Pular para o conteúdo principal



71º Salão de Abril será lançado nesta terça

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema abrem o 71º Salão de Abril, nesta terça-feira (8), às 18 horas, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio).

O Salão de Abril vai até 12 de fevereiro de 2021, de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e no sábado, das 9 às 16 horas. Diante das restrições decorrentes da Pandemia do Novo Coronavírus, a abertura será fechada ao público, mas o espaço fica aberto nos dias seguintes para visitação.

O 71º Salão de Abril ocorre em um momento singular. O Setor Cultural, durante a Pandemia da Covid-19, sofreu um impacto significativo em função do Isolamento Social e de todos os desafios apresentados por este cenário. 

Em 77 anos de existência, o principal Salão de Artes do Ceará é realizado após longo período de ajustes e incertezas, ocupando com fotografias, pinturas, performances, videoartes, bordados, esculturas e instalações o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Para receber o evento, o espaço foi adaptado seguindo todas as regras de higiene e Distanciamento determinadas por Decreto Municipal.

Em 2020, o Salão de Abril homenageia Chico da Silva, que completaria 110 anos. Foram avaliadas 502 obras pela equipe curatorial, formada pelos profissionais Diego Matos (CE / SP), Júlia Rebouças (SE/SP) e Paulo Portella (SP). Dos 336 artistas inscritos, 30 foram selecionados para a mostra.

Obras - As obras expostas no 71º Salão de Abril são:

  • “Firmamento”, de Anie Barreto.
  • “BRA”, de Benia Almeida.
  • “Cachorra parindo” e “Os índios Quixelô”, de Arivanio Alves;
  • “-stórias de exposição em isolamento”, de Artur Bombonato; 
  • “Mastro de Cruzeiro”, de Cadeh Juaçaba; 
  • “O tempo que o mundo parou”, de Cecília Bichucher;
  • “Fugasimpossíveis”, de Clébson Francisco; 
  • “Bestiário-Casa”, de Raísa Inocêncio e Daniel Rocha; 
  • “TERRA PROMETIDA”, de Duda Jaguar, Ella Monstra, Ellícia Marie, Lui Fontenele, Muriel Cruz, Rao Ni, Silvia Miranda e Yara Canta;
  • “Banho no Rio”, de Félix;
  • “ROMARIA-SE”, de Filipe Alves;
  • “Deslocamentos”, de Gustavo Diogenes; 
  • “Crítica Radical”, de Ícaro Lira;
  • “Máscara de proteção”, de Jamille Queiroz; 
  • “124 corpos/365 dias”, de João Paulo Duarte de Sousa;
  •  “Dragão sobre a Cidade”, de Lana Benigno; 
  • “Experimento Metamorfa #2”, de Levi Mota Muniz (A Banida) e Leonardo Zingano Netto;
  • “Gestos: Lavar”, de Lucas Madi; 
  • “Favor não deixar a janela aberta”, de Luciana Rodrigues;
  • “OVNI: objetos voadores negros ignorados ou naves para a elaboração de um futuro negro”, de Conceição Soares – Teatro na Porta de Casa;
  • “Para Vestir Ìgbín”, de Mel Andrade;
  • 'Sombra do Tempo', de Naiana Magalhães; 
  • “Como falar o indizível”, de Renata Froan;
  • “Autorretrato: Desde quando você nasceu”, de Simone Barreto;
  •  “Desejos Reprimidos”, de Soupixo; 
  • “Centro de Gravidade”, de Sy Gomes; 
  • “Terraaterra – Como Construir Nosso Próprio País”, de Terroristas del Amor;
  • “Aplicabilidades de um Barco”, de Tiago Pedro de Araújo Pereira;
  •  “Vende-se”, de Virgínia Pinho;
  • “Serrinha Luz e Cores”, de Yuri Juatama.

