- O Arquivo Nirez para 31 de janeiro na História de Fortaleza:
- 1842 - Instalada a Chefatura de Polícia do Ceará criada por Lei de 3 de janeiro de 1841, já com a denominação de Secretaria de Polícia do Ceará, no prédio assobradado entre a Rua Pará, Rua Floriano Peixoto e Rua Guilherme Rocha, onde funcionava a Intendência Municipal.
- 1888 - Realiza-se, sob a presidência de Dom Joaquim José Vieira, o I Sínodo da Diocese de Fortaleza.
- 1889 - Publicado, em Fortaleza, o primeiro número de "Tribuna Comercial", órgão do Clube Comercial Cearense, Editado por Cunha Ferro & Companhia, dirigido por Sérvulo Juaçaba e redatoriada por Manuel Simões e João Joaquim Simões. Tinha tipografia própria na Rua Formosa nº 33 (hoje Rua Barão do Rio Branco).
- 1912 - Ato do Governo Estadual muda o nome do Batalhão de Segurança para Batalhão Militar do Ceará que é reorganizado. Hoje é a Polícia Militar do Ceará.
- 1921 - Fundada em Fortaleza a Farmácia Normal, na Rua Major Facundo, 220, na Praça do Ferreira, propriedade de Jaime Studart. No início do século houve uma Farmácia Normal, do farmacêutico João Lourenço de Castro Silva.
- 1924 - Acontece a inauguração da chancelaria e festa de recepção pelo Consulado de Portugal no Ceará e Rio Grande do Norte, na Rua Major Facundo, 216 (antigo), na Praça do Ferreira, nos altos da Farmácia Normal. O novo cônsul Júlio do Amaral assumiu no dia 15.
- 1931 - Morre, em Fortaleza, aos 84 anos de idade, o juiz Plácido de Pinho Pessoa, ex-deputado estadual. Era nascido em Granja, CE, a 9 de maio de 1846.
- 1933 - Circula o primeiro número do jornal "A Rua", sob direção do jornalista Antônio Paes de Castro.
- 1938 - Morre, em Fortaleza, vítima de septicemia, Américo Marães Picanço (Américo Picanço), lente da Faculdade de Farmácia e Odontologia e irmão do médico Jurandir Picanço.
- 1939 - Instalado o Colégio Floriano sob a direção do professor Raja Gabaglia. Nasceu do Colégio Militar do Ceará, que ao encerrar as atividades em 1938 passou seu acervo para o Ministério da Educação que o transformou em Colégio Floriano.
- 1940 - Incêndio, na Praça Capistrano de Abreu (atual Praça Valdemar Falcão), na Mercearia Ceará, de José Falcão e Joaquim Monteiro.
- 1940 - A Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, fundada em 12 de março de 1916, por iniciativa particular, é reconhecida, federalizando-se.
- 1941 - O interventor federal Francisco de Menezes Pimentel designou o advogado Antônio Catunda de Saboia para responder como interino pelo expediente da Diretoria Geral da Secretaria de Polícia e Segurança Pública em virtude do retorno do titular do cargo, capitão Manuel Cordeiro Neto, às fileiras do Exército.
- 1942 - Assume, no Rio de Janeiro, a direção da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS, o engenheiro Vinícius César Silva de Berredo (Vinícius Berredo), em substituição a Luís Vieira. Em sua gestão haveria a mudança da denominação da IFOCS para Departamento Nacional de Obras Contra as Seca DNOCS, em 28 de dezembro de 1945.
- 1942 - Morre, em Fortaleza, aos 68 anos de idade, o capuchinho Frei Cirilo de Bergamo. Chegara no Ceará em 1898, com 24 anos de idade.
- 1946 - Muda de comando a Força Policial do Ceará, quando assume o coronel Francisco das Chagas Nogueira Caminha, substituindo o coronel Luís Rodrigues Barroso, ambos pertencentes àquela corporação.
- 1947 - Começa a circular a revista Marajaig, fundada e dirigida pelo professor Romão Nogueira Filgueira Sampaio, diretor do Instituto Valdemar Falcão.
