O Blog do Lauriberto deseja Felicidades, nesta quinta-feira (7/8/2025), para:
- 70 anos de Francisco Abelardo Fonseca.
- 63 anos de Dario Castro Alves.
- 60 anos de Cristiane Praciano.
- 43 anos de Victor Vidal.
- 31 anos da jornalista Mayara Inês Lima (foto).
- Jornalista e escritora Roberta Bonfim (foto).
- Radialista Francisco Inácio dos Santos.
- Paulo Sombra.
- Ancelmo Frota.
- Morgana Dias Branco (foto com família).
- Ferrucio Feitosa (foto).
- Jackson Passos (foto com família).
- Idália Matos (foto).
- Darlane Sorense (foto).
- Laressa Pontes (foto).
- Darlan Carneiro (foto).
- Patriolino Ribeiro (foto).
- 1902 - Inaugura-se, em Fortaleza, o Externato Colombo, tendo à frente os professores Valente de Andrade, Francisco Gonçalves e José Vieira. Ficava na Rua Municipal (Rua Guilherme Rocha, 5 (antigo), mas logo se mudou para a esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro Pereira. Em 1904 mudou-se novamente, desta feita para a Rua 24 de Maio, 92, esquina com Rua São Paulo, mesmo local onde estivera o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, de Ana Bilhar. Fechou as portas em 1913.
- 1927 - Acontece uma prova de natação, da Ponta do Mucuripe à Praia de Iracema, sendo vencida pelo desportista José Pinto (também campeão de box). Em segundo lugar chegou José Brady.
- 1928 - Destruída por um incêndio, em Fortaleza, a Farmácia Pereira, da firma Pereira & Irmão, na Rua Floriano Peixoto, 159 (antigo).
- 1929 - Fundada a Federação das Associações do Comércio e Indústrias do Ceará-Facic, reorganizada em 7/11/1933 e considerada de utilidade pública em 24/4/1935.
- 1929 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza- PMF muda-se do prédio da Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça Gonçalves Ledo (hoje Praça do Carmo) para a nova sede, na Praça Caio Prado (Praça da Sé), ao lado da Catedral, de propriedade do capitalista Plácido Barbosa de Carvalho (Plácido de Carvalho). No palacete da Praça Gonçalves Ledo ficará a Secretaria de Polícia e Segurança Pública, o Gabinete de Identificação, a Inspetoria de Veículos e a Primeira Delegacia de Polícia, ficando nos baixos a Guarda Cívica.
- 1941 - Inaugurado o Hotel Astória, na esquina da Rua Barão do Rio Branco, 1140 com Rua Liberato Barroso, 171, de propriedade de Edson Macedo, com bênção das instalações pelo padre Geminiano Bezerra e com um jantar oferecido à imprensa.
- 1941 - Morre, em sua residência, na Rua 24 de Maio, 153, em Fortaleza, aos 59 anos de idade, vítima de ataque de angina, o médico humanitário cearense Antônio Alfredo da Justa (Antônio Justa), que se dedicou aos leprosos. Pioneiro na fundação do Leprosário de Canafístula (Antônio Diogo), chefiava, em Fortaleza, o dispensário de lepra da Saúde Pública. Formara-se, em 1905, pela Faculdade Medicina da Bahia. Sepultado no dia seguinte no Cemitério de São João Batista. Hoje é nome de avenida no Mucuripe e rua no município de Maracanaú. Nascera a 23/10/1881 em Fortaleza, CE.
- 1952 - Eleitos os novos diretores do Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza. Para a diretoria: Hermenegildo Barroso de Melo, Iran Gomes da Silva e Raimundo Nonato Lima. Suplentes - Tiburtino Rodrigues da Silva, Cleodon Pereira Nobre e Raimundo Gomes da Silva. Conselho Fiscal - José Jorge Campelo, Rafael Alves Barreto Filho e Francisco Nogueira da Silva. Suplentes: José Arteiro Neves Monteiro, Raimundo Tomé de Aguiar e Edson Cordeiro Lima.
- 1967 - Inaugurada a nova sede do Grupo Escoteiro Padre Marcelino Champagnat.
- 1974 - Assume o cargo de Bispo Auxiliar de Fortaleza, Dom Manuel Edmilson Cruz, em solenidade na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha.
