Pular para o conteúdo principal



Começa hoje julgamento da Chacina do Curió

Começou nesta terça-feira (20 de junho de 2023), no Fórum Clóvis Bevilacqua, em Firtaleza, o julgamento de 20 dos 34 policiais militares acusados de participação na Chacina do Curió, ocorrida em 2015, na Grande Messejana, em Fortaleza.


O massacre durou quatro horas e envolveu a prática de tortura e outras violações de Direitos Humanos. Foi a chacina com a maior quantidade de agentes públicos envolvidos na história do Estado.

Dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará mostram que, entre 2015 (o ano da Chacina) e 2022, 1.135 pessoas foram mortas em decorrência de ações policiais. Apenas no primeiro semestre de 2023, 62 pessoas foram mortas por agentes.

O julgamento tem número recorde de policiais militares, 34, no banco dos réus, o maior desde o massacre de Eldorado dos Carajás (em 2006, no Pará, com 149 acusados). A investigação da Chacina do Curió, foi coordenada pela Delegacia de Assuntos Internos (DAI), da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD), que concluiu que as mortes teriam sido cometidas por agentes, em serviço e de folga, reunidos para vingar a morte de Valtemberg Chaves, PM morto durante um assalto. As investigações sobre esses crimes estão em mais de 3.300 páginas de inquérito policial.

O Ministério Público do Ceará (MPCE) ofereceu denúncia contra 45 policiais pela participação nos assassinatos, em um processo desmembrado em três ações penais, sendo duas com 18 réus cada e a terceira, com oito. Prestes a completar uma década do massacre, só agora 20 dos 34 réus serão julgados pelo Tribunal do Júri e os demais pela Auditoria Militar.

Reunidas em movimentos e mobilizando a sociedade civil por justiça, as mães, vítimas sobreviventes e familiares não deixam que as trajetórias de 11 pessoas sejam esquecidas:
  1. Álef Sousa Cavalcante (17 anos); 
  2. Antônio Alisson Inácio Cardoso, (17 anos);
  3.  Francisco Enildo Pereira Chagas (41 anos); 
  4. Jandson Alexandre de Sousa (19 anos);
  5.  Jardel Lima dos Santos (17 anos); 
  6. Marcelo da Silva Mendes (17 anos); 
  7. Marcelo da Silva Pereira (17 anos); 
  8. Patrício João Pinho Leite (17 anos); 
  9. Pedro Alcântara Barroso (18 anos); 
  10. Renayson Girão da Silva (17 anos);
  11. Valmir Ferreira da Conceição (37 anos).
Para a Anistia Internacional Brasil, que mais uma vez está ao lado de representantes de organizações da sociedade civil, de defesa dos direitos humanos e dos movimentos de mães, a possibilidade de responsabilização dos acusados traz consigo a oportunidade de que o Estado dê uma reposta célere, imparcial e justa para este crime. Ainda de acordo com a entidade, o resultado do julgamento informará a sociedade sobre consequências, obrigações e responsabilidades do Estado frente a violações de direitos dessa gravidade, quando cometidas por agentes de segurança pública em serviço ou fora dele.

“O Ceará e o Brasil têm mais uma chance de romper com tradição de impunidade, garantindo a responsabilização de policiais envolvidos em massacres de cidadãos. Trata-se de um momento de grande repercussão, que pode ficar na história como o ponto de inflexão, ou seja, a virada de chave urgente e necessária, para que chacinas como as do Curió não voltem a se repetir”, diz a diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck.

Em abril de 2023, a Anistia Internacional esteve em Fortaleza junto aos movimentos de mães de vítimas da Chacina e organizações da sociedade civil, para cobrar por uma logística de segurança efetiva na condução do júri por parte do Ministério Público e da Defensoria Pública. Em reunião histórica com o Governo do Estado do Ceará, a primeira em que o representante do Executivo recebeu as mães em 8 anos desde a Chacina, foi firmado um compromisso, estabelecido pelo Governador Elmano Freitas, de emitir um pedido formal de desculpas e com o reconhecimento público da responsabilidade estatal por tais crimes.

Ao longo das últimas décadas, a Anistia Internacional Brasil tem denunciado a situação de verdadeira imunidade penal de policiais acusados de assassinatos, que fazem o uso excessivo da força e violam direitos humanos. Para exigir que seja feito o controle externo da atividade policial, a entidade, junto com 18 organizações de direitos humanos e movimentos sociais, criou a campanha ‘’O Ministério tem que ser Público", com objetivo de demandar do órgão que cumpra a sua responsabilidade constitucional de fazer o controle externo das polícias.

PASSO A PASSO DO JULGAMENTO: 
 De junho a setembro de 2023, 20 policiais serão levados a julgamento. 

Os júris ocorrerão em: 20 de junho; 29 de agosto e 12 de setembro. 

Os demais réus esperam o julgamento de recursos de segunda instância, isto é, dos tribunais regionais. Todos os 34 PMs pronunciados aguardam o julgamento em liberdade.

O primeiro julgamento será de quatro policiais. Sete vítimas sobreviventes, quatro testemunhas de acusação e nove de defesa serão ouvidas.

 Em 29 de agosto, está previsto o julgamento de outros oito policiais e, por fim, em 12 de setembro, mais oito. 

Os processos são separados à medida que cada grupo de policiais é indiciado por cometimento de distintos atos no crime. Este primeiro júri é emblemático pois os quatro réus são indicados como aqueles que estavam descaracterizados e teriam sido os responsáveis diretos pelos disparos e assassinatos das 11 vítimas.

A cada fase, novas datas serão designadas para que o corpo de jurados decida se eles são culpados ou inocentes. O caso é de alta complexidade pela quantidade de réus envolvidos. A Justiça proferiu uma decisão de pronúncia para 34 réus e impronunciou outros 10 por ausência de indícios suficientes de autoria ou participação.

Do total de pronunciados, três tiveram o declínio de competência para a Vara de Auditoria Militar e um outro faleceu durante a tramitação. Restam, portanto, 30 acusados. O processo, que possui mais de 13 mil páginas, foi divido em três para dar maior agilidade ao caso.

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...