O Ministério Público do Ceará (MPCE) por meio do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), com apoio da Polícia Civil, deflagrou, nesta quarta-feira (30/7), a Operação “Campo Minado”. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão contra um jogador suspeito de manipular o resultado de um jogo da Série C do Campeonato Cearense de 2024. Um aparelho celular foi apreendido na ação, que foi autorizada pelo 7º Núcleo Regional de Custódia e das Garantias.
A investigação do Nuinc começou após a Federação Cearense de Futebol (FCF) denunciar o caso. A entidade recebeu relatórios técnicos de uma empresa especializada no monitoramento de integridade esportiva que apontavam padrões de apostas altamente suspeitos. Os apostadores teriam focado especificamente em previsões de derrota da equipe em que o suspeito jogava ainda no primeiro tempo da partida.
Ainda conforme os documentos, o investigado facilitou a entrega da bola à equipe adversária, em lance claramente intencional para alterar o placar quando o jogo estava 0x0. A gravidade do ocorrido foi destacada pelo árbitro da partida no Relatório de Jogo (RDJ) e causou indignação nos companheiros de equipe do suspeito, que chegaram a cogitar deixar o campo em protesto.
Em 9/5/2025, outra Operação do Nuinc já havia sido deflagrada com foco na manipulação de resultado em partida de futebol. O Nuinc segue investigando os fatos para identificar e responsabilizar outros possíveis envolvidos na prática criminosa. O MP do Ceará reforça o compromisso com a lisura das competições esportivas e o combate a qualquer forma de corrupção no esporte.
Nome da Operação-O nome “Campo Minado” reflete a complexidade da investigação, que envolve não apenas a violação da ética desportiva, mas também a confiança do público, dos atletas e das instituições na seriedade do campeonato. O campo de jogo, que deveria ser espaço de lealdade, foi supostamente comprometido por ações orquestradas com o propósito de alterar artificialmente o resultado da partida, transformando-se, figurativamente, em um verdadeiro “campo minado” imprevisível.
Comentários
Postar um comentário