Pular para o conteúdo principal



Voo com repatriados dos EUA chega nesta sexta a Fortaleza

O Governo Federal vem adotando uma série de medidas para garantir o acolhimento humanizado de brasileiros repatriados dos Estados Unidos. A iniciativa visa a oferecer suporte imediato aos cidadãos que retornam ao país em condições de vulnerabilidade, assegurando dignidade e assistência integral.

Começaram nesta semana as reuniões do grupo de trabalho sobre os voos de retorno dos brasileiros a partir dos Estados Unidos. Pelo lado brasileiro, integram o Grupo de Trabalho (GT) representantes do Itamaraty, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Polícia Federal. Pelo lado norte-americano, representantes da Embaixada em Brasília e do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE, em sua sigla em inglês).


O próximo voo, agendado para esta sexta-feira (7/2/2025), terá novo trajeto, o que reduzirá o tempo total de viagem.

Por determinação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o embarque dos brasileiros em Alexandria, no estado norte-americano da Luisiana, será acompanhado, na madrugada da sexta-feira (7/2), por diplomata do Consulado-Geral em Houston. Após breve escala técnica em Porto Rico, a aeronave seguirá diretamente até Fortaleza (Aeroporto Internacional Pinto Martins), onde chegará na tarde da sexta-feira (7/2). Em caráter excepcional, a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizará aeronave para o deslocamento até Belo Horizonte.

Em Fortaleza e em Belo Horizonte, o Governo Federal montará esquema de recepção e apoio, com base na experiência acumulada nas operações de repatriação anteriores. Nos dois aeroportos, a Polícia Federal (PF)  fará operação especial para a realização de Procedimentos Migratórios e de Segurança Aeroportuária. Em articulação com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a equipe do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), instalado no Aeroporto Internacional Pinto Martins, foi mobilizada para receber os brasileiros repatriados. O PAAHM do Aeroporto de Fortaleza é um serviço oferecido pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SEDIH), que conta com atendimento multidisciplinar e tem o objetivo de dar maior celeridade ao serviço migratório. Uma equipe do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania estará em Fortaleza para atuar, em conjunto com o PAAHM, no acolhimento dos repatriados.

Em Belo Horizonte, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou Posto de Acolhimento aos Repatriados para garantir que tenham acesso à internet gratuitamente, carregador de celular e canais para que possam entrar em contato com os familiares e obter orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho.

O voo de 7/2/2025, que será acompanhado em tempo real pelo GT, será objeto de avaliação com vistas à organização dos voos seguintes.

O Governo Federal reafirma seu compromisso com a promoção e a proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros e atua para garantir regresso digno e seguro. A dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valor inegociável.


O defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, está nesta sexta-feira (7/2/2025) no Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza para acompanhar a chegada de aproximadamente 135 brasileiros deportados dos Estados Unidos. A ação faz parte de uma operação coordenada pelo Governo Federal, que contará com a presença da Polícia Federal e de outros órgãos. A Defensoria Pública da União (DPU) integra a mobilização para garantir assistência jurídica e social aos repatriados, auxiliando na sua reintegração ao Brasil.

Além de Loenardo Magalhães estão presentes o defensor público federal Carlos Paz, chefe da unidade da DPU em Fortaleza, e representantes de diferentes instituições envolvidas no acolhimento dos repatriados. Essa será a primeira vez que um voo com deportados desembarca na capital cearense, mudança que reflete ajustes nas políticas migratórias norte-americanas e visa reduzir o tempo de viagem dos repatriados. 

Atuação da DPU na reintegração dos deportados: A DPU desempenha um papel essencial na defesa dos direitos dos brasileiros deportados, garantindo-lhes acesso à justiça e aos serviços básicos necessários para sua reintegração ao país. Segundo o defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, a instituição tem o dever de proteger direitos fundamentais, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade.

- É fundamental avaliar as condições em que essas pessoas retornam ao Brasil. Algumas não são cidadãs brasileiras, e nesses casos, a DPU pode atuar na regularização migratória ou oferecer orientação”, explica Magalhães.

Ações da DPU
  • Análise das condições dos deportados ao chegar ao Brasil;
  • Acesso à justiça para regularização migratória de estrangeiros sem nacionalidade brasileira;
  • Inclusão em programas sociais, como Cadastro Único e Bolsa Família;
  • Orientação sobre a guarda de filhos deixados nos Estados Unidos;
  • Encaminhamento para redes de assistência social e de saúde;
  • Suporte para acesso a benefícios previdenciários, como levantamento de FGTS e aposentadoria por tempo de serviço no exterior.
- Em alguns casos, trabalhadores que exerceram atividades formais no exterior podem ter direito a benefícios previdenciários, e a Defensoria pode analisar a aplicação de acordos bilaterais para a contagem do tempo de serviço”, pontua Magalhães.

A atuação da DPU se estende ao âmbito internacional, com coordenações especializadas que garantem apoio jurídico a brasileiros em situação de vulnerabilidade. Além disso, a DPU possui o Grupo de Trabalho Migrações, Apatridia e Refúgio, que atua na defesa dos direitos dessas pessoas, oferecendo orientação jurídica sobre regularização migratória, acesso a direitos básicos e emissão de documentos essenciais, como o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Assistência internacional: A Defensoria também atua em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) para interceder em favor dos brasileiros no exterior. Em casos de deportações em massa, a Defensoria atua para assegurar que o Governo Federal cumpra suas obrigações no acolhimento dos repatriados, minimizando os impactos sociais e econômicos.

- Além disso, há situações em que essas pessoas deixam filhos nos Estados Unidos, e, nesses casos, podemos atuar por meio da nossa assessoria internacional para estabelecer interlocução com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a fim de tratar da guarda dessas crianças”, afirma Magalhães.

Atualmente, cerca de 38 mil brasileiros estão sob ordem de deportação nos EUA, sem possibilidade de recurso, o que torna ainda mais urgente a atuação da DPU e de outras instituições para garantir os direitos fundamentais dos repatriados.

Como buscar assistência da DPU:
 Qualquer pessoa que precise dos serviços da Defensoria Pública da União pode procurar uma das unidades espalhadas pelo Brasil. A DPU também disponibiliza canais digitais para acesso à justiça, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade. O atendimento pode ser acessado pelo site oficial: https://www.dpu.def.br. Em Fortaleza, a unidade fica localizada na Rua Costa Barros, 1227 - Aldeota.

Os documentos necessários para atendimento na DPU incluem comprovante de renda mensal, declaração de hipossuficiência econômica, CPF (se houver), documento de identificação (RG, protocolo de refúgio, passaporte, Registro Nacional de Estrangeiros - RNE etc.), além de outros documentos relacionados à demanda.

Com essa iniciativa, a DPU e o Governo Federal reforçam seu compromisso com a dignidade dos deportados, assegurando-lhes direitos e suporte essencial para sua reintegração ao Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...