Seminário - A programação do 71º Salão de Abril conta com o Seminário “Chico da Silva: Vida, Obra e Arte Contemporânea”, de 12 a 18 de dezembro, no Canal do Youtube da Secultfor. A ação é composta por palestras, debates e workshops abertos ao público. As ações formativas propõem interlocuções entre público e obras, sobretudo voltadas para formação de novos artistas.

Em 14 de dezembro, às 18 horas, o público poderá assistir a palestra “Chico da Silva e o Salão de Abril – A criação de uma nova escola de artes, trajetória e desafios”, com Hélio Rola e Roberto Galvão, e mediação de Carlos Macêdo.

Já em 16 de dezembro, às 18 horas, ocorre o debate “Chico da Silva: 110 Anos – História e percurso do artista nas artes visuais”, com Gilberto Brito e Graciele Siqueira, mediação do curador Paulo Portella Filho. 

Por fim, no dia 18, às 18 horas, Max Perlingeiro e Dodora Guimarães debatem sobre “O Mercado de Arte do Brasil e os desafios para a classe artística – Percurso do artista Chico da Silva”, com mediação de Hélio Rola.

A programação conta com os workshops “Técnicas utilizadas pelo Chico da Silva”, no dia 14, às 18 horas, com o restaurador de obras de artes e estudioso de Chico da Silva, Gilberto Brito. O curador Diego Matos ainda realizará um encontro sobre “Práticas Curatoriais: Experiências, Tipologias e Narrativas”, em 12 e 13 de dezembro, das 11 horas às 12h30. Toda programação ocorrerá no canal da Secultfor na plataforma de vídeos Youtube.

Chico da Silva - Chico da Silva nasceu no Acre, mas fez carreira em Fortaleza ao desenhar a carvão e giz sobre muros e paredes da comunidade de pescadores do bairro Pirambu, na década de 1930. 

O artista autodidata, descoberto pelo pintor suíço Jean-Pierre Chablô, ganhou reconhecimento internacional pela sua obra inconfundível. A Prefeitura de Fortaleza instituiu em 2020, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), o “Ano Chico da Silva”, a partir do decreto nº 14.574 de 27 de dezembro de 2019. Entre os projetos que prestam a homenagem ao artista está a 71ª edição do Salão de Abril.

Serviço

  • Abertura do 71º Salão de Abril
  • Terça (8), às 18 horas.
  • Centro Cultural Casa do Barão de Camocim-Rua General Sampaio.
  • O evento será fechado ao público, mas nos dias seguintes o espaço abre para visitação, respeitando a capacidade máxima do equipamento e as regras de higiene e Distanciamento Social.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Liquida Verão Shopping Eusébio

Shopping Eusébio anuncia Liquida de Verão, com descontos de até 70% em produtos. O Shopping Eusébio anuncia sua Liquida de Verão, que ocorrerá de 11 a 19 de janeiro, oferecendo descontos de até 70% em diversas lojas do empreendimento.  A oportunidade é ideal para aproveitar as promoções imperdíveis em uma ampla variedade de produtos, desde moda e beleza até eletrônicos e itens para o lar. As lojas participantes incluem marcas como Casas Bahia, Mosele, Peteka, Buq Care, , Skyler, Natura, Casa Pio, Boticário, Ortobom, CD Games, Oculart, Dose Certa, Bebetenkitê, London, Santa Lolla, Stik, Fini, Cacau Show, Comfort, Espaço Laser, Flora Pura, Óticas Visão, Ibyte, Fortbaby, Anacapri e muito mais.  - A Liquida de Verão é uma oportunidade para nossos clientes renovarem o guarda-roupa, se cuidarem com produtos de beleza e adquirirem itens para casa e eletrônicos, tudo com descontos que podem chegar até 70%. Preparamos uma seleção de marcas renomadas, oferecendo uma experiência de compr...

