Eis o Arquivo Nirez para este 13 de abril na História do Ceará:
- 1726 - Instalada a Vila da Fortaleza de Nossa Senhora d’Assunção do Ceará Grande, desmembrada do Aquiraz, pelo capitão-mor Manuel Francês, o qual elegeu para juízes ordinários e vereadores da Câmara Antônio Gomes Passos, Clemente de Quevedo, Jorge Corrêa da Silva, Pedro de Moraes e Souza e João da Fonseca Machado. Mas a disputa sobre qual vila seria a cabeça continuou. Em 1760 uma carta régia resolve que a vila de Aquiraz seria a cabeça da Comarca. Hoje a cidade é administrada pelo perfeito José Sarto Nogueira (PDT).
- 1801 - Toma posse como Provedor e Corregedor da Comarca, Manuel Leocádio Rademaker, que já exercia o cargo de Ouvidor.
- 1865 - Segue no vapor Tocantins tropa da Força Policial formada por 170 praças e 9 oficiais, sob o comando do major José Fernandes de Araújo Viana rumo à Campanha do Paraguai.
- 1866 - Surge a Associação Comercial do Ceará, presidida por Henrique Kalkmann.
- 1876 - Morre, em Fortaleza, aos 61 anos de idade, o bacharel e literato Pedro Pereira da Silva Guimarães, cearense de Aracati nascido em 29 de junho de 1814, que foi presidente do Poder Legislativo em 1855.
- 1920 - Morre o poeta, prosador, humorista e desenhista chargista, José Gil Amora (Amorinha), cearense de Fortaleza nascido em 18/02/1883.
- 1933 - Falecimento do farmacêutico José Teófilo Gaspar de Oliveira, preparador do gabinete de física do Liceu do Ceará.
- 1936 - Lançada a pedra fundamental, na gestão do prefeito Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne), da Vila Monsenhor Tabosa, composta de 120 casas para funcionários de baixa renda. Ficava ao lado do antigo Matadouro Modelo, local hoje ocupado pelo Colégio Paulo VI. Ainda existem muitas das casinhas.
- 1938 - Fundada por Arnaldo Pacheco de Medeiros, a Empresa Irradiadora de Publicidade, serviço de dois alto-falantes colocados na Praça do Ferreira, levando à população noticiário e programa musical, além do propagandas. Foi o precursor da FM Centro que incomodou os frequentadores do centro de Fortaleza com sua poluição sonora.
- 1940 - Raimundo de Alencar Araripe, prefeito de Fortaleza, assina decreto dando a denominação de Rua América à via pública desta capital, que se inicia na parte sul da Praça Humberto de Campos (hoje Praça Delmiro Gouveia), prolongando-se em direção a oeste, e que tinha a denominação de Rua Paraíba. A denominação em apreço é uma homenagem ao cinquentenário da União Panamericana. Depois esta via denominou-se Rua Moacir Weyne e hoje chama-se Rua Major Weyne.
- 1941 - Instalação do Circulo Operário Cristo Rei, que funciona numa das dependências do Cine Santos Dumont, na Rua Franklin Távora na Praça da Bandeira.
- 1945 - Morre, afogado em uma lagoa nas cercanias de Fortaleza, o jovem Lauro Moreira de Oliveira, funcionário do Banco dos Proprietários.
- 1947 - Morre, às 2h, com a idade de 47 anos, o padre lazarista Pedro Perdigão Sampaio (Padre Perdigão Sampaio), professor do Seminário, diretor das Vocações Sacerdotais, cearense de Palmácia. Nascera em 19/05/1900.
- 1947 - Funda-se, em Fortaleza, o Centro dos Economistas do Ceará.
- 1952 - Posse a nova diretoria do Jabaquara Atlético Clube, formada por: Presidente - Osvaldo Leite de Pontes; Primeiro Vice - Hilário Maia da Cunha; Segundo Vice - Vicente Róseo de Oliveira; Secretário Geral - Valfrido Coelho; Primeiro Secretário - Eugênito Rodrigues; Segundo Secretário - Luís Gonzaga; Orador - Heronides Maia da Cunha; Primeiro Tesoureiro - Murilo Parente Menezes; Segundo Tesoureiro - Paulo Rodrigues Viana; Diretor Geral de Esportes - tenente Stephesson Santos Bezerra. Comissão de Sindicâncias - João Crescêncio, Hélio P. Guimarães e Hindemburgo Vasconcelos. Comissão de Propaganda - Aliatar Bezerra, Francisco Afrânio de Lima Peixoto (Afrânio Peixoto), Aécio de Borba Vasconcelos, Tiago Otacílio de Alfeu, J. Arabá Matos e Geraldo Oliveira.
