Pular para o conteúdo principal



Termina Exporecicla 2025



A 14ª Exporecicla Sustentável Fortaleza, que terminou, na sexta-feira (28.11) na Casa da Indústria, consolidou-se como um dos principais espaços de reflexão sobre inovação, sustentabilidade e economia circular no Ceará. A programação foi inteiramente dedicada ao 5º Encontro de Mulheres Empreendedoras, promovido pelo Sindiverde e pelo Sindibrita, com apoio do IEL, SESI, SENAI, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Sebrae.

A tarde começou com a exibição de vídeos institucionais e a recepção ao público, que ouviu do presidente do Sindiverde, Mark Augusto Lara, um convite à participação ativa das mulheres nos rumos do setor. Ele destacou o simbolismo da quinta edição do encontro e a importância da parceria firmada para esta edição. 

- Gostaríamos de estar mais próximos das mulheres líderes e, no que precisarem, queremos que vocês se expressem e cheguem até a gente. Podemos apoiar iniciativas que capacitem e motivem novas mulheres empreendedoras”, afirmou, ressaltando que o próprio sindicato tem sido fortalecido pela presença feminina em sua diretoria. “Sirva de forma inspiradora este momento aqui nessa tarde”, completou.

Em seguida, teve início a palestra “A Força do Cuidar: como a liderança feminina impulsiona negócios, pessoas e transformações”, apresentada por Waléria Leuda. Contadora e mentora de empreendedoras, ela destacou que a mudança de mentalidade é o eixo central para liderar em um ambiente em transformação. 

- O mundo está mudando e isso exige inovação e novas estratégias. Todo processo de mudança começa na mentalidade. Para fazer diferente, é preciso pensar diferente”, explicou.

Ao trazer elementos da própria trajetória, Waléria reforçou que muitas mulheres não utilizam, de forma consciente, seus talentos naturais na liderança. 

- A mulher tem um instinto maternal natural e não usa isso de forma intencional. Esse instinto não tem a ver com ser mãe ou não, mas com a capacidade de cuidar, organizar e proteger. E liderança é, essencialmente, cuidar”, afirmou, ao defender que esse diferencial pode ser decisivo na prevenção de crises e na construção de ambientes mais saudáveis. Antes de iniciar sua explanação, ela já havia anunciado ao público o propósito da tarde: “Você certamente vai ter muitos insights para levar para o seu negócio, porque hoje vamos conversar sobre ações que podemos implementar na vida e na liderança.”

Waléria contextualizou ainda cinco estratégias que vêm sendo adotadas por lideranças femininas em cenários sustentáveis: 
  1. Escuta ativa com empatia estratégica.
  2. Criação de ambientes emocionalmente seguros.
  3. Gestão orientada ao propósito.
  4. Planejamento consciente.
  5. Tomada de decisão com sensibilidade e firmeza.
Após a palestra, a programação avançou para o painel “Mulheres à Frente: estratégias de crescimento e protagonismo em um mundo em transição”, moderado pela jornalista Verônica Melo. 

A conversa reuniu perspectivas complementares sobre sustentabilidade e gestão ambiental. Aricelma Ribeiro, gerente de Meio Ambiente da M. Dias Branco, destacou como metas corporativas são ampliadas quando há consistência em programas ambientais. Willyanne Rocha, técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente, apresentou iniciativas relacionadas ao índice de qualidade ambiental e ao avanço dos sistemas de logística reversa no Estado. Já Maria Helena Botelho, CEO da Mundo Limpo Reciclados, trouxe a visão da indústria de reciclagem e reforçou a importância de processos inovadores e de eficiência logística para ampliar a economia circular. Por fim, Waléria Lêuda retornou ao debate, conectando os pontos da mentalidade de crescimento à condução de negócios sustentáveis.


A tarde também abriu espaço para o lançamento do livro “Lixo, a Ameaça do Século”, de Marcos Albuquerque, vice-presidente do Sindiverde, criador da Recicla NE (atual Exporecicla Sustentável) e presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEC. Ele revisita, na obra, caminhos para a gestão ambiental e reforça a urgência do tema na rotina de empresas e cidadãos. 

- Percebi a necessidade que a população tem de dar o destino correto ao resíduo. O livro traz todo esse material para conscientizar sobre o meio ambiente, começando pelos catadores e chegando à educação ambiental nas escolas, nas indústrias, nos condomínios e nos comércios”, explicou.

Encerrando a programação do segundo dia, o público acompanhou a Oficina “Reaproveitamento de Resíduos Sólidos de Metais Nobres a partir de Placas Eletrônicas”, conduzida por Edna Cordeiro e Ari Clecius Alves de Lima, do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec). A atividade demonstrou técnicas aplicadas ao setor de reciclagem, com foco em inovação e reaproveitamento de materiais. Em seguida, o público acompanhou o sorteio de uma bicicleta elétrica da Hattz Veículos Elétricos, uma das patrocinadoras do evento, conduzida pela Assessora Executiva do Sindiverde.

Também marcaram presença:
  • Diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves.
  • Gerente de Desenvolvimento Sustentável da FIEC, Joaquim Rolim.
  • Jornalistas Lauriberto Braga, Verônica Melo e Anchieta Dantas Júnior.
  • Fotojornalista Laura Guerreiro.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...