Pular para o conteúdo principal

Futricas Brasileiras

Nesta semana, a Pague Menos convidou a baiana Lumena Aleluia, psicóloga, DJ, influenciadora e criadora de conteúdo, para ser entrevistada em seu podcast, o PodSempre.


O programa explora uma variedade de tópicos relacionados à saúde, beleza, qualidade de vida e bem-estar. Durante sua participação, Lumena compartilhou detalhes de sua infância, sua jornada profissional e a experiência traumática da perda de Marielle Franco. O episódio com a entrevista já está disponível no canal do YouTube da Rede de Farmácias Pague Menos.


Nascida e criada em Salvador (BA), a filha única carrega em sua essência as raízes da Bahia, manifestando-se por meio da musicalidade e de uma relação profundamente enraizada com a arte e a dança. “Acho que eu neguei muito o desejo de ser artista e, agora, estou conseguindo retomar de maneira mais consciente, responsável e madura”, reforça Lumena.

No que diz respeito à sua trajetória profissional, a influenciadora ressaltou a busca por uma carreira socialmente reconhecida e estável. Os pais de Lumena desejavam que ela se tornasse juíza, mas ela optou pela psicologia em uma decisão precoce, impulsionada pela ansiedade de compreender e buscar respostas, bem como de se autoconhecer. Após concluir sua formação, a psicóloga prestou concurso para um programa de residência no Rio de Janeiro, onde foi aprovada e atuou como psicóloga durante dois anos, sempre focada na saúde da mulher. Além disso, ela também trabalhou com mulheres imigrantes. Durante sua jornada no Rio de Janeiro, a influenciadora desempenhou ainda o papel de DJ, levando consigo a musicalidade baiana para o estado carioca. “Foi de uma maneira lúdica e gostosa”, reforça.

No que diz respeito às relações interraciais, a influenciadora ressalta que desde a infância ela já enfrentava situações difíceis relacionadas a comentários, gestos e eventos. Um desses episódios ocorreu quando ela era aluna de ballet, pois ela era a única bailarina negra e questionava por que precisava alisar seu cabelo para se sentir incluída de forma positiva naquela experiência. “No ballet, eu estava vendo todas as minhas amigas de cabelo liso, super bem adaptado à estética da bailarina e quis fazer parte também. Então, a solução oferecida foi o alisamento. Perdi a memória do meu cabelo aos 5 anos de idade”, reforça a DJ.

Políticas públicas para mulheres e a participação na casa mais vigiada do país: A influenciadora mencionou que, ao decidir participar da casa mais vigiada do país, estava ansiosa para se afastar de uma militância intensa, uma vez que havia passado por um momento dramático com a perda de uma importante figura política, Marielle Franco, o que a levou a questionar diversos valores. “Eu estava na ONG com a Mari cerca de 15 minutos antes dela morrer. Eu era coordenadora de um projeto naquela casa que utilizava o cinema como um processo de fortalecimento para incluir mais mulheres na área de audiovisual, quando ela foi fazer o evento. Eu fiquei com as meninas fechando a ONG, ela entrou no carro e aí tudo aconteceu...Uma chuva imensa no dia, parecia que o Rio de Janeiro estava se transformando energeticamente pela perda”, reforça.

Após esse acontecimento, a Lumena iniciou uma reflexão profunda sobre seus próprios valores, a natureza da militância e as experiências que estavam sendo proporcionadas às lideranças que estavam se destacando.

Assim, participar do programa se tornou o ponto crucial de virada em sua jornada, portanto, decidiu se inscrever secretamente, sem revelar isso à sua família. “Fiz terapia em rede nacional. Desde dinâmica, até o jogo da discórdia, todo mundo está aberto para viver aquele momento, dentro do que era possível viver, com as experiências possíveis de se compartilhar. Eu estava a fim de me liberar e de ressignificar. Nem sabia que existia aquela Lumena do programa”, finaliza.

Conforme relatado pela psicóloga, uma das partes mais difíceis da convivência na casa foi a perda de elementos cruciais para sua rotina diária. Isso incluía a falta de interação com familiares, a ausência de música, a privação de sabores e a ausência dos códigos que faziam parte de sua vida cotidiana, como acordar em sua própria cama e ter a liberdade de escolher com quem se relacionar e o que comer. Embora essas sejam coisas básicas, dentro do confinamento, a falta delas começava a ter um impacto cruel. “Eu pensava, no máximo, na minha família me assistindo. A gente vai perdendo a dimensão que tem milhões de pessoas assistindo e isso faz parte do game”, pontua.

Após sua participação no programa, a influencer revelou que sua família passou por ameaças e enfrentou uma série de críticas racistas. “Eu saí do hotel direto para minha casa de santo. Ali, encontrei as pessoas que me conhecem verdadeiramente e fazem me lembrar quem sou. Pois você começa acreditar na narrativa da internet e acontece uma crise de identidade. A minha edição do programa materializava a palavra cancelamento de maneira muito forte”, finaliza.

Além disso, durante o período pós-programa, no meio de um processo de separação amorosa, a influenciadora, assumiu abertamente sua bissexualidade e decidiu participar de outro reality show centrado em relacionamentos e ex-namorados (as). “Peguei o ex-namorado de outras pessoas, me envolvi em jornadas e ressignifiquei que eu tenho uma piriguete que estava velada, adormecida dentro de mim”, pontua.

Antes de participar do reality show, a influenciadora optou por postar conteúdo adulto no OnlyFans. Essa foi uma iniciativa para resgatar a sensualidade que havia negado a si mesma por muito tempo e comunicar esse aspecto em suas redes sociais. “Foi um ensaio superlegal, uma equipe que entendia das minhas vergonhas e limites, foi uma vibe muito de resgatar minha sensualidade”, destaca Lumena.

Polêmica das fezes: um episódio extremamente perturbador para a influenciadora ocorreu quando ela estava morando em São Paulo e encontrou dois sacos de fezes na porta de sua casa. Abalada e chorando, ela mencionou na época que havia contatado sua advogada para lidar com a situação.

No que diz respeito à saúde, Lumena revela que foi diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). No entanto, ela destaca que consegue controlar essa condição por meio de estratégias, autodeterminação e uma rotina bem estabelecida, o que ajuda a minimizar os riscos de falta de atenção.

O PodSempre, que foi lançado em outubro de 2022, tem recebido vários convidados especiais, incluindo Solange Almeida, Sheila Mello, Luciano Szafir, Simony, Viih Tube, Gustavo Tubarão, entre outros. Eles compartilharam histórias de vida, superação e saúde, que são relevantes para conscientizar os seguidores. Confira essas e outras histórias clicando aqui.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.