Pular para o conteúdo principal



Mirandinha relembra trajetórias da carreira

Centroavante clássico com características especiais, como velocidade e o chute forte. Primeiro brasileiro a ter atuado no futebol inglês, defendendo o Newcastle, Mirandinha carrega junto de sua carreira inúmeras conquistas pessoais, alegrias pelos gols feitos e histórias com os amigos que fizera. De goleador no Palmeiras a técnico campeão no Fortaleza, Francisco Ernandi Lima da Silva contou um pouco de sua história nos campos brasileiros e ingleses. 


– Posso dizer que tive uma carreira vitoriosa em termos de clube. Botafogo, Fortaleza, Corinthians, Cruzeiro, Náutico em 1983 e 1984, quando fui convocado para a Seleção Brasileira. O Palmeiras, que foi o grande clube da minha carreira no Brasil, onde fiz muitos gols, sai dali para a Inglaterra, Seleção Pré-Olímpica de 1987, Seleção Brasileira principal. Uma carreira muito vitoriosa, de muitas conquistas e amizades. Mas no geral fico feliz por acreditar que sempre dei o meu melhor em todas as equipes que participei – destacou.

Mirandinha defendeu o Palmeiras entre 1986 e 1990. A temporada de 1986, aliás, foi uma das mais artilheiras da carreira do craque, na qual balançou as redes 46 vezes. Apenas Evair fez mais gols em um único ano na história do Palmeiras, com 53 em 1994. Nesse mesmo ano, em duelo contra o Fortaleza, Mirandinha marcou três vezes na goleada por 6 a 0, no Campeonato Brasileiro.

– Essa passagem de 86 foi bem marcante pra mim. Eu nunca tinha jogado contra o Fortaleza, sempre a favor. Foi um jogo bem atípico com duas situações bem curiosas. A primeira foi que o Basílio, junto com a garotada do Fortaleza, disse para não se preocuparem pois ele cuidaria de mim, que iria dar duas chegadas em mim e eu iria lá pra trás armar. Só fiquei sabendo disso quando fui no vestiário, quando aconteceu a segunda coisa, pois eu levei 14 camisas do Palmeiras para presenteá-los e foi uma festa no vestiário, foi muito bacana ver o carinho deles mesmo depois do jogo – relembrou o artilheiro.

Correndo na Terra da Rainha - Uma transferência inesperada não só para o jogador mas para todo o país em virtude do mercado inglês, até aquela oportunidade, não absorver contratação de sul americanos. Se as portas para brasileiros eram fechadas no futebol inglês, naquele momento, a abertura se deu após um golaço com a camisa da Seleção Brasileira, em um amistoso contra a Inglaterra. Foi ai que Mirandinha ficou famoso na Terra da Rainha e se tornou o primeiro brasileiro na primeira divisão Liga Inglesa ao defender as cores do Newcasttle.

– Para qualquer profissional de futebol seria um momento de muita satisfação e de muita alegria. Pra mim não foi diferente. Eu tive a felicidade de me tornar o primeiro brasileiro a jogar na Liga principal da Inglaterra. É uma marca que vai me carregar até enquanto eu estiver aqui. Mas eu fico feliz com isso e acho legal que eu sempre sou lembrado. Fico muito feliz por tudo que construí – destacou o cearense, em entrevista exclusiva para o site da CBF. 

A vida de técnico - Jogando em clubes cearenses, Mirandinha só foi campeão estadual uma vez, com o Fortaleza em 1991. Em 1996, depois de nova passagem pelo Tricolor de Aço, resolveu voltar para o Ferroviário. Já com seus 36 anos, se aposentou no Ferrão acumulando as funções de jogador e treinador. Foi contratado em 2008 para trabalhar nas categorias de base e, depois de um título estadual da terceira divisão com o Aracati, foi convidado para ser auxiliar permanente do Fortaleza. Após noventa dias no cargo, o treinador foi demitido e assumiu time. Ganhou os três primeiros jogos e o efetivaram como treinador da equipe principal, conquistando o segundo turno do cearense e a grande final diante do Ceará.

– Acredito que foi muito bacana pra mim. Eu sonhava em dirigir o Fortaleza, meu time de coração no meu estado. Foi uma passagem muito boa, eu tive 77% de aproveitamento e me consagrei como o segundo treinador cearense a ter sido campeão como treinador e como jogador. São feitos que a minha carreira me proporcionou que só me da alegria e satisfação pessoal que realmente tive uma carreira de muito sucesso – comentou Mirandinha.

Sua carreira foi marcada por amizades, lealdade e, segundo o ex-jogador, se doando 100% todos os jogos (foto Fabiane de Paula)

Lembranças da carreira - Mesmo quando se transferiu de volta para o Brasil, Mirandinha não deixou de ser uma referência. Negociações como a de Rodrigo Beckham que jogou no Botafogo. Francisco fez um contato com um ex-companheiro de Newcastle e acabou que o negócio foi realizado. Rodrigo se transferiu para o Everton. Mirandinha se recordou que a primeira partida do Rodrigo no clube ele estava no estádio e, além dele, teve a oportunidade de ver o primeiro jogo do Rooney, que naquele jogo estreou pelo profissional.

– Eu quando sai do Newcastle e vim pro Brasil sempre fui procurado por companheiros de profissão perguntando como é a vida na Inglaterra. Várias situações que tive participação, mas não como agente, pois nunca fui, nunca tive procuração de jogador nenhum pra trabalhar ou coisa parecida, até porque como treinador acho que não cai bem, coisa que tenho como lição de grandes mestres. Nunca participei de transações diretamente, apenas em indicação ou situações dessa natureza – comentou.

Dos 565 gols em jogos oficiais do ex-jogador, um foi o mais especial. Não somente por ser bonito, mas por ter sido no jogo, considerado pelo próprio, o mais importante de sua carreira no Palmeiras.

– Pra mim o grande jogo da minha carreira pelo clube foi diante do São Paulo, no Morumbi, no qual eu e o Careca fizemos uma aposta e badalamos o jogo pra lotar o Estádio. E ficou decidido que se eu fizesse gol e ele não, ele pagaria um caminhão de cestas básicas para as casas André Luiz. E se ele fizesse e eu não os papéis seriam invertidos. Graças a Deus o jogo foi 2 a 2 e eu fiz um gol em cima da defesa do São Paulo que era muito forte – concluiu.

Com informações da Assessoria de Imprensa da CBF.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...