Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (8 de agosto de 2025), para:
- Jornalista Olga Ribeiro (foto)
- 62 anos da jornalista Claudia Magalhães (foto)
- Radialista JOAO EUDES DE OLIVEIRA
- Radialista LUIS CARLOS DE ALENCAR MACÊDO
- Radialista MANOEL SIDNEY SOUSA DA MOTA
- Radialista VIRGILIO VIANA DA SILVA TAVARES
- 96 anos de Francisco Leandro
- 75 anos de Cesar Cals Neto (foto com amigos)
- 68 anos de Paulo Humberto Tunas Garcia
- 61 anos de Luiz Vasconcelos
- 53 anos de Sandro Lima
- 47 anos de Estevao Roncy
- 41 anos de Nilton Medeiros
- 39 anos de Janaina Braz Cubas
- José Antunes Mota
- Luciano Dias
- Sacha Jucá (foto com filha)
- Roberta Ary (foto)
- Liana Tomaz (foto)
- Katarina Brazil (foto)
- Antunes Mota (foto)
- 1887 - Morre em Fortaleza Manuel Albano Filho, o “Manezinho”, abolicionista que nascera em Pacatuba em 9/3/1858.
- 1902 - Publica-se em Fortaleza o primeiro número do jornalzinho humorístico “Galhofeiro”.
- 1912 - Falece nesta Capital o tipógrafo Felipe da Cunha Bezerra, sócio do Centro Tipográfico Cearense.
- 1921 - Fundada a casa comercial J. Tomé de Saboia, pelo engenheiro João Tomé de Saboia e Silva, na Rua Major Facundo 126, esquina com Rua Castro e Silva.
- 1925 - Criado, pela Lei 2253, um Pelotão de Bombeiros, subordinado ao comando do Regimento Policial do Ceará.
- 1930 - Toma posse, como Prefeito de Fortaleza, o médico César Cals de Oliveira, aos 46 anos, substituindo Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne).
- 1930 - Inaugurada a Fábrica de Macarrão Ceará, na Padaria Ceará, de Carlos Monteiro, com bênção pelo Monsenhor Otávio de Castro.
- 1937 - Bênção da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, construída ao lado do Ginásio das Salesianas.
- 1942 - Data em que embarcaram os primeiros reservistas cearenses para Natal, RN.
- 1952 - Aprovado o Plano Diretor da Cidade de Fortaleza, de autoria do engenheiro José Otacílio de Saboia Ribeiro, contratado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, mas que nunca chegou a ser executado, como os demais.
- 1957 - Morre, inesperadamente, com 62 anos incompletos, o bacharel em direito, ex-deputado estadual e professor do Colégio Militar Jorge Moreira da Rocha, cearense de Maranguape onde nascera no dia 8/9/1895.
- 1959 - Lançada a pedra fundamental da primeira igreja melquita do Ceará. A Igreja tem como orago Nossa Senhora do Líbano, e ficou conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Líbano.
- 1973 - O Campeonato Cearense de Futebol encerra-se com o jogo entre o Fortaleza Esporte Clube e o Ceará Sporting Club, no Estádio Presidente Vargas, saindo vencedor o “Tricolor de Aço” (Fortaleza) por 1x0.
- 1973 - Instalado o I Simpósio dos Advogados do Ceará, no auditório da Faculdade de Direito do Ceará, na Praça Clóvis Bevilacqua, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Seção do Ceará.
- 1974 - Vendido o Hospital São Cristóvão, dos motoristas, no Alto da Paz, Bairro de Fátima, aos médicos José Gomes da Frota, Luciano Gomes da Frota e José Frota Filho, que terminarão as obras que estão inacabadas. Fica na esquina da Rua Dom Leme com Rua Deputado João Pontes. Hoje é um conjunto hospitalar que reúne o Hospital Aguanambi e outros.
- 1976 - Instala-se em Fortaleza o I Encontro do Norte e Nordeste de Advogados.
- 1977 - Morre em Fortaleza, aos 65 anos de idade, o médico Argeu Gurgel Braga Herbster (Argeu Braga Herbster), formado pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, que clinicava em Maranguape, onde dirigia o Hospital Albanisa Sarasate. Era Cearense de Maranguape nascido a 4/12/1911.
- 1980 - Funda-se, em - Fortaleza, a Associação Cearense da Indústria de Panificação - ACIP.
- 1987 - Morre, aos 42 anos de idade, o jornalista e ex-deputado Tomaz José Coelho de Almeida (Tomaz Coelho), vítima de problemas cardiovasculares provocados por sua luta contra um câncer linfático. É sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz.
- 1993 - Desaba o teto do salão paroquial de culto da Renovação Carismática na Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste) esquina com Rua Francisco Calaça, na Colônia, matando duas pessoas, a doméstica Ângela Melo Soares e o operário Jorge Luís de Albuquerque.
- 1997 - A Banca do Escritor Cearense, fundada pelo escritor e historiador Raimundo Batista Aragão (R. Batista Aragão) é vendida para a Fundação Demócrito Rocha.
- 1999 - Morre, vítima de problemas cardíacos, aos 80 anos de idade, o professor e juiz aposentado José Palácio de Queirós, cearense de Iguatu nascido a 25/01/1919. Seu corpo foi velado e sepultado no Cemitério Parque da Paz.
- 2002 - Após 24 anos do início das obras, o ministro da Saúde, Barjas Negri, inaugura, pela manhã o centro cirúrgico do Hospital Universitário Walter Cantídio - HUWC, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará - UFC. Durante a solenidade, o ministro afirmou que vai tentar reabrir o setor de emergência do hospital, fechado há 12 anos. Além da solenidade no HUWC, o ministro Barjas Negri, participou, à tarde, da inauguração do novo Centro de Imagem do Hospital Geral de Fortaleza - HGF, ocupando uma área de 1.475 metros quadrados, com 55 dependências, a estrutura tem capacidade instalada para realizar 386 exames diários, entre raios X, mamografias, ultra-sonografias, tomografias, ressonâncias magnéticas, litotripsia e diagnósticos vasculares.
- 2005 - Descoberto o maior furto da história do País - o segundo do mundo - ocorrido no fim de semana (dias 6 e 7), no Banco Central do Brasil, situado na Avenida Heráclito Graça, entre a Avenida Dom Manuel e a Rua Rodrigues Júnior, no Centro de Fortaleza. Segundo estimativa, são levados da casa-forte do banco R$156 milhões de reais em notas já usadas, que estavam distribuídas em pacotes de mil cédulas cada um. A ação dos bandidos que arrombaram o cofre foi cinematográfica: um túnel de aproximadamente 80 metros foi cavado a partir do quintal de uma casa, a 200 metros, na Rua 25 de março, 1071, atravessou o quarteirão, passou por baixo de uma das mais movimentadas avenidas da Capital e chegou ao piso da casa-forte do BC. A casa foi alugada e tinha uma grande placa com o letreiro “Grama Sintética” e fazia uma “reforma”, cuja areia, retirada do túnel que faziam, era levada por uma camioneta. O crime prescreveu e ninguém foi julgado.
- 105 anos do nascimento do multi-instrumentista e compositor paulista Ângelo Apolônio, o Poli.
- Dia do Gato.
Com informações:
Comentários
Postar um comentário