Pular para o conteúdo principal

Izolda Cela destaca o Protagonismo dos Gestores Escolares



Agir no presente para concretizar um futuro de oportunidades aos estudantes cearenses. É com esse propósito que o "Seminário Liderança Escolar e Aprendizagem: Perspectivas para a Escola do Presente e do Futuro" reúne, nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3 de junho de 2022), mais de 700 gestores da rede estadual de ensino, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A governadora Izolda Cela, acompanhada da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, participou da mesa de abertura do evento, na manhã desta quinta-feira (2).

O evento é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Seduc, em parceria com o Instituto Unibanco. Os participantes terão a oportunidade de discutir sobre recomposição das aprendizagens, priorização curricular, liderança na gestão escolar e a importância da avaliação.



Izolda Cela destacou a relevância do momento para qualificar a avaliação de resultados e escutar os profissionais que conduzem a força-tarefa em prol da Educação Pública Cearense.

- Eu me sinto participante dessa história, destacando sempre a importância da presença de vocês, que dedicam competência a esse trabalho tão nobre de transformar pouco a pouco as escolas do Ceará. Quando a gente fala do futuro, nós falamos ancorados no presente, fazendo as coisas, aqui e agora, que vão nos colocar cada vez mais nessa rota de alcançar o horizonte que nós desejamos", enfatizou a governadora.

Outro destaque da programação deste ano é a recomposição das aprendizagens que, segundo Eliana Estrela, constitui-se como ação necessária para apoiar professores e estudantes diante dos impactos da pandemia. 

- Especialmente este ano, vamos trabalhar a recomposição das aprendizagens e a questão do abandono [escolar]. Mesmo com esforço de diretores e professores, do governo estadual com entrega de tablets e chips de internet, sabemos da importância da integração e da construção na escola. Agora, precisamos recompor o que não foi aprendido no momento certo", afirmou a titular da Seduc.

Desenhando outro futuro possível - No Ceará, o engajamento dos gestores que atuam nas escolas e na rede Seduc tem sido fundamental para que as políticas públicas alcancem os estudantes e suas famílias. Integração que pode ser mensurada em resultados como os conquistados pela Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, em Itapajé. A escola obteve a nota 7,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, destacando-se como um dos melhores.



- É muito motivador observar que o trabalho da gente traz excelentes resultados. Mas os resultados de cognição são apenas a cereja do bolo. O que os meninos conseguem fazer de diferença para o mundo é o que realmente importa. Quando a gente os observa no mercado do trabalho, vemos que o trabalho realizado trouxe frutos muito doces. Isso rejuvenesce", definiu Silvandira Mesquita, que atua há 13 anos como diretora da Adriano Nobre, e compareceu ao seminário.

Para continuar avançando na educação, o Governo do Ceará desenvolve, por meio da Seduc, estratégias por meio do Ceará Educa Mais, programa com 25 ações destinadas à contínua melhoria da qualidade da educação cearense, incluindo a universalização do Tempo Integral nas escolas de Ensino Médio. Atualmente, 60% da rede pública de ensino médio oferta esta modalidade de ensino. Desse total, 392 são escolas funcionando em jornada ampliada. O plano é alcançar os 100% da rede em tempo integral até 2026.

Aliado a isso, o Estado fortalece a cooperação com os municípios e o diálogo com parceiros, dentre eles o Instituto Unibanco. Essa parceria tem o Jovem de Futuro, iniciativa que apoia as redes públicas a oferecer uma educação de qualidade, possibilitando o desenvolvimento integral de todos os estudantes, com equidade, num processo de transformação contínuo.

- É uma honra participar do seminário representando o Instituto Unibanco. É um constante aprendizado a parceria com o Ceará nesses dez anos. É muito visível as realizações em relação à educação. Olhando para o Ensino Médio, a primeira coisa que eu destaco é que os professores com ensino superior representam a totalidade dos professores [da rede]. É um investimento naqueles que têm a responsabilidade de educar. O Ceará foi um farol para o Brasil em relação à Aprendizagem na Idade Certa, no regime de colaboração e gestão democrática", pontuou a gerente de implementação de projeto do Instituto Unibanco,  Maju Azevedo.



Rosa Veras Souza, diretora da Escola Indígena Potyguara do Jucás, localizada em Monsenhor Tabosa, sente orgulho de fazer parte dessa história escrita com avanços e novos sonhos. Ela ressaltou o que representa o primeiro concurso público para a seleção de professores efetivos de escolas indígenas da rede pública, anunciado pela governadora em maio deste ano. 

- Essa conquista é de muita importância. É uma luta consistente. Enquanto professora Indígena, uma vez concursado, é reconhecimento da nossa categoria".

No campo da formação, além de ações como o seminário, o Governo do Ceará tem investido na qualificação e no desenvolvimento dos profissionais da educação. Em março deste ano, foi inaugurado, em Fortaleza, o Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Oliveira (FormaCE).

- Gerir uma escola é um grande desafio e as dificuldades são muitas, mas nesses momentos [de formação] percebemos as infinitas possibilidades que podem fortalecer o contínuo desenvolvimento de uma educação de qualidade", avaliou a diretora do FormaCE, Fernanda Diniz, que também prestigiou a abertura do seminário.

A trajetória de Rosa da Fonseca, professora e militante que faleceu nessa terça-feira (1°), também foi homenageada.

Presentes - A Mesa de Abertura foi composta pela:
  • Governadora do Ceará, professora Izolda Cela (PDT).
  • Secretária Estadual de Educação Básica, professora Eliana Estrela.
  • Presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Ada Pimentel.
  • Presidente do Fórum Estadual de Educação, Siza Viana.
  • Coordenadora geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), Lina Kátia.
  • Cientista-Chefe da Educação, Jorge Lira.
  • Vereador de Fortaleza, Guilherme Sampaio (PT).
Com informações fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a