Morre José Crisóstomo Frota

Morreu, nesta sexta-feira (20/12/2024), aos 57 anos, em Fortaleza-Ceará, José Crisóstomo Frota. Cearense de Sobral, José Crisóstomo Frota nasceu em 19/6/1967.  Deixa viúva doutora Daniela Mattos Frota, com quem foi casado por 23 anos; e órfãos os filhos Zeca Frota, João Mattos Frota e Bento Mattos Frota. José Crisóstimo Frota  trabalhou na: Oi Gás . Gerente de Relacionamento Comercial da Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda. Estudou  Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Frequentou Colégio Cearense e Colégio Sant'ana.

Ceará em Destaque-2097

  Segurança Pública Em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares são promovidos em solenidade realizada pelo Governo do Ceará Sob o olhar e o aplauso emocionado de amigos e familiares que lotaram o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares foram promovidos, nesta segunda-feira (23), em uma solenidade com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Nos últimos dois anos, 4.994 ascensões foram concedidas a policiais e bombeiros militares do Estado. Lucas Memória - Ascom SSPDS  - Texto Carlos Gibaja | Casa Civil - Denilson Araújo e Rafael Tavares - SSPDS  - Fotos Saúde Parceria: primeiro Hospital Municipal de Sobral é entregue com novos serviços Parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral entregou o Hospital Municipal Estevam Ponte, o primeiro hospital público da cidade. Turismo Ceará lidera buscas online como destino para o Réveillon, aponta plataforma Os dados foram divulgados pela plataforma Semru...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Liquida Verão Shopping Eusébio

Shopping Eusébio anuncia Liquida de Verão, com descontos de até 70% em produtos. O Shopping Eusébio anuncia sua Liquida de Verão, que ocorrerá de 11 a 19 de janeiro, oferecendo descontos de até 70% em diversas lojas do empreendimento.  A oportunidade é ideal para aproveitar as promoções imperdíveis em uma ampla variedade de produtos, desde moda e beleza até eletrônicos e itens para o lar. As lojas participantes incluem marcas como Casas Bahia, Mosele, Peteka, Buq Care, , Skyler, Natura, Casa Pio, Boticário, Ortobom, CD Games, Oculart, Dose Certa, Bebetenkitê, London, Santa Lolla, Stik, Fini, Cacau Show, Comfort, Espaço Laser, Flora Pura, Óticas Visão, Ibyte, Fortbaby, Anacapri e muito mais.  - A Liquida de Verão é uma oportunidade para nossos clientes renovarem o guarda-roupa, se cuidarem com produtos de beleza e adquirirem itens para casa e eletrônicos, tudo com descontos que podem chegar até 70%. Preparamos uma seleção de marcas renomadas, oferecendo uma experiência de compr...

Morre José Crisóstomo Frota

Morreu, nesta sexta-feira (20/12/2024), aos 57 anos, em Fortaleza-Ceará, José Crisóstomo Frota. Cearense de Sobral, José Crisóstomo Frota nasceu em 19/6/1967.  Deixa viúva doutora Daniela Mattos Frota, com quem foi casado por 23 anos; e órfãos os filhos Zeca Frota, João Mattos Frota e Bento Mattos Frota. José Crisóstimo Frota  trabalhou na: Oi Gás . Gerente de Relacionamento Comercial da Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda. Estudou  Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Frequentou Colégio Cearense e Colégio Sant'ana.

Ceará em Destaque-2097

  Segurança Pública Em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares são promovidos em solenidade realizada pelo Governo do Ceará Sob o olhar e o aplauso emocionado de amigos e familiares que lotaram o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares foram promovidos, nesta segunda-feira (23), em uma solenidade com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Nos últimos dois anos, 4.994 ascensões foram concedidas a policiais e bombeiros militares do Estado. Lucas Memória - Ascom SSPDS  - Texto Carlos Gibaja | Casa Civil - Denilson Araújo e Rafael Tavares - SSPDS  - Fotos Saúde Parceria: primeiro Hospital Municipal de Sobral é entregue com novos serviços Parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral entregou o Hospital Municipal Estevam Ponte, o primeiro hospital público da cidade. Turismo Ceará lidera buscas online como destino para o Réveillon, aponta plataforma Os dados foram divulgados pela plataforma Semru...