Pular para o conteúdo principal

Há 106 anos morria Soriano Albuquerque

Confira o cinco de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1845 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o riograndense do sul, Joaquim José da Cruz Secco.
  • 1872 - Morre em Fortaleza Joaquim Mendes da Cruz Guimarães, coronel Comandante Superior da Guarda Nacional de Fortaleza. Ex-vice-presidente da Província, Oficial da Ordem da Rosa. Nascera no Aracati em 12 de janeiro deb1799.
  • 1901 - Morre, em Castanhão, Pará, o professor de desenho do Liceu do Ceará, Júlio Henriques Braga (Júlio Braga), nascido em Fortaleza, no Pici, em 1868. Serviu como arquiteto na Estrada de Ferro de Baturité e no município de Fortaleza. Hoje é nome de rua em Parangaba.
  • 1914 - Morre, às 9h30, em Fortaleza, aos 37 anos de idade, o jornalista, advogado e professor Manuel Soriano de Albuquerque (foto Blog do Crato), membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Seu enterro realiza-se às 16h30 no Cemitério São João Batista. Era pernambucano de Água Preta, onde nascera no Engenho Frescundim a oito de janeiro de 1877. Em sua homenagem existe hoje a Avenida Soriano de Albuquerque, no Joaquim Távora e Dionísio Torres. Soriano Albuquerque morria, portanto, há 106 anos.
  • 1914 - Publicado o primeiro número do Diário Oficial do Ceará, do governo estadual.
  • 1916 - Assume, o exercício do cargo de Chefe de Polícia do Estado, o juiz José Eduardo Torres Câmara.
  • 1920 - Fundado o Clube Caixeiral, sediado no palacete da Fênix Caixeiral, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua 24 de Maio, na Praça Marquês do Herval (hoje Praça José de Alencar). Fora fundado em 11 de setembro de 1910 um Clube Caixeiral.
  • 1924 - Abre-se em Fortaleza o estabelecimento denominado Trianon, loja de miudezas e novidades, na Rua Guilherme Rocha, 92 (antigo), de propriedade de Manuel Guilherme, artista que se assinava Emme Guilherme.
  • 1925 - Toma posse a 1ª diretoria da Associação Cearense de Imprensa (ACI), eleita em 23 de agosto, que tem como presidente César Teles de Magalhães.
  • 1928 - Funda-se, em Fortaleza, o Grupo Espírita Auxiliar dos Pobres, na residência de Antônio Alves Linhares, no bairro da Estação, contando no início vultos como Euclydes Vasconcelos César (Euclides César), José Borges dos Santos, Secundino Ferreira Passos, Manuel Coelho da Silva, José Bezerra Filho e Manuel Coelho Freire. A primeira diretoria assumiria no ano seguinte.
  • 1929 - São reinauguradas as Escolas Reunidas do Arraial Moura Brasil. 1929 - Assume a primeira diretoria do Grupo Espírita Auxiliar dos Pobres, tendo na presidência Manuel Felix de Moura Amazonas; vice: José Soares da Costa; 1º secretário: Lauro Pinto; tesoureiro: Manuel Coelho da Silva; adjunto: Manuel Lucas da Silva; bibliotecário: José Braga Mendes.
  • 1932 - No Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), toma posse, Manuel Antônio de Andrade Furtado, saudado por José Lino da Justa.
  • 1934 - Assume o cargo de Interventor Federal do Ceará, o coronel Felipe Moreira Lima, em substituição ao major Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, recebendo o cargo das mãos do interino George Cavalcante Cerqueira, Secretário da Fazenda.
  • 1939 - Morre em Fortaleza o bacharel em Direito Joaquim Gondim de Albuquerque Lins, cearense de Sobral nascido em 28 de agosto de 1889.
  • 1940 - Toma posse, no Palácio do Comércio, em solenidade presidida pelo interventor federal Francisco de Menezes Pimentel, a nova diretoria da Associação Cearense de Imprensa (ACI), constituída do presidente: jornalista Alfeu Faria de Aboim para cumprir seu segundo mandato consecutivo; vice-Presidente: Joaquim Juarez Teixeira; 1º secretário: Clóvis Raulino; 2º secretário: José Raimundo de Albuquerque Costa; Tesoureiro: Prismilau Camerino Teixeira; Adjunto de tesoureiro: Antônio Martins Filho; Bibliotecário: Audífax Mendes dos Reis; Conselho Superior: Manoel Antônio de Andrade Furtado, José Martins Rodrigues, Demócrito Rocha, Antônio de Oliveira Braga e Mariano Rodrigues Martins; Conselho Fiscal - José Cabral de Araújo, Vasco Bezerra de Menezes Furtado e Válter de Sá Cavalcante.
  • 1941 - Reconduzido à presidência da Associação Cearense de Imprensa (ACI), e toma posse o jornalista Alfeu Faria de Aboim.
  • 1941 - A Companhia de Cigarros Sousa Cruz instala-se em prédio próprio na Rua Floriano Peixoto nº 1050, esquina com Rua Pedro I, quando era gerente Ângelo Martins.
