No Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca, celebrado em 16 de maio, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), chama atenção para a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo de quem vive com a doença, que afeta 2 milhões de brasileiros, segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra).
A Doença Celíaca é uma condição autoimune desencadeada pela ingestão de glúten, presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia, em indivíduos geneticamente predispostos, e se expressa por inflamação do intestino delgado.
- É condição autoimune e também com forte componente genético, pessoas com histórico familiar de doença celíaca têm uma predisposição maior a desenvolver a doença”, explica a médica gastroenterologista do HGF, Camilla Neves.
Os sintomas, muitas vezes, podem ser confundidos com outras doenças, atrasando o diagnóstico. Dor abdominal frequente, inchaço, diarreia recorrente e/ou fadiga constante são alguns dos sinais que podem indicar a condição.
- A doença celíaca é conhecida como a ‘doença camaleão’, justamente porque pode se apresentar de formas muito variadas. Em alguns casos, a suspeita surge em exames de rotina”, explica.
https://www.saude.ce.gov.br/2025/05/15/doenca-celiaca-diagnostico-e-cuidado-continuo-hgf/
Comentários
Postar um comentário