*Aleitamento Materno | “Agosto Dourado” reforça a importância da amamentação para a saúde do bebê*
Fundamental para a saúde e desenvolvimento dos recém-nascidos, os benefícios do Aleitamento Materno são lembrados durante o “Agosto Dourado”. A campanha, que se estende por todo o mês, reforça a importância da amamentação como mecanismo de prevenção de doenças e estimulante para o crescimento adequado dos bebês. O ato é benéfico também para a recuperação das mães, além de fortalecer o vínculo afetivo entre ambos nesse processo.
Não por acaso, várias iniciativas voltadas ao incentivo à amamentação são adotadas pelo poder público e sociedade civil.
- O Aleitamento Materno é um dos pilares fundamentais para a saúde tanto das mães quanto dos bebês. Em agosto, a gente celebra o mês de conscientização, que a gente chama de ‘Agosto Dourado’, e promove os benefícios da amamentação, que são inestimáveis”, destaca Louise Martins, ginecologista e obstetra na Afya Educação Médica Fortaleza, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil.
A especialista explica que o leite materno é o alimento mais completo para as necessidades do bebê, sobretudo os recém-nascidos, contendo nutrientes, vitaminas, além de anticorpos que vão auxiliar no sistema imune do bebê contra infecções e doenças.
- Estudos mostram que crianças que receberam o leite materno têm menor risco de desenvolver doenças como obesidade, diabetes, alergias. Já para as mães, o Aleitamento pode diminuir o risco de alguns cânceres, como o de mama, além de promover a liberação de hormônios que favorecem o bem-estar materno, dada a conexão entre mãe e bebê. Então, temos no Agosto Dourado uma oportunidade para sensibilizar a sociedade sobre a importância do Aleitamento Materno”, completa a médica.
A especialista lembra que o colostro, nos primeiros dois a três dias de vida, é o suficiente para nutrir e hidratar recém-nascidos saudáveis. Além disso, o leite materno é uma fonte sustentável de alimento que também ajuda a reduzir os custos do sistema de saúde, minimizando o tratamento de doenças na infância e em outras fases da vida, contribuindo para a melhoria da nutrição, educação e saúde da sociedade.
*Sobre a Afya-A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa "Liderança com ImPacto", do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar.
Em Fortaleza, além de Ginecologia, a Afya dispõe de educação continuada em outras 17 especialidades: Clínica em Dor, Psiquiatria, Cardiologia, Dermatologia, Medicina Intensiva Adulto, Psiquiatria da Infância, Reumatologia, Endocrinologia, Pediatria, Geriatria, Ultrassonografia, Valvopatia, Nutrologia, Gastroenterologia, Neuropediatria, Ginecologia e Ecocardiografia.
A Afya Educação Médica Fortaleza está localizada na Rua Vicente Linhares, 500, Térreo, Loja 01 - Aldeota.
Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Comentários
Postar um comentário