Pular para o conteúdo principal



Ambiental Ceará revitaliza nova Sede de ONG


Ambiental Ceará revitaliza nova Sede de ONG em ação de voluntariado no Cocó, em Fortaleza.

Colaboradores da empresa executaram, de forma voluntária, serviços de pintura e organização no imóvel onde funciona o Grupo de Interesse Ambiental (GIA)

A Ambiental Ceará realizou ação voluntária com objetivo de revitalizar a nova sede do Grupo de Interesse Ambiental (GIA), localizada no bairro Cocó, em Fortaleza. Cerca de 50 colaboradores de diversos setores da empresa se reuniram em mutirão para executar serviços de reforma e organização no local onde a entidade sem fins lucrativos está instalada desde setembro do ano passado.

Ao longo de todo o dia, o grupo realizou a pintura da fachada e das paredes internas, bem como o restauro de grades e portões, além de limpeza na área externa e plantio de mudas na sede da instituição. Com uma trajetória de 27 anos, o GIA tem atuação em diversos territórios do Ceará com ações de educação ambiental e economia sustentável.

A expectativa é de que, após a reforma da sede, a entidade possa estabelecer parcerias e fortalecer a atuação em comunidades do entorno do Parque Estadual do Cocó. Desde maio deste ano, o grupo passou a integrar o Conselho Gestor da unidade de conservação estadual, do qual a Ambiental Ceará também faz parte.

- Além de garantir a revitalização do edifício, o time da Ambiental Ceará está aqui para apoiar o trabalho do GIA que, entre outras ações, capacita mulheres em situação de vulnerabilidade para gerarem renda a partir da transformação de materiais reutilizáveis. Aqui, elas aprendem a fazer estojos, bolsas e outros produtos utilizando materiais como lona, lycra e sobras de tecido. Nosso objetivo, aqui, é contribuir para que esse espaço fique mais bonito para receber essas mulheres com carinho e respeito”, explicou a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, que participou da mobilização.

Uma das voluntárias foi a coordenadora de serviços Gabriela Barbosa, que, além de ajudar na pintura de paredes internas, contribuiu com o plantio de mudas no novo jardim da instituição. Segundo ela, mais do que uma ação de voluntariado, foi uma oportunidade de conhecer melhor a instituição e trocar conhecimentos sobre temas relacionados à sustentabilidade.

- Recebi uma verdadeira aula durante o plantio de mudas e também tivemos a oportunidade de saber mais da atuação do grupo, que é parceiro da Ambiental Ceará. Posso dizer, que me senti muito feliz de participar desse momento tão especial e estou com a missão de voltar aqui e cuidar das mudas, que plantei", afirmou a gestora.

Renovação:
 Criado em novembro de 1998 no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, o GIA expandiu a atuação para diversos municípios cearenses, entre os quais estão Maranguape, Chorozinho e Beberibe. Em Fortaleza, o grupo concentra o trabalho em bairros com altos índices de vulnerabilidade social, como Barra do Ceará, Jardim Iracema, Bom Jardim, Mucuripe e Vicente Pinzón.

Além das oficinas de inovação sustentável, o grupo oferece formação para líderes ambientais e tem um papel fundamental no controle social de políticas públicas relacionadas ao Meio Ambiente, por meio de parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas e a participação de conselhos de unidades de conservação - a exemplo da APA de Baturité, a Reserva da Mata Atlântica e, mais recentemente, o Parque Estadual do Cocó.

Após 15 anos instalada em um imóvel cedido no Centro de Fortaleza, a instituição foi transferida para o bairro do Cocó, após quatro anos sem sede própria. Para a presidente da instituição, Cláudia Bezerra, a mudança de endereço significa, também, uma renovação do trabalho da instituição, que deve reestruturar os serviços e ampliar o corpo de voluntários.

- Esse trabalho que a Ambiental Ceará está fazendo aqui inaugura um novo momento da instituição. É como se, agora, a gente estivesse recomeçando, de fato. O grupo já estava instalado aqui, mas estava faltando esse tipo de engajamento. Tenho certeza, que essa união e essa parceria vem para nos fortalecer”, resume Cláudia Bezerra.

A concessionária também apoia o GIA com a doação de lonas e banners, que são transformados e reutilizados na confecção de sacolas, bolsas, estojas e outros produtos comercializados pela instituição.

Para Brena Mara Rocha, voluntária há dez anos do GIA, o Mutirão deu uma nova energia para a instituição, que deve impulsionar o trabalho das equipes. Segundo ela, desde a pandemia, a instituição tem buscado formas de conquistar mais voluntários e expandir a atuação, o que será incentivado com a requalificação da sede. 

- É como se a gente encerrasse o ciclo anterior e começasse, de fato, um novo capítulo na história do grupo. Essa requalificação certamente não será só para a melhoria do espaço, mas também para ampliar o nosso trabalho e garantir mais doações, mais ações e mais voluntários para o movimento socioambiental”, afirmou.


Arte e parceria: 
Além dos colaboradores voluntários da Ambiental Ceará, o mutirão contou ainda com o apoio de outros parceiros na transformação da sede do GIA. É o caso do artista visual Almeida Luz, que se disponibilizou para apoiar a ação. Ele contribuiu desenvolvendo um plano de ação para o trabalho e elaborando os desenhos e as cores, que passaram a compor o novo espaço do grupo.

- A Arte tem o poder de reunir as pessoas e expandir as visões de mundo. É isso, que está acontecendo aqui, de uma forma muito bonita. Arte, Meio Ambiente, sociedade civil e iniciativa privada estão trabalhando juntos em uma ação de solidariedade. O trabalho, que o GIA realiza é algo magnífico e nós estamos reconhecendo e apoiando essa instituição, cada um fazendo o seu papel e unindo responsabilidades”, sintetizou o artista.

