*Festival Meu M² acontece neste sábado (5 de julho), no Poço da Draga*
O Poço da Draga recebe, neste sábado (5/7/2025), a terceira edição do Festival Meu M². O evento fomenta a arte, a cultura e a Economia Criativa, promovendo o pertencimento, a valorização do território e a integração entre pessoas e o ambiente. A programação se estende pela praia, pelo Pavilhão Atlântico e pela Composta Poço, com oficinas, vivências, contação de história, música, feirinha e rodas de conversa.
“Desde sua primeira edição, em 2022, o festival convida o público a se responsabilizar pelo seu metro quadrado no mundo, promovendo um movimento de cuidado pessoal, relacional e ambiental. Teremos uma programação intensa, artística, educacional e colaborativa”, explica Roberta Bonfim, atriz, escritora e uma das idealizadoras do projeto.
Durante todo o sábado, moradores, artistas, educadores, crianças e visitantes se reúnem para vivenciar ações formativas e afetivas, reafirmando o Poço da Draga e a Ponte Metálica como lugares fundamentais da Praia de Iracema e da cidade de Fortaleza.
A programação começa às 7 horas com um agradecimento simbólico e licença ao mar, seguido por alongamento com Aldo Evangelista, meditação sensorial com Daniel Hamido e Tamara Larripa, e uma limpeza coletiva da praia, com contagem dos resíduos e conversa sobre sustentabilidade.
Na sequência, às 9 horas , acontece o relançamento do livro infantojuvenil Era uma Vez… Oceano em Movimento, escrito por Roberta Bonfim. A obra tem o mar como protagonista e narrador, propondo uma reflexão sobre nossa responsabilidade com o mundo, e destaca a interdependência entre pessoas e ambiente, chamando à consciência e ao cuidado diário com o lugar que habitamos.
O momento traz com contação de história, oficina de aquarela para crianças e venda a preço popular para os moradores da comunidade. A manhã termina com um convite coletivo para um mergulho no mar. E os participantes são convidados a conhecer a Composta Poço, onde acontece simultaneamente oficina de mandala, de compostagem, criação de vasos e pintura das paredes.
Na parte da tarde, a programação continua com uma ação de plantio, uma visita guiada pocket com Sérgio Rocha, a performance dos jovens do Dragaxé, início da Feirinha do Poço e as apresentações culturais. A trilha sonora fica por conta do DJ Cesar Bruta Flor. Às 17 horas, acontece contação de história, às 18h30 o Cine Formosa ocupa a faixa com uma sessão especial de vídeo sobre a relação da revista Lugar ArteVistas com a comunidade.
O encerramento começa às 19 horas, com a entrega oficial da Composta Poço, seguida da apresentação do projeto Meu M², da equipe, dos parceiros e dos objetivos do festival. Em seguida, haverá show com Jader. A programação se encerra com a apresentação dos jovens da comunidade que criaram letra, melodia e videoclipe durante as aulas do Ateliê Criativo, conduzidas por Claudio Mendes.
- O Festival Meu M² é mais do que um evento: é um gesto coletivo de pertencimento, cuidado e criação. Um convite para que cada pessoa assuma seu papel no mundo, cuidando do seu metro quadrado com afeto, consciência e arte”, conclui Roberta Bonfim.
Comentários
Postar um comentário