Eis a Agenda do Blog do Lauriberto nesta quinta-feira (6.11.2025):
- 9 horas: Comemoração pelo Dia do Radialista, no SindiRádioCE.
- 9 às 13 horas: No Hotel Gran Marquise (Avenida Beira Mar, 3980-Mucuripe-Fortaleza-Ceará), a 99 apresenta a Pesquisa Segurança Viária e o Motoapp-Análise da 99Moto no Contexto dos Sistemas de Seguros de Mobilidade em Fortaleza.
- 10 horas: O Hotel Luzeiros da Beira-Mar de Fortaleza sedia o Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste. O evento reúne defensoras e defensores de diversos estados para discutir temas centrais à atuação da instituição e sua relevância para a sociedade. Promovido pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), com apoio da ADPEMA e das associações estaduais ADPACRE, ADEPAL, ADEPAP, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEP, APDP, ADEPEPE, APIDEP, ADPERN, ADEPRO, ADPERR, ADPESE e ADPETO, o encontro terá como anfitriã a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC).
A programação oficial contempla painéis sobre o modelo público de acesso à justiça, justiça climática, inteligência artificial e saúde mental, temáticas que refletem os desafios contemporâneos enfrentados pelas defensoras e defensores públicos em sua missão de garantir direitos. Além dos debates, o evento também promoverá os concursos regionais “Justiça Climática é Justiça Social” e “Boas Práticas Associativas”, que valorizam iniciativas inovadoras e sustentáveis no âmbito da Defensoria Pública. - 14 às 20 horas: Feira do Conhecimento 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
- 18h30: A Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe o sociólogo Jessé Souza (foto) para a Conferência A reinvenção da esquerda e o lançamento de seu novo livro, Por que a esquerda morreu? A atividade, promovida pelo Colégio de Estudos Avançados (CEA), ocorre, nos jardins da Reitoria (Avenida da Universidade, 2853 - Benfica). O evento é gratuito e aberto ao público, e integra a programação dos Encontros Universitários (EU), um dos maiores eventos acadêmicos e científicos da UFC. Na ocasião, haverá sessão de autógrafos com o autor. Em seu novo livro, Jessé Souza reflete sobre as transformações políticas, culturais e sociais ao longo do século XX (sobretudo nos anos 1960 e 1970) e analisa como as reações das classes dominantes a essas mudanças influenciaram no enfraquecimento atual da esquerda. A partir dessa contextualização mundial, o autor apresenta o cenário político brasileiro contemporâneo e discute o que precisa ser feito para que a esquerda reconquiste o apoio popular. "Jessé é um pensador muito importante, que toca em questões-chave do nosso tempo. Já discutiu a elite e agora está propondo essa discussão da reinvenção da esquerda. A proposta do novo livro Por que a esquerda morreu? E o que devemos fazer para ressuscitá-la mostra o papel do campo progressista em um momento como este”, destaca Paulo Linhares, secretário-executivo do CEA e docente do Departamento de Ciências Sociais da UFC. Natural do Rio Grande do Norte, Jessé Souza possui graduação em Direito (1981) e mestrado em Sociologia (1986) pela Universidade de Brasília. É doutor em Sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg, na Alemanha (1991), e pós-doutor em Filosofia e Psicanálise na New School for Social Research, nos Estados Unidos (1995). É autor de livros como A ralé brasileira, A radiografia do golpe, A elite do atraso e O pobre de direita.
- 18h30: Palestra de Mailson Furtado, na Fundação Waldemar Alcântara.
- 20 horas: Ceará-CE x Fortaleza-CE, na Arena Castelão, pela 32ª Rodada da Série A do Brasileirão 2025.




Comentários
Postar um comentário