- 1976 - A União dos Clubes Sociais de Fortaleza realiza o concurso Garota das Férias, cujo resultado aponta como vencedora a senhorita Fátima L. M. Monteiro, do Clube Vila União. A segunda colocada foi Iraci Furtado Braga, do Unitêxtil, ficando em terceira posição Vanda Maria Furtado, do Clube Tiradentes.
- 1978 - Repercute dolorosamente no meio artístico musical de Fortaleza, a notícia da morte do cantor Orlando Garcia da Silva (Orlando Silva), no Rio de Janeiro, conhecido como O Cantor das Multidões. Esteve várias vezes em Fortaleza. Nascera no Rio de Janeiro, em 3/10/1915.
- 1983 - Reeleito na presidência da Associação Cearense de Imprensa - ACI o jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe).
- 1984 - Grava depoimento para o Arquivo Nirez, em sua sede, na Rua Professor João Bosco, 560, no Rodolfo Teófilo, o percussionista pandeirista Nilo Cláudio Barbosa Falcão (Nilo Falcão), que substituiu o André Vieira (Coringa ou Melé) no grupo Quatro Ases e Um Curinga, com a presença do pesquisador Aldo Santiago de Freitas.
- 1985 - Morre, aos 83 anos de idade, às 19h30, o advogado, poeta, jornalista e político de esquerda Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), vítima de uma crise de vesícula. Era cearense de Quixadá onde nascera a 29/12/1901, na Serra do Estêvão.
- 1993 - Inaugurado o Terminal Rodoviário Parangaba 1, que atenderá a 219 linhas de ônibus urbanos transportando cerca de 200 mil passageiros.
- 1993 - Às 21 horas o prefeito Antônio Elbano Cambraia (Antônio Cambraia) inaugura o Viaduto da Avenida Perimetral Oeste sobre a Avenida Mister Hull, com 266 metros de extensão.
- 1996 - Reinicia suas atividades o Museu da Imagem e do Som - MIS, da Secretaria de Cultura e Desporto do Ceará - Secult, em prédio na Avenida Barão de Studart, 410/598, antiga casa construída pelo arquiteto prático José Barros Maia “Mainha” para residência de Fausto Augusto Borges Cabral (Fausto Cabral), que foi casa dos governadores, onde funcionou o Museu Histórico e Antropológico do Ceará. Seria reinaugurado em 9/8/1997.
- 1998 - Aberto o Centro Cultural Dragão do Mar, na Rua Dragão do Mar, 81, no bairro da Praia de Iracema, compreendendo vários quarteirões entre a Rua Boris, Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), Rua Almirante Jaceguai e Avenida Pessoa Anta, mas sua inauguração realizou-se posteriormente, quando estava totalmente pronto. Hoje chama-se Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
- 2002 - Três pessoas morrem soterradas e uma outra sai ferida em acidente na construção de um edifício da Construtora e Imobiliária Gentil Rocha, localizado na Rua Marcos de Macedo, 834, no bairro Meireles. Os operários Dário Feitosa, Francisco Pereira Nunes, e Sigismundo Ferreira Gomes, morrem no local, enquanto Francisco José do Nascimento sai lesionado.
- 2006 - O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sanciona a lei da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A lei leva o nome da cearense biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes - vítima de tentativa de homicídio praticado pelo então marido Marco Antônio Herredia Viveiros - que virou símbolo nacional e internacional na luta contra a violência doméstica.
- 2017 - Morre em Fortaleza, aos 92 anos de idade, o compositor e cantor seresteiro Francisco Otávio (Otávio Santiago), surgido na velha PRE9 nas Damas e depois seguiu para Recife-PE, Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP, brilhando no Rádio, na Televisão e no Disco. Aposentado fixou-se em Fortaleza onde apresentava-se esporadicamente mais entre os amigos. Otávio Santiago era de família cearense mas nascera, em Niterói-RJ, no dia 4/9/1925. Seu corpo é velado no Cemitério Jardim Metropolitano onde também é enterrado.
- 96 anos da Federação das Associações do Comércio e da Indústria do Ceará (Facic).
- 19 anos da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
Com informações:
- Apcdec.
- Facebook.
- Frisson News.
- Salete Araújo.
- Agência Brasil.
- Arquivo Nirez Musical.
Comentários
Postar um comentário