Também presente no Mutirão, o presidente do Instituto Verdeluz, Carlos Tavares, concordou, que a atuação conjunta de diversos parceiros fortalece não só o trabalho da instituição beneficiada, mas a pauta socioambiental como um todo. 

- Para promover a real mudança na gestão do Meio Ambiente, é necessário engajar diversos parceiros nas mais diversas frentes de trabalho. O poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada têm, que somar forças nessa pauta. Temos isso bem representado aqui. Com essa união, vamos poder realizar a verdadeira mudança, que esperamos”, completou.

Responsabilidade Social: Desde, que iniciou a Parceria Público-Privada com a Cagece para operação e universalização do esgoto em 24 municípios cearenses, a Ambiental Ceará realiza ações voluntárias para incentivar o engajamento dos colaboradores e apoiar comunidades assistidas pela empresa.

Em 2023, colaboradores da Ambiental Ceará promoveram a revitalização da Praça Padre Cristiano Coelho, no largo da Igreja Senhora Sant’Ana, em Santana do Cariri. No ano passado, os colaboradores também se engajaram em ações como a arrecadação de alimentos para os desabrigados pelas enchentes da comunidade Beco Céu, no bairro Vila Velha, em Fortaleza, além da limpeza da área da Cascata, na Chapada do Araripe, na Região do Cariri. A requalificação da sede do GIA é a quinta ação de voluntariado promovida pela empresa desde o início da PPP no Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Larissa Alves Dias

O Ceará Sporting Club lamenta, com profundo pesar, o falecimento, aos 29 anos, de Larissa Alves Dias torcedora desta agremiação, nesta sexta-feira (1/8/2925). O Clube solicitará, como homenagem póstuma, respeito ao minuto de silêncio no protocolo de início de partida entre Ceará e Flamengo, que acontece nesse domingo (3/8), às 18h30, na Arena Castelão. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o clube se solidariza, nesse momento de extrema consternação, com familiares e amigos de Larissa Alves.  - Nosso desejo é de conforto e amparo divino aos corações saudosos", destaca Nota do Ceará.  A família de Larissa Alves informa, que o Velório aconteceu, na Alvorada Funerais (Avenida Osório de Paiva, 255–Parangaba). O sepultamento foi no final da manhã deste sábado (2/8), no Cemitério Memorial Paz (BR 020, 743-Jardim Fortaleza-Caucaia-Ceará).

Marquise Incorporações realiza nova edição do Mulheres em Foco

Marquise Incorporações realiza nova edição do Mulheres em Foco com foco em: Carreiras. Inovação. Futuro. Na terça-feira (29/7/2025), às 16 horas, o Auditório Enock Arraes (Avenida Pontes Vieira, 1838-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará) recebe mais uma edição do Mulheres em Foco, série de encontros criada pela Marquise Incorporações para fortalecer a presença feminina no mercado de trabalho, impulsionar conexões e abrir espaço para reflexões sobre: Liderança. E quidade de Gênero. Inovação. Futuro das Carreiras. Com o tema "Carreiras com propósito e futuro", o evento reunirá profissionais de diferentes setores para discutir os desafios e as oportunidades, que moldam o mundo do trabalho – com destaque para o papel transformador das mulheres em posições de Liderança, na Tecnologia, no Cenário Econômico e no Mercado Iobiliário. Na Programação desta edição, três painéis abordarão temas atuais e estratégicos. A diretora executiva da Marquise Incorporações, Andrea Oliveira, divide a mes...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Larissa Alves Dias

O Ceará Sporting Club lamenta, com profundo pesar, o falecimento, aos 29 anos, de Larissa Alves Dias torcedora desta agremiação, nesta sexta-feira (1/8/2925). O Clube solicitará, como homenagem póstuma, respeito ao minuto de silêncio no protocolo de início de partida entre Ceará e Flamengo, que acontece nesse domingo (3/8), às 18h30, na Arena Castelão. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o clube se solidariza, nesse momento de extrema consternação, com familiares e amigos de Larissa Alves.  - Nosso desejo é de conforto e amparo divino aos corações saudosos", destaca Nota do Ceará.  A família de Larissa Alves informa, que o Velório aconteceu, na Alvorada Funerais (Avenida Osório de Paiva, 255–Parangaba). O sepultamento foi no final da manhã deste sábado (2/8), no Cemitério Memorial Paz (BR 020, 743-Jardim Fortaleza-Caucaia-Ceará).

Marquise Incorporações realiza nova edição do Mulheres em Foco

Marquise Incorporações realiza nova edição do Mulheres em Foco com foco em: Carreiras. Inovação. Futuro. Na terça-feira (29/7/2025), às 16 horas, o Auditório Enock Arraes (Avenida Pontes Vieira, 1838-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará) recebe mais uma edição do Mulheres em Foco, série de encontros criada pela Marquise Incorporações para fortalecer a presença feminina no mercado de trabalho, impulsionar conexões e abrir espaço para reflexões sobre: Liderança. E quidade de Gênero. Inovação. Futuro das Carreiras. Com o tema "Carreiras com propósito e futuro", o evento reunirá profissionais de diferentes setores para discutir os desafios e as oportunidades, que moldam o mundo do trabalho – com destaque para o papel transformador das mulheres em posições de Liderança, na Tecnologia, no Cenário Econômico e no Mercado Iobiliário. Na Programação desta edição, três painéis abordarão temas atuais e estratégicos. A diretora executiva da Marquise Incorporações, Andrea Oliveira, divide a mes...