- 1952 - O Arcebispo Metropolitano Dom Antônio de Almeida Lustosa sagra, solenemente, o altar de Nossa Senhora de Fátima, na Igreja do Cristo Rei.
- 1953 - A Praça do Ferreira passa a ser iluminada com lâmpadas fluorescentes, no exato dia em que Fortaleza completa 350 anos - Naquela época a data anual era outra.
- 1953 - É entregue ao tráfego a Rua Samuel Uchoa, no Jardim América, unindo a Avenida João Pessoa à Avenida 14 de Julho (hoje Avenida Gomes de Matos, com uma extensão de mais de um quilômetro. É homenagem ao médico e jurista Samuel Felipe de Sousa Uchoa (Samuel Uchoa).
- 1953 - Dia do Município, realiza-se a abertura do IX Salão de Abril, promoção anual patrocinada pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas-SCAP, na época sob direção do artista plástico Nilo de Brito Firmeza, o Estrigas e Prefeitura Municipal de Fortaleza, que tinha como prefeito Paulo Cabral de Araújo. O local foi o salão térreo, baixos do novo Edifício Sul América, esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Pará, olhando para o Abrigo Central, onde esteve recentemente a Miami Bolsas e hoje existe uma farmácia. Concorreram ao Salão os artistas Álvaro Vidal Gurgel, Anquizes Ipirajá, Carlos Pamplona, Guilherme Clidenor de Moura Capibaribe (Barrica), Floriano Teixeira, Francisco Góes Monteiro, Francisco Lopes Freire (F. Lopes), Francisco Matos, Heloísa Ferreira Juaçaba (Heloísa Juaçaba), Hermógenes Gomes da Silva, Jacira Alencar, Joaquim Arrais (J. Arrais), José Alfredo Garcia, José Eduardo Ribeiro Pamplona (Eduardo Pamplona), José Fernandes de Alencar (J. Fernandes), Lúcia Galeno, Maria de Castro Osório (depois Maria de Castro Firmeza) (Nice), Murilo Teixeira Rocha, Paulo Pamplona, Raimundo José Melo, Raimundo Garcia de Araújo, Raimundo Siqueira Campos (R. Kampos), Rubens de Azevedo, Alfredo Arme de Mustafa, e Zenon da Cunha Mendes Barreto (Zenon Barreto).
- 1954 - Inauguração, às 20h, em homenagem ao Dia do Município, com as presenças do governador Raul Barbosa e do prefeito de Fortaleza, Paulo Cabral de Araújo, o X Salão de Abril, promoção da Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP - dirigida por Artur Eduardo Benevides - e Prefeitura Municipal de Fortaleza, no salão da Companhia Importadora de Máquinas e Acessórios Irmãos Pinto - Cimaipinto, na Rua Major Facundo 364/372. A comissão organizadora era composta pelos artistas José Eduardo Ribeiro Pamplona (Eduardo Pamplona), Nilo de Brito Firmeza (Estrigas), Paulo Pamplona, Hermógenes Gomes da Silva, Raimundo Garcia de Araújo e Murilo Teixeira Rocha. A fita simbólica, dando como inaugurado o certame, é cortada pelo pintor e escultor José Rangel Sobrinho, numa homenagem aos seus méritos artísticos.
- 1956 - Em reunião, na Sala de Esportes do Ceará Rádio Clube, em Fortaleza, sob os auspícios do representante da Gazeta Esportiva, de São Paulo, Hermano Justa, é fundada a Federação Cearense de Atletismo.
