Pular para o conteúdo principal

Campanha oficial começa com alta de 50% nas menções a presidenciáveis nas redes

Dada a largada oficial para as candidaturas, fechou-se o período de pré-campanha com a mobilização petista para o registro de Lula como candidato, em Brasília, nesta quarta-feira (15).

O ex-presidente, que desde a prisão em abril perdia espaço como engajador dos debates eleitorais, com Bolsonaro como principal beneficiário, nesta quarta obteve 223,7 mil menções no Twitter, superando as 202,9 mil referências ao deputado federal do PSL, mostra nova edição do DAPP Report – A semana nas redes. A discussão sobre Lula foi intensamente movida pela polarização, a partir das manifestações positivas da militância à esquerda e das demonstrações de rejeição dos grupos anti-PT, que ainda respondem pelos dois grupos mais orgânicos do mapa político das redes sociais no Brasil

Com engajamento focado na reiteração da legitimidade da presença de Lula no páreo, o debate petista permanece, no entanto, com baixa interlocução com as demais agendas e posições dos outros candidatos. Com Bolsonaro à frente, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e Marina Silva estão se reposicionando a partir de propostas e interações próprias, procurando se afastar dos dois grupos centrais da polarização — o primeiro debate da TV, na Band, na última quinta-feira (9), evidenciou essa tentativa de descolamento. Afora Cabo Daciolo, cujo expressivo impacto nas redes sociais derivou de comentários irônicos e memes, Ciro isolou-se como destaque no Twitter, bem à frente de Alckmin e Marina, com debate fortemente atrelado a pautas econômicas. Desde então, o candidato do PDT persiste como terceiro candidato com maior volume de menções, depois de Lula e Bolsonaro.


Alckmin e Marina, porém, ainda não conseguem mobilizar o mesmo interesse de defensores e opositores, apesar da melhora de posição do tucano em relação aos últimos meses. E, considerando-se os dois principais "ausentes" do debate na Band, Lula e João Amoêdo, o candidato do Novo também obteve boa relevância na semana, por causa da intensa campanha partidária para que participe dos debates e do patrimônio que declarou ao Tribunal Superior Eleitoral ao registrar candidatura.



Mapa de interações - Foram coletados 4.173.862 tuítes e 2.814.015 retuítes sobre os candidatos à Presidência entre os dias 8 e 14 de agosto. Destes, 2.629.702 retuítes foram identificados como orgânicos no debate. O restante, 6,5% do debate (184.313 retuítes), foi identificado como advindo de perfis automatizados (robôs). O grupo com maior número de perfis identificados como robôs foi o azul escuro, com 437 perfis automatizados. No entanto, o grupo com maior número de interações geradas por robôs foi o vermelho: 10,6% foram feitas por contas automatizadas.


A partir apenas das interações orgânicas (excluídas as geradas por robôs) encontradas, foi construído um mapa que mostra como o debate foi dividido em cinco grupos distintos. O grupo azul escuro é o que mais gera conversa, apesar de não ser o grupo com maior número de perfis. Em média, são produzidos cerca de 15 retuítes por usuário. O segundo grupo com perfis mais ativos foi vermelho, com uma média de 10 retuítes por usuário.

Grupo Rosa - Foi o grupo que mais agregou perfis durante a última semana, totalizando 35,8% das contas em debate. No entanto, foi apenas o segundo grupo que mais gerou debate (23,8% das interações), ficando atrás do grupo azul escuro. Em termos de média de retuítes por usuário, o grupo ficou em quarto lugar, com 4 retuítes por usuário. De forma geral, o grupo não possui alinhamento político claro, apesar de compartilhar muitas críticas ao candidato Jair Bolsonaro. O tom das publicações do grupo é jocoso e irônico, com mensagens que fazem piadas sobre os candidatos à Presidência. Por conta disso, o principal influenciador do grupo é o perfil @sensacionalista.

Grupo Laranja - Foi o segundo maior grupo em termos de perfis agregados (25,4%) e o quarto em termos de interações (7,8%). O grupo teve uma média de retuítes por usuário de 1,8 — a menor entre os grupos encontrados. De forma similar ao grupo rosa, o laranja também não possui alinhamento partidário claro, fora uma ampla rejeição ao candidato Bolsonaro, e compartilha muitas mensagens em forma de piada. Ademais, o grupo apoia pautas convencionalmente progressistas, como feminismo, aborto, condenação do machismo, homofobia e racismo, dentre outros.

Grupo Azul Escuro - O grupo azul escuro foi o terceiro com maior número de perfis agregados (17,2%). Apesar disso, foi o grupo que fez mais "barulho", gerando 44% das interações — quase o dobro de conversas do grupo rosa, que estava em segundo lugar. Na média, cada perfil do grupo fez 15 retuítes, o número mais alto entre os grupos. Os tuítes mais compartilhados pelos perfis do grupo demonstram apoio a Bolsonaro, principal influenciador do grupo. As publicações falam da aparição do candidato no debate da Band, além de acusarem o Twitter pelo desaparecimento de tuítes e hashtags a favor do candidato nos Trending Topics. Esse fato foi considerado "falso" pela Agência Lupa, parceira da FGV DAPP.

Grupo Vermelho - Foi o quarto em termos de perfis agregados (10,5%) e o terceiro que mais gerou interações durante o período (17,8%). Em termos de média de retuítes por usuário, o grupo ficou em segundo lugar, atrás apenas do azul escuro, com uma média 10 retuítes por perfil. O grupo é alinhado à esquerda, e tem como influenciadores perfis como Lula e Guilherme Boulos. De forma geral, o grupo fala muito sobre a candidatura do ex-presidente Lula e sobre o debate da Band, compartilhando os melhores momentos, além de mobilizar um meme que surge a partir da fala de Cabo Daciolo sobre o plano da URSAL.

Grupo Azul Claro - Foi o que menos agregou perfis (8,3%) e menos gerou debate (6,13%), mas foi o terceiro com maior média de retuítes por usuário (4,4). O principal influenciador do grupo é o candidato João Amoêdo, seguido pelo humorista Danilo Gentili. O grupo, de forma geral, demonstra apoio a Amoêdo e ao partido Novo, além de compartilhar piadas sobre os demais candidatos à Presidência, como Ciro Gomes, Marina Silva e Alckmin. O grupo possui um viés liberal nas pautas que defende, principalmente no que tange à manutenção de um Estado pequeno.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em