  • 1942 - Instala-se a Comissão de Defesa Civil do Estado, ocasião em que usaram da palavra os civis Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço), Hugo Victor Guimarães e Silva e o militar major Adauto Castelo Branco, sub-comandante do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC. Estimulava entre outras coisas o levantamento de “prâmides de metal”, onde seriam colocados pelo povo o que existisse de metal que não mais tinha utilidade.
  • 1942 - Mais uma vez assume a presidência da ACI, o jornalista Alfeu Faria de Aboim .
  • 1942 - Assume o comando geral da Força Policial do Ceará (hoje Polícia Militar do Ceará - PMC), o coronel do Exército Brasileiro, José Góis de Campos Barros, em substituição ao coronel Luís David de Sousa.
  • 1943 - Fundação da Associação Cultural Franco-Brasileira, no Clube dos Diários, que se instalou em 26 de outubro do mesmo ano, no Palácio do Comércio, com discursos do médico José Leite Maranhão e de Mozart Pinto Damasceno. Depois transformou-se em Aliança Francesa. O primeiro presidente foi Bertrand Boris.
  • 1943 - Assume para seu 5º mandato consecutivo na presidência da  ACI, o jornalista Alfeu Faria de Aboim.
  • 1944 - Alfeu Faria de Aboim é eleito e toma posse como presidente da ACI pela 6ª vez consecutiva.
  • 1945 - Toma posse na presidência da o jornalista Luís Cavalcanti Sucupira, eleito em 1º de agosto.
  • 1945 - Muda de dono a Tipografia Brasil, na Rua Floriano Peixoto, 167, que pertencia à firma S. Sá e que passa, por compra, para a firma A. Drumond & Brito, formada por Antônio Drumond Filho e Pedro Brito.
  • 1946 - Assume a presidência da ACI pela segunda vez consecutiva, o jornalista Luís Cavalcanti Sucupira.
  • 1947 - O jornalista João Perboyre e Silva, que já fora presidente da ACI, volta a ocupar o cargo.
  • 1948 - Reconduzido à presidência da ACI, o jornalista João Perboayre e Silva.
  • 1962 - O Diário Oficial do Município 2.581 publica a Lei  2.016, projeto do vereador José Fiuza Gomes, denominando de Avenida da Abolição a então Avenida Matias Beck, caminho do Mucuripe.
  • 1964 - Inaugurada, no bairro de Bonsucesso, a Escola Albanisa Sarasate.
  • 1965 - Morre, aos 73 anos de idade, o professor Eduardo Gomes de Matos, inspetor federal do Ensino Secundário, cearense do Crato.
  • 1968 - Lançada a pedra fundamental da Crasa (C. Rolim Automóveis), na Rua do Rosário, 45.
  • 1971 - Vendidos à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos de São Paulo, os nove ônibus elétricos que circulavam em Fortaleza nas linhas Parangaba e Bezerra de Menezes.
  • 1972 - Contando com a presença do prefeito de Fortaleza, Vicente Cavalcante Fialho, é realizada a solenidade de inauguração da sede própria do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) da 9ª Região, localizada na Avenida do Imperador, 396. O engenheiro Jaime Câmara Vieira, presidente do CREA, usou da palavra.
  • 1975 - Morre, aos 76 anos de idade, o comerciante Pio Rodrigues, cearense de Maranguape, proprietário da Casa Pio, de calçados. Hoje é nome de Rua no Parque Araxá.
  • 1979 - Suicida-se, com um tiro de revólver, o comerciante Luís Gonzaga da Frota Passos (Luís Frota Passos), aos 62 anos de idade. Proprietário do bar O Jangadeiro, no tempo da guerra, na Praça do Ferreira, depois colocou uma fábrica de gelo na Rua Pedro Pereira e por fim abriu o Depósito OK. Estava cego. Pioneiro no aluguel de equipamentos para festas. 
  • 1981 - Grande incêndio destrói depósito da firma Tok-Discos, na sobreloja do Edifício Jalcy Metrópole, esquina da Rua Barão do Rio Branco com Rua Guilherme Rocha.
  • 1986 - A Medalha da Abolição é entregue, na Assembleia Legislativa, a quatro personalidades: Tancredo de Almeida Neves (post morten), recebida por sua viúva Risoleta Neves; ministro do Interior Ronaldo Costa Couto; Juscelino Kubitschek de Oliveira (post morten) e dom Antônio de Almeida Lustosa (post morten). Na solenidade é lançada a Medalha Risoleta Neves.
  • 1992 - Inaugura-se o Centro Integrado de Educação e Saúde Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, funcionando em prédio da Rua Reino Unido, 115, no Conjunto Tancredo Neves, Jardim das Oliveiras, doado à municipalidade por Carlos Jereissati.
  • 2008 - O ministro José Paulo Sepúlveda Pertence recebe, no auditório do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, na Avenida General Afonso Albuquerque Lima, no Cambeba, a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Bevilacqua.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…