A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) entregou os primeiros Quiosques e Complexo de Banheiros Públicos das Obras de Requalificação do Projeto Beira Mar de Todos.
O quiosque, com dois Pontos Comerciais, e o Complexo de Banheiros Públicos estão situados na Avenida Beira Mar, entre as ruas Tereza Hinko e Manuel Jacaré. Até junho, serão 40 Quiosques e sete Complexos de Banheiros Públicos.
O Quiosque possui 96 metros quadrados de área construída e disponibiliza dois pontos comerciais.
Os comerciantes Maria Goreti de Paiva Macie (foto) e Edmar José de Morais foram os primeiros permissionários agraciados com as chaves do Novo Quiosque. Eles assinaram Termo de Permissão de Uso com a Regional 2, que prevê Normas e Orientações sobre as Dinâmicas de Conservação e Manutenção.
Seu Edmar José de Morais trabalha na Avenida Beira Mar há 42 anos. Para ele, que já chegou a empregar mais de 30 funcionários em seu Empreendimento, o momento é de renovação e de muito trabalho.
- É uma grande alegria. Passei muito tempo em um outro Quiosque com uma estrutura bem precária, e a gente não tinha onde guardar nosso material de Cozinha. Quando chovia também não era legal. Passamos esse tempo na expectativa e finalmente saiu. Eu confiei, tive muito contato com o pessoal da Prefeitura e eu fiquei satisfeito”, relatou.
Já para a permissionária Maria Goreti, o sentimento foi de gratidão.
- Hoje, chegou a vitória e estou lisonjeada por ser a primeira a receber o Quiosque. Estou muito feliz, só tenho a agradecer a Deus, a todos os secretários que passaram por aqui, à Prefeitura”, destacou.
A Nova Avenida Beira Mar passará a contar com 40 novos Quiosques, disponibilizando 80 Pontos Comerciais Padronizados, com estrutura apropriada para o Comércio local e para melhor acomodar os permissionários.
Os novos espaços são todos equipados com:
- Rede de Água e Esgoto.
- Pias.
- Almoxarifado.
- Vestiários.
- Despensa para Mantimentos.
- Depósitos para Mesas e Cadeiras.
- Iluminação.
- Balcão para Atendimento.
Conforme o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias, no início da obra, um dos desafios foi a negociação com os trabalhadores da Beira Mar, pactuando como essas pessoas iriam seguir seus trabalhos após as intervenções.
- À época, todos foram cadastrados. Foi combinado que a Prefeitura entregaria os quiosques para que eles mantivessem suas atividades econômicas e gerassem renda para sustentar suas famílias. E assim está sendo feito a partir de hoje, esses quiosques representam o verdadeiro espírito da Beira Mar de Todos”, destacou Samuel Dias.
De acordo com o secretário da Regional 2, Rennys Frota, as entregas dos novos quiosques aos permissionários já selecionados a partir de reassentamento serão realizadas conforme a conclusão das obras.
- Foi feito todo um trato com os arredores da Beira Mar. Com barraqueiros, mercado ambulante, população circunvizinha, e de um modo geral a gente revisita esse momento, pactua com a sociedade e entrega um ambiente melhor e mais estruturado para que o visitante e o fortalezense possa melhor utilizá-lo”, destacou Rennys Frota.
Banheiros Públicos - O Novo Calçadão da Beira Mar passará a contar também com sete Complexos de Banheiros Públicos. O primeiro Complexo já está disponibilizado para a população que frequenta a Beira Mar.
Cada Complexo dispõe de Sanitários Femininos e Masculinos, com espaços adaptados para Cadeirantes, com vasos especiais e demais itens de acessibilidade. Os Banheiros possuem 45 metros quadrados de área construída e coberta em fibra, na cor vermelha, com revestimento em porcelanato cinza e chuveiro externo, atendendo a um antigo pedido dos comerciantes e banhistas que nunca tiveram um espaço na Orla destinado para Banho.
Rafael Pedro, que costuma jogar Vôlei diariamente no Aterro da Beira Mar bem ao lado do trecho inaugurado, elogiou a iniciativa dos banheiros, principalmente o chuveiro.
- Ficou ótimo, a gente estava precisando. A gente tem aqui o nosso espaço de Lazer, e a estrutura ficou muito boa”, disse Rafael Pedro.
Junho - As obras da Nova Beira Mar, realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), estão com 90% de execução e possuem conclusão prevista para junho de 2021, sendo mais uma opção de Lazer e Esporte, além de fortalecer a Economia e o Turismo na Capital.
- A Obra Pesada já está completamente executada, estamos agora no cronograma de término e entrega de pequenos detalhes, como os Quiosques e os Banheiros. É um trabalho complexo, que exige esforços de várias secretarias em conjunto e vai acontecer até o mês de junho”, reforçou Samuel Dias.
Capacitação - As Secretarias Municipais do Desenvolvimento Econômico e Regional 2 estão promovendo Capacitação voltada para os permissionários das Barracas de Praia, visando a melhoria da comercialização e da divulgação dos seus produtos.
O Processo de Qualificação oferece:
- Ferramentas direcionadas à Gestão do Empreendimento e as transações financeiras.
- Orientação sobre o Descarte de Detritos na Praia.
- Boas Práticas de Higienização e Alimentação.
As aulas, que estão sendo ministradas de forma virtual, têm carga horária de 20 horas/aula.
Ordenamento do Território - Como forma de garantir o Planejamento e o Ordenamento Territorial, na gestão passada, a Secretaria Regional 2 entregou Termos de Permissão de Uso com base na Lei 10.870 de 29 de março 2019, sancionada pelo prefeito Roberto Cláudio, que outorga aos:
Ocupantes da Feira de Artesanato da Volta da Jurema.
Ocupantes do Mercado dos Peixes do Mucuripe.
Barqueiros de Praia
Ocupantes dos Quiosques existentes na Beira Mar, o exercício de suas atividades na Avenida Beira Mar de forma regulamentada.
Para auxiliar e fortalecer esse ordenamento, a Regional 2 está articulando a criação de um Conselho Comunitário que pretende reunir os:
- Trabalhadores.
- Trade Turístico.
- Moradores.
- Usuários da Beira Mar.
Com informações da Coordenadoria de Comunicação da PMF e fotos de Rodrigo Cavalcante.
Comentários
Postar um comentário