O 21 DE JULHO na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
1671 - Assume o Governo da Província do Ceará, Jorge Corrêa da Silva.
1849 - Publicado, em Fortaleza, o jornalzinho O Brado Natalense, para defesa dos interesses do Partido Conservador do vizinho estado do Rio Grande do Norte, tendo por divisa as palavras Acuit est penetret. Era impresso por Bernardo José de Melo e publicado na Tipografia Americana, na Rua do Quartel (hoje Rua General Bezerril).
1671 - Assume o Governo da Província do Ceará, Jorge Corrêa da Silva.
1849 - Publicado, em Fortaleza, o jornalzinho O Brado Natalense, para defesa dos interesses do Partido Conservador do vizinho estado do Rio Grande do Norte, tendo por divisa as palavras Acuit est penetret. Era impresso por Bernardo José de Melo e publicado na Tipografia Americana, na Rua do Quartel (hoje Rua General Bezerril).
1861 - Morre, no Rio de Janeiro, o senador Antônio José Machado, cearense de Fortaleza nascido em 14 de outubro de 1809 que foi Chefe de Polícia do Ceará por duas vezes. Foi deputado provincial e geral e senador do Império.
1882 - Encontra-se em Fortaleza, no Teatro São Luís, na esquina da Rua da Misericórdia (Rua João Moreira) com Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco), o maestro Antônio Carlos Gomes, de fama internacional.
1885 - A Capitania do Porto tem novo comandante, assume o capitão-tenente Manuel Augusto de Castro Menezes, substituindo o capitão de fragata Antônio Severiano Nunes.
1890 - Publicado, em Fortaleza, o jornal político O Estado do Ceará, em substituição à Gazeta do Norte. Foi órgão da União Republicana, partido da coligação Acioly-Aquiraz. Depois se fundiu com o Libertador, transformando-se no A República. Funcionava na Rua Senador Pompeu, 100.
1912 - Inaugura-se o Prédio Vicentino, da Sociedade de São Vicente de Paulo, na Rua Jaime Benévolo, 51, na Praça Coração de Jesus, com uma bonita alegoria pintada por Raimundo Ramos Filho (R. Ramos) “Ramos Cotoco”, no salão principal, pintura que desapareceu com as reformas realizadas nas administrações posteriores.
1926 - Circula em Fortaleza o primeiro número um do jornal O Ceará... Moleque, de orientação humorística redatoriado por Juvenal e Rabelais. Era semanal.
1930 - Morre, no Rio de Janeiro, o professor João Batista Vieira, lente da Faculdade de Direito do Ceará.
1930 - Os padres lazaristas da Casa das Missões, do Benfica, convidam a sociedade fortalezense para se fazer presente à inauguração do Salão de São Vicente de Paulo para aulas de catecismo e diversões, sob orientação dos padres Lazaristas. Durante a solenidade, será levado a efeito pelo ''Grêmio Pio X'', a festejada peça Meninas de Hoje.
1935 - Morre, em Fortaleza, aos 68 anos de idade, o educador Joaquim da Costa Nogueira (Joaquim Nogueira), antigo diretor do Instituto de Humanidades fundado em 1904, e depois do Colégio Nogueira. Era cearense de Aquiraz nascido a 28 de dezembro de 1866. É hoje nome de rua em Fortaleza.
1955 - Falece em Sobral, aos 83 anos de idade, o coronel Alcebíades Dracon Barreto, antigo diretor do Colégio Militar e comandante do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC. Era cearense de Sobral nascido em 21 de novembro de 1881.
1956 - Chega no porto de Fortaleza, um navio norte-americano trazendo mil toneladas de leite em pó do Fundo Internacional de Socorro à Infância - FISI, das Nações Unidas, conhecido como leite do FISI.
1956 - Primeira apresentação das duplas de policiais chamadas Cosme e Damião, no Estádio Presidente Vargas.
1960 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, o coronel Luís Abner de Sousa Moreira, substituindo o coronel José Ribamar de Miranda.
1962 - Inaugura-se em Fortaleza o Estádio Alcides Santos, do Fortaleza Esporte Clube, no Pici.
1964 - Por determinação de sua diretoria, cerra as portas o Banco União S. A., que tinha o lema: “prende à terra o dinheiro da terra”. A Sumoc decreta intervenção, designando José Bandeira de Melo como interventor até o final da liquidação judicial das contas. Houve grande celeuma no comércio de Fortaleza. Funcionava na Rua Floriano Peixoto, 397, nos baixos do Palácio do Comércio, onde hoje existe uma agência do Banco Itaú.
1969 - Repercute em Fortaleza a chegada do homem na Lua, fato transmitido através da televisão.
1972 - Começa com a presença de mais de 3 mil universitários os XXIII Jogos Universitários Brasileiros.