- 1964 - Acontece o XIV Salão Municipal de Abril. O Salão de Abril, nascido em 1943 sob os auspícios da União Estadual dos Estudantes, voltou em 1946 patrocinado pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas-SCAP, até 1958, quando a associação desapareceu. Volta agora, em 1964, patrocinado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, mas com um erro na sua apresentação, que foi com a numeração XIV (14º), quando deveria ser XV (15º) e o erro continuou por muitos anos. O local da exposição foi um salão pertencente à firma Crasa C. Rolim Automóveis S. A., que tem o nome de Galeria SER, na Rua do Rosário, 45.
- 1966 - Instala-se em Fortaleza uma agência do Banco de Crédito Popular de Sobral S. A., depois Banco de Sobral S. A., na Rua General Bezerril , 70, baixos do Palácio do Comércio, esquina com Rua São Paulo. Havia sido fundado em Sobral, no dia 17 de maio de 1941. Em dois de dezembro de 1971, mudou a denominação para Banco do Ceará S. A/Bancesa.
- 1971 - Assume a direção do Museu Histórico e Antropológico do Ceará, o professor Osmírio de Oliveira Barreto (Osmírio Barreto), em solenidade presidida pelo Secretário de Cultura e Desporto Francisco Ernando Uchoa Lima, ao mesmo tempo em que o Museu inaugura sua nova sede em prédio na Avenida Barão de Studart nº 410/598, casa projetada pelo arquiteto prático José Barros Maia (Mainha), para residência do senador Fausto Augusto Borges Cabral (Fausto Cabral), em 1951 e que estava servindo, até então, de residência oficial e sede do Governo Estadual, sendo desapropriada. Hoje chama-se Museu do Ceará e está na Rua São Paulo no Palácio Senador Alencar.
- 1973 - Toma posse a nova diretoria da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará-APEOC, tendo à frente, mais uma vez, o professor Francisco Brilhante Teixeira, reeleito.
- 1974 - Em solenidade no Palácio da Abolição, com a presença do governador César Cals de Oliveira Filho, é empossado o novo Diretor Geral do Departamento Autônomo de Estrada de Rodagem - DAER, engenheiro Amílcar de Castro e Silva.
- 1975 - Toma posse, na Chefia do 3º Distrito do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem-DNER, no Ceará, o engenheiro João Ferreira da Silva, em substituição ao engenheiro Amílcar de Moraes Fernandes Távora (Amílcar Távora), que estava no cargo desde 1961.
- 1976 - Abre-se, às 18h30, o XXVI Salão de Abril (deveria ser o XXVII), na Galeria Antônio Bandeira, promoção do Departamento Cultural da Secretaria de Educação e Cultura do Município.
- 1977 - Morre, à noite, vítima de desastre automobilístico, quando regressava à sua terra natal, Itapipoca, no quilômetro 84 da BR-222, o advogado e ex-deputado Antônio Perilo de Sousa Teixeira (Perilo Teixeira), aos 59 anos incompletos. Foi constituinte de 1947. Dirigiu a Imprensa Oficial do Ceará - IOce em 1946. Hoje é nome de rua no Genibaú. Nascera a 24/05/1913 em Itapipoca.
- 1977 - Inaugurada, às 10 horas, a 2ª loja do Varejão Supermercados S. A., na Avenida Francisco Sá, 4474, fazendo esquina com a Rua Doutor Theberge.
- 1978 - Às 18h, acontece a inauguração do XXVIII Salão de Abril (deveria ser o XXIX), homenagem ao pintor Otacílio Ferreira de Azevedo (Otacílio de Azevedo), um dos fundadores da Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, na Galeria Antônio Bandeira.
- 1979 - Inauguração do XXIX Salão de Abril (deveria ser o XXX), homenagem ao pintor Clóvis Costa, já falecido, na Galeria Antônio Bandeira, no subsolo da Praça do Ferreira.
- 1980 - No bairro de Vila União, é inaugurado o Parque Municipal do Opaia, em redor da lagoa do Opaia, próximo ao Aeroporto Pinto Martins.
