Pular para o conteúdo principal



Cop Nordeste

 


*COP Nordeste foi palco para a formalização de acordos internacionais por uma transformação ecológica justa*

_Governadores e governadoras destacaram o protagonismo da região em temas como justiça climática, transição energética e desenvolvimento_

Os governadores e governadoras do Nordeste formalizaram nesta quarta-feira (17), durante participação na COP Nordeste e na 3ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento do Semiárido (3ª ICID), três importantes compromissos: a Declaração Conjunta com a UNCCD; a Carta-Compromisso da Transformação Ecológica; a parceria com a Global Renewables Alliance, com a “Declaração de Fortaleza pelas Renováveis”.

O governador do Ceará e anfitrião do evento, Elmano de Freitas, abriu a mesa do encontro chamando a uma reflexão sobre as oportunidades que a transição ecológica abre para resolver os desafios históricos de pobreza e desigualdade enfrentados pelo Nordeste. “É justamente daquilo que já nos fez sofrer tanto, como o sol intenso e os ventos fortes, que nasce uma nova perspectiva. Hoje olhamos para o Piauí, o Rio Grande do Norte, a Bahia e o Ceará e vemos uma transformação econômica em curso, impulsionada pela energia eólica e solar, que coloca nossa região no centro de um futuro mais sustentável e justo.”

*Vivências no semiárido e combate à desertificação*

O Consórcio Nordeste e a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) formalizaram uma parceria estratégica de cinco anos para combater a desertificação e os efeitos da seca no semiárido.

O acordo, assinado no Ceará, visa fortalecer ações e o intercâmbio de boas práticas de convivência com a região, além de promover estudos, pesquisas e agricultura sustentável para pequenos produtores.

A representante da UNCCD, Laura Meza, elogiou o papel da região, afirmando: "As experiências que acontecem aqui no nordeste do Brasil representam um exemplo concreto e poderoso de como a ação local pode estar alinhada com os objetivos globais". Ela acrescentou que o Nordeste é "um exemplo a ser observado com atenção e do qual podemos aprender muito".

*Nordeste protagonista do novo desenvolvimento brasileiro*

O Consórcio Nordeste apresentou a Carta-Compromisso dos Governadores sobre a Transformação Ecológica no Nordeste. O documento, parte da Estratégia Brasil Nordeste, reafirma o objetivo de usar a riqueza ambiental da região para gerar desenvolvimento econômico e social, com foco na redução da pobreza e na criação de empregos.

A carta é resultado de um trabalho de escuta em todos os estados e servirá de base para o Plano de Transformação Ecológica do Nordeste, que será apresentado na COP30.

O documento foi entregue à gerente de Projetos do Ministério da Fazenda, Sávia Gavazza dos Santos, que afirmou: "É com muita alegria que recebemos, em nome do Ministério da Fazenda, a Carta Compromisso da Transformação Ecológica do Nordeste. Este documento representa o compromisso com os novos tempos e com um Nordeste protagonista do seu próprio desenvolvimento”.

*Energias renováveis*

O Consórcio Nordeste assinou a "Declaração de Fortaleza pelas Renováveis", comprometendo-se a triplicar a capacidade de energia renovável até 2030.

A região, que já gera 85% da energia eólica e solar do Brasil, busca atrair indústrias para se instalarem perto das fontes (estratégia de "power shoring"). O objetivo é impulsionar a neoindustrialização limpa, focando em hidrogênio verde, data centers e mineração sustentável, com a expansão de redes de transmissão e soluções de armazenamento de energia.

*A voz dos governadores do Nordeste na COP Nordeste*

No encontro dos governadores, o foco do debate foi o protagonismo da região em temas como justiça climática, transição energética e desenvolvimento.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou que a COP Nordeste prepara os estados para a COP30. "O Nordeste se destaca como uma região estratégica para a transição energética do Brasil, ao liderar os rankings nacionais de geração de energia renovável, e queremos levar à COP30 o debate em torno da preservação da Caatinga e combate à desertificação. Por isso esse encontro em Fortaleza é tão necessário e urgente. O Nordeste está pronto para liderar esse futuro mais verde e mais justo e queremos mostrar isso ao Brasil e ao mundo".

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância de fortalecer as instituições para garantir a soberania do país: "Nós, governadores e governadoras do Nordeste, vamos continuar com essa política de fortalecer as instituições para que nenhum país do mundo considere o Brasil o seu quintal. Porque o Brasil não é de nenhum país. E a gente só reconhece isso quando nós temos instituições fortes".

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, reforçou a união para a COP30: "Nossa participação conjunta é estratégica: com uma única voz, reivindicaremos que a Caatinga seja vista como prioridade nos mecanismos de financiamento climático".

O governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, celebrou a força do Nordeste: "Os dados confirmam que o Nordeste é resiliente e lidera o crescimento do Brasil. Com um crescimento de 2,4% no primeiro semestre e 1,5% no último trimestre, estamos muito acima da média nacional".

Encerrando as falas, o presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, celebrou o protagonismo da região. "É um orgulho presidir o Consórcio Nordeste neste momento em que temos sido protagonistas em grandes discussões nacionais, seja na pauta climática, social ou do desenvolvimento econômico. O Nordeste reconhece cada vez mais o seu potencial e fala com firmeza para lutar pelo que é de direito do nosso povo. Viva o Nordeste!”.

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, também esteve presente no encontro, assim como o deputado federal Fernando Mineiro, o secretário nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda, representando a organização da 3ª ICID, e outras lideranças e autoridades.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...