Pular para o conteúdo principal



Ataque de Alckmin a Bolsonaro marca início da propaganda na TV; veto do TSE a Lula impulsiona ex-presidente nas redes

Iniciada a propaganda eleitoral na TV e no Rádio simultaneamente ao julgamento da candidatura de Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral, dois presidenciáveis apresentaram maior destaque, impulsionados por cada um destes eventos: Geraldo Alckmin, cujo impacto do vídeo de explícita crítica a Jair Bolsonaro obteve grande repercussão; e o próprio ex-presidente, que, após perder espaço para Bolsonaro como protagonista central da campanha, nas últimas semanas, voltou a acolher maior volume de referências no Twitter.

Dentre os cinco candidatos de maior intenção de voto nas pesquisas recentes, Alckmin foi o mais impactado pela propaganda eleitoral como tópico de debate: de um total de 132,7 mil tuítes sobre o tucano entre as 12 horas de sexta (31 de agosto) e as 12 horas de domingo (dois), foram 45 mil publicações sobre o assunto, o equivalente a 34% da discussão geral sobre Alckmin na rede social. Tal impacto, inclusive, levou o candidato do PSDB à terceira posição entre os presidenciáveis mais citados do Twitter no período, atrás apenas de Lula (581,8 mil) e Bolsonaro (534,7 mil). Posição que, até o fim da última semana de agosto, vinha sendo disputada por Ciro Gomes e Marina Silva, com Alckmin em distante quinto lugar.

Escalado como futuro substituto de Lula na disputa, Fernando Haddad respondeu, entre sexta e domingo, por fração pequena do debate sobre o ex-presidente. Houve 70,9 mil tuítes de associação entre ambos, o correspondente a 12,2% do volume total de referências a Lula. No entanto, a partir da noite de sexta, quando Lula atingiu pico de mais de 50 mil tuítes entre as 23h e a 0h de sábado, em função do julgamento no TSE, Haddad superou Alckmin, Ciro, Marina e os demais candidatos em presença no Twitter. O debate sobre o ex-prefeito de São Paulo só foi diminuir a partir da tarde de sábado, quando Alckmin se consolidou como foco de discussões na rede, em intenso antagonismo com Bolsonaro por conta do vídeo eleitoral.


A intensificação do contraste entre Alckmin e Bolsonaro foi decisiva para o aumento de presença do tucano no Twitter: 45,9 mil tuítes associam ambos, grande parte em função do vídeo de campanha do PSDB com alusão ao deputado federal do PSL. Dentro do debate sobre Bolsonaro — notadamente maior que o sobre Alckmin —, é importante destacar que há 11,9 mil tuítes de "resposta" crítica, com referências a merenda escolar, alvo de denúncias de corrupção em São Paulo.

Nos demais candidatos analisados, foi bem mais baixa a repercussão do início da propaganda eleitoral. No debate sobre Ciro, de 92,8 mil tuítes, somente 1,9 mil citam a propaganda (2%); sobre Marina, de 72,2 mil publicações, apenas 1,2 mil (1,7%). No caso de Lula, o começo da veiculação de peças publicitárias na TV e no rádio coincidiu com o imbróglio envolvendo o julgamento do TSE, o que contribuiu para aumentar o impacto do debate sobre a presença do ex-presidente no horário eleitoral: 48,1 mil menções destacam a questão, o que corresponde a 8,2% do volume total de postagens sobre Lula no período.

Facebook - No Facebook, em paralelo ao impacto da propaganda na TV e no rádio e ao julgamento sobre Lula no TSE, João Amoedo foi o candidato com maior engajamento, somando mais de um milhão de interações entre sexta (31) e domingo (dois), com média de 35 mil interações por publicação. O desempenho da página de Amoêdo ficou acima do de Lula, com 828 mil interações (21 mil/postagem), e de Bolsonaro, com 674 mil interações (42 mil/postagem), o dobro da média obtida por Lula, porque o deputado federal do PSL fez menos publicações na rede social.

O pico de engajamento com os presidenciáveis no Facebook ocorreu na sexta (31), com a repercussão de entrevista de um minuto de Amoedo ao "Jornal Nacional", quando a página oficial do candidato atingiu 566.228 interações nas 10 publicações do dia (56 mil interações por post), também superando Lula (406.111) e Bolsonaro (373.700). O post de melhor performance (181 mil interações) diz que "um minuto vale mais de 27", em referência à participação dos candidatos nas sabatinas promovidas pelo "JN" na semana passada com os candidatos mais bem posicionados nas pesquisas.


No sábado (primeiro), a página de Lula apresentou aumento no engajamento em comparação às dos demais presidenciáveis, por conta de menções sobre a sua candidatura e sobre o seu vice, Fernando Haddad. A página teve 291 mil interações, seguida pela de Amoedo (145 mil) e pela de Bolsonaro (144 mil). Um destaque foi o alto volume de comentários aos posts da página de Lula, que chegou a 68 mil, número cerca de dez vezes maior que aos comentários nas postagens de Bolsonaro na mesma data (6,6 mil). Na postagem sobre a coletiva de imprensa de Haddad na cidade-natal de Lula, Garanhuns (PE), o número de comentários chegou a 13 mil — e o de reações a 16 mil.

No domingo (dois), a página de Amoedo voltou a superar os concorrentes, atingindo 290 mil interações em postagens sobre: disputa de votos; o incêndio no Museu Nacional; e a defesa da melhoria de qualidade da educação básica. O post mais popular do domingo, contudo, foi de Bolsonaro ao comemorar 2 milhões de seguidores no Instagram, o que totalizou cerca de 60 mil interações.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...