- 1982 - Inicia-se, no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, RJ o III Encontro de Pesquisadores da Música Popular Brasileira, promovido pelo Instituto Nacional de Música da Funarte e Associação dos Pesquisadores de Música Popular Brasileira, com a presença do pesquisador cearense Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez). O Encontro estende-se até o dia 17, com um documento “Carta dos Pesquisadores”, cujo primeiro artigo diz: “Que a Discografia da Música Popular Brasileira - 1902-1964”, de autoria de Alcino de Oliveira Santos (Alcino Santos), Grácio Guerreiro Barbalho (Grácio Barbalho), Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) e Jairo Severiano, seja devidamente editada” e no artigo segundo: “Que seja hipotecado integral apoio ao trabalho de Nirez e ao mesmo tempo lançar um voto de repúdio ao prefeito municipal de Fortaleza, pelo descaso com que vem encarando o referido trabalho.”
- 1988 - Reinaugurada, após reforma, a Praça José de Alencar, sendo entregue ao povo novamente como praça, pois estava transformada apenas em terminal de ônibus.
- 1988 - Abre-se, às 19h30, o XXXVIII Salão de Abril (deveria ser o XXXIX), na Casa de Cultura Raimundo Cela, no Palácio da Luz, homenagem ao casal de artistas plásticos Nilo de Brito Firmeza (Estrigas) e Maria de Castro Firmeza (Nice). A promoção foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza, com apoio de Banco do Nordeste do Brasil - BNB, Varig-Cruzeiro, Cetusa Turismo, Cau-Cinema e Arte da UFC, Fundação Demócrito Rocha e Tiprogresso.
- 1992 - Realiza-se o XLIII Salão de Abril, homenageando o pintor Raimundo Garcia de Araújo, promoção da Fundação de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, no MAUC.
- 1993 - Morre, aos 79 anos de idade, o fotógrafo José Leitão, que por muitos anos gerenciou a Aba Film da Rua Barão do Rio Branco, 1000. Nascera a 27 de setembro de 1913.
- 2003 - Morre em Fortaleza, vítima de infarto fulminante, aos 77 anos, Frei Guido Vieira, responsável por ouvir as confissões das tardes no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Fortaleza. A comunidade católica se despe desse significativo membro, que teve seu corpo sepultado às 17h do dia seguinte, no Parque da Paz, após missa em homenagem ao frei Guido, presidida pelo arcebispo Dom José Antônio e concelebrada por 20 sacerdotes.
- 2004 - Inaugurado oficialmente, pelo prefeito Juraci Vieira Magalhães (Juraci Magalhães), o primeiro trecho da Via Expressa, com extensão de 3,8 quilômetros. Também chamada de Avenida do 5º Centenário, o trecho da via aberto ao tráfego com início na Avenida da Abolição, no Mucuripe, indo até a Avenida Pontes Vieira, no Dionísio Torres, com sérios problemas no cruzamento com a Avenida Padre Antônio Tomas, à 30m da solenidade de inauguração. Na verdade a via nada tem de expressa, pois tem vários cruzamentos com semáforos além de estreitamentos para entradas à esquerda e atravessa até a linha de trens.
- 2010 - Morre, aos 87 anos de idade, o escritor e médico pediatra Vinicius Antonius Holanda de Barros Leal (Vinicius Barros Leal), especialista na história eclesiástica do Ceará. Vinicius nascera em Baturité , em 16 de outubro de 1922. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
- 2013 - Falecimento, no Hospital de Messejana, aos 91 anos de idade, da artista plástica Maria de Castro Firmeza (Nice Firmeza), esposa do também artista plástico Nilo de Brito Firmeza (Estrigas). Seu corpo é velado na Funerária Alvorada, em Parangaba e o enterro ocorre no dia seguinte No Cemitério de São João Batista. Nice havia sido internada com pneumonia, comprometimento de um dos pulmões, paralisando depois os rins. A causa morte foi falência múltipla dos órgãos. A artista ingressou na Sociedade de Artes Plásticas - SCAP em 1950, onde conheceu Estrigas, casando-se em 1961. Foi e primeira mulher a integrar a SCAP. Participou do Salão de abril nos períodos 1951 a 1958, 1968 a 1971 e em 1978. Participou também da mostra inauguratória do Museu de Arte da Univerdidade do Ceará - MAUC, em 1961. Maria da Castro Firmeza (Nice Firmeza) nascera na cidade de Aracati, CE, em 18 de julho de 1921.
Comentários
Postar um comentário