefeito, Plínio Pompeu de Saboia Magalhães, que substitui ao tenente. José Barreira.
- 1938 - Chega em Fortaleza o trio de artistas do rádio paulista, cantora Uyara Marques (Uiára de Goyaz), compositor e humorista Manoel Gabriel Manhãs Barreto (M. G. Barreto) e o cantor Januário de Oliveira Chirico, que ocupam o microfone do Ceará Rádio Clube - PRE-9 por alguns dias.
- 1942 - Chega em Fortaleza, sob o comando do major Mário B. de Oliveira, o 2º Grupo do 5º Regimento de Artilharia de Divisão de Cavalaria - II/RADC, criado no Rio de Janeiro em 26/5/1942. Depois denominou-se 10º Grupo de Artilharia Transportada (10ºGAT), 10º Grupo de Obuses (10ºGO) e atualmente chama-se 10º Grupo de Artilharia de Campanha (10ºGAC) que já foi embora para a Amazônia.
- 1942 - Como consequência do Estado de Guerra o movimento na Capital deve ser encerrado às 22 horas, não sendo permitida a iluminação pública, principalmente na praia e centro da Cidade.
- 1942 - Extinta, pelo Decreto 4.704, a 3ª Brigada de Infantaria - 3ªBda I.
- 1942 - Criada, pelo Decreto-Lei 4.706, a 10a Região Militar com sede em Fortaleza, abrangendo além do Ceará, os estados do Piauí e Maranhão. As tropas da 7a Região Militar localizadas nos três estados passaram para a 10a RM. Sua instalação se deu no dia 25/01/1943 em prédio na esquina da Rua Pedro Pereira com Rua Major Facundo. Seu primeiro comandante foi o general de brigada Francisco Gil Castelo Branco que, por encontrar-se em Fernando de Noronha, só assumiu em março. Ficou sob o comando interino do coronel João Felipe Bandeira de Melo.
- 1943 - Chega a Fortaleza o esquadrão de K-84 vindo de Lakehurst (New Jersey), com escalas de Guantanamo Bay, San Juan, Trinidad, Amapá, entre outras. O dirigível ZP-41 iniciou sua primeira missão de patrulha na manhã de 28 de setembro, retornando à base ao final da tarde. Eram os dirigíveis “Blimps”, norte-americanos que traziam a inscrição “US NAVY” e circularam pela cidade de 1943 até 1945.
- 1946 - Assassinado em plena rua o comerciante Jorge Ottoch, pelo detento da Cadeia Pública, Pedro Nolasco.
- 1948 - O Diário Oficial do Município publica a Lei 45, de 16/9/1948, que cria o Serviço de Vigilância e Salvamento de Banhistas nas praias de Fortaleza, iniciativa do vereador Américo Barreira. São os Salva-Vidas.
- 1950 - Fundada a Orquestra Sinfônica Henrique Jorge, da Sociedade Musical Henrique Jorge. Sua sede ficava na Rua Solon Pinheiro, 60, no Centro de Fortaleza.
- 1950 - Funda-se, em Fortaleza, a Sociedade Musical Henrique Jorge. À frente, os amantes da música em nossa terra, maestro Joaquim Aristóteles Ribeiro da Silva, o odontólogo Pedro Veríssimo, o claronista Raimundo do Vale, o violinista Avelino Telo, o oboísta Aurélio Bezerra, os flautistas José Arão Cisne e Josias Benício de Sampaio, além de outros nomes que integram o elenco da Orquestra Sinfônica Henrique Jorge.
- 1950 - Passa por Fortaleza em campanha eleitoral à Presidência da República pela segunda vez o Brigadeiro Eduardo Gomes, herói do episódio Os 18 do Forte.
- 1960 - Recebe a outorga do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Armando Ribeiro Severo Falcão (Armando Falcão), Ministro da Justiça.
- 1965 - Assume, o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de fragata Paulo Guilherme Brandão Padilha, em substituição ao capitão de corveta Bretislau de Castro.
- 1969 - O Diário Oficial do Município 4.528 publica a Lei 3.730 do dia 12, concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao hoteleiro Pedro José Lazar (Pedro Lazar), atendendo proposição do vereador René Paiva Dreyfuss.
- 1971 - Às 16 horas, é lançada a pedra fundamental da Universidade de Fortaleza - Unifor, fundada por Edson Queiroz, no bairro da Água Fria, na Avenida Washington Soares, 1321.
- 1973 - Inaugurada a Galeria Gardem, de artes plásticas, do setor cultural da Emcetur sob o incentivo do artista plástico Rubens de Azevedo e do crítico de arte José Julião de Freitas Guimarães.
- 1976 - Na abertura da Semana do Radialista, o radiator e locutor João de Medeiros Ramos (João Ramos) recebe o título de Radialista Padrão e a radiatriz e locutora Aneide Maia Nogueira (Neide Maia) recebe o título de Mulher Radialista.
- 1981 - Morre, aos 71 anos de idade, o médico, jornalista e professor Hugo de Brito Firmeza, ex-dirigente do Departamento Nacional de Segurança e Higiene do Trabalho.
- 1986 - Morre, aos 67 anos de idade, o médico ginecologista e obstetra Luís Dias Martins, cearense de Ipu nascido em 9/4/1919.
- 1993 - Pelo Decreto 9.202 é criada a Escola de 1º Grau Maria Gondim dos Santos, na Travessa Tavares Coutinho, 620, no Papicu.
- 2002 - A Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Bevilacqua é outorgada, à noite, em solenidade realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, no Cambeba. Os agraciados são personalidades e entidades que, direta ou indiretamente, prestaram serviços relevantes a causa da Justiça, a desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, Corregedora Geral da Justiça; deputado federal Francisco Ariosto Holanda, secretário estadual de Ciência e Tecnologia; deputado estadual Carlos Mauro Benevides Filho, presidente da CPI do BEC; desembargador Jaime de Alencar Araripe (in memoriam); desembargador Raimundo Catunda (in memoriam), desembargador Raimundo Hélio de Paiva Castro; o jurista Miguel Aragão; os servidores Manuel Antônio de Almeida, Francisca Célia Gomes Rodrigues e o Sistema Verdes Mares de Comunicação do Grupo Edison Queirós. A Medalha Clóvis Beviláqua é a maior honraria do Poder Judiciário do Ceará, destacando valores individuais, intelectuais e Moraes dos agraciados.
- 85 anos da criação da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas-SP.
- 10 anos da morte do montador, roteirista, diretor de cinema e televisão fluminense João Carlos Manga-Inovou a Comédia e a Sátira no Cinema Brasileiro.
- Apcdec.
- Facebook.
- Frisson News.
- Salete Araújo.
- Agência Brasil.
- Arquivo Nirez Musical.
Comentários
Postar um comentário