1974 - Abre-se em Fortaleza o IX Seminário Brasileiro de Esperanto.
1974 - Realiza-se a VII Regata Dragão do Mar, competição entre jangadas já tradicional em praias cearenses. O 1º lugar na classe de jangadas de madeiras foi da jangada Cláudia II e na de piúba, foi a jangada Pião.
1974 - A atleta cearense Aline Amora ganha Medalha de Ouro para o Ceará nos Jogos Universitários que se realizam em Vitória (ES), na prova de 100 metros nado livre.
1976 - Morre o professor Valfrido Teixeira Chagas (Valfrido Chagas), catedrático da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará - UFC nascido em 10 de fevereiro de 1904 em Iguatu. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz.
1978 - Inaugurada a Pinacoteca da Empresa Cearense de Turismo - Emcetur.
1981 - O comandante do IV Exército, general Florimar Campelo, faz suas despedidas do Ceará, no quartel do 10ºGAC, em virtude de sua transferência para a reserva.
1981 - Morre, aos 84 anos de idade, o escritor cearense de Fortaleza, radicado no Rio de Janeiro, Herman de Castro Lima (Herman Lima), autor entre outros de Tigipió, História da Caricatura no Brasil, Imagens do Ceará e Outras terras e outras gentes. Nascera em Fortaleza em 11 de maio de 1897.
1988 - Morre, aos 75 anos incompletos, o ex-deputado, advogado Manuel Gomes Sales, cearense de Acaraú nascido em 26 de julho de 1913.
1988 - O Banco Central determina a fusão do BEC com o Banco de Desenvolvimento do Ceará (Bandece), resultando somente no Banco do Estado do Ceará (BEC).
1988 - Falece, em Fortaleza, Waltério Alves Cavalcante (Waltério Cavalcante), proprietário das indústrias Wal-Can, iniciada com um café expresso na esquina da Rua Floriano Peixoto, 703 com Travessa São Francisco (hoje Rua Perboyre e Silva, 30).
1996 - Assume o Arcebispado de Fortaleza, dom Cláudio Hummes.
1999 - A desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), recebe, a Medalha Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza, em solenidade realizada no Auditório Ministro Francisco Cláudio de Almeida Santos, no Cambeba.
1999 - Partida decisiva do Campeonato Cearense de Futebol, no Estádio Plácido Aderaldo Castelo “Castelão”, quando se confrontam o Ceará Sporting Clube e o Juazeiro, partida que termina empatada em 0x0, mas que dá o título ao Ceará Sporting Club que assim é, pela segunda vez, Tetracampeão.
2000 - Morre, na madrugada, no Hospital Santa Isabel, em Salvador, Bahia, o artista plástico Floriano Teixeira, aos 77 anos de idade. Era maranhense de Cajapió nascido em 1923.
2004 - O professor e arquiteto José Liberal de Castro é homenageado, à noite, em solenidade no Palácio da Abolição, com a Medalha José de Alencar, concedida pelo Governo do Estado, em reconhecimento ao seu trabalho pela preservação da cultura e do patrimônio histórico cearense. A medalha é entregue na abertura da semana de atividades em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural Cearense, que transcorre em 30 de julho. A comenda, instituída pela Lei 9.790/73, já foi entregue a 23 personalidades.
2005 - Falece, aos 68 anos de idade, vitimado por uma cirrose, o ex-ponta direita do Ceará Sporting Clube, Carlos Alberto Bassalo das Neves, o Carlito (foto - o último a esquerda), que fez parte de uma geração de atletas que amava a camisa que vestia acima de tudo. O corpo do ex-jogador, que era funcionário do Ceará e estava enfermo há vários meses, é velado durante toda a noite no Estádio Carlos de Alencar Pinto. No dia seguinte, às oito horas, o padre Gotardo Lemos celebra missa de corpo presente no Cemitério São João Batista, onde Carlito é enterrado. Carlito nascera em Teresina e jogava pelo River-PI quando foi contratado pelo Ceará, em 1959. Desde 1966 que Carlito morava com a família na Rua Major Weyne, por trás da sede do Alvinegro. Até ser internado, ele fazia questão de ir diariamente para trabalhar ou simplesmente dar um passeio. Teve um filho jogador: Totonho.
2018 - Morre, à tarde, aos 72 anos de idade, o jornalista José Carneiro Rangel (José Rangel), que foi repórter, editor e colunista social do jornal O Povo. Era jornalista formado no Centre de Formation ET Perfectionnement dês Journalistes, em Paris e diplomado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará - Universidade Federal do Ceará - UFC Trabalhou ainda na TV Diário e TV Verdes Mares e no jornal O Estado. O velório acontece na Funerária Ternura e o sepultamento no Cemitério Parque da Paz. Nascera em Sobral, CE, em 1946.
Comentários
Postar um comentário