- 1951 - Tomam posse Raul Barbosa, no cargo de governador do Estado e Paulo Cabral de Araújo, no cargo de Prefeito, eleitos para o quadriênio 1951-1955. Raul Barbosa substitui ao desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa e Paulo Cabral a Acrísio Moreira da Rocha.
- 1951 - Morre, em Fortaleza, o coronel Damião Fernandes, aos 82 anos de idade, que foi gerente da Casa Albano e em 1931 fundou A Espingarda. Nascera no dia 27 de setembro de 1879, em Luís Gomes-RN, Hoje é nome de rua em Fortaleza.
- 1951 - Tomam posse, na Câmara de Vereadores de Fortaleza, José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe)(UDN), Américo Barreira (PL), Antônio Azim (PSD), Antônio Mendes (UDN). Francisco Edward Pires (PTB), Enoch Furtado (PTB), Francisco Paulo Holanda (Francisco Holanda) (UDN), Gutemberg Braun (PTB), João Alves de Albuquerque (João Albuquerque) (PTB), João César (PSD), José Barros de Alencar (UDN), José Martins (UDN), Lauro Brígido Garcia, Luciano Campos de Magalhães (Luciano Magalhães) (UDN), Maria Eulália (UDN), Raimundo Oséas Aragão (PTB), Raimundo Tavares (PSP), Raimundo Ximenes (PSD), Sebastião Baima (PSP), Segundiano Guimarães, Valdemar Figueiredo (PSP), ficando como suplentes José Júlio Cavalcante(PCB), Pedro Paulo Moreira (PR), Leôncio Botelho (PSP), Sebastião Gonçalves Ferreira , Francisco José dos Santos Novais (PSP), Vicente Rodrigues Sousa (PSP), Fernando Sobreira, Vinicius Barros Leal, Manoel Lima Soares “Neo”, Manoel Lima Bastos, Antônia Arimatéia, Francisco Ximenes, Carlos Cavalcante (Caio Cid), José Monteiro, José Cícero, Abner Brígido Costa (Doutor Bié), José Aluísio Correia e Francisco Cordeiro.
- 1953 - Circula o primeiro número do jornal "Folha do Povo", dirigido pelos irmãos Péricles Moreira da Rocha e Crisanto Moreira da Rocha. Redação e oficinas na Rua Senador Pompeu, 1122.
- 1953 - Inaugura-se a 1ª Lavanderia Pública de Fortaleza, no antigo Açude João Lopes, hoje Monte Castelo.
- 1953 - Inaugurado o Hospital de Isolamento em Porangaba.
- 1953 - Inaugura-se a urbanização da Praça Professor Serrano Bezerra, na Vila Antônio Bezerra.
- 1954 - No bairro de Porangabuçu é inaugurado o novo prédio, construído pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, do Grupo Escolar de Porangabuçu.
- 1954 - Inaugura-se o primeiro prédio construído na Cidade do Funcionário, pelo Instituto de Previdência do Estado do Ceará-IPEC.
- 1956 - Inaugura-se o andar térreo da Casa do Jornalista, edifício da Associação Cearense de Imprensa - ACI, com uma exposição. Fica na esquina da Rua Floriano Peixoto com Travessa São Francisco, hoje Rua Perboyre e Silva.
- 1964 - Aposenta-se a última locomotiva de tração a vapor do Ceará, uma Baldwin, a de número 30, que puxava o trem dos operários. Hoje encontra-se exposta na esplanada da Companhia Ferroviária do Nordeste, como peça de museu.
- 1965 - Inaugura-se a Praça Radioamador Teobaldo Scerne, na Avenida 13 de Maio, Rua Solon Pinheiro e a Rua Costa Araújo.
- 1970 - Inaugurado oficialmente o segundo canal de televisão de Fortaleza, TV Verdes Mares, canal 10, do Grupo Edson Queiroz, que estava em experiência desde o dia 23 de outubro de 1969. Iniciou com um telejornal de 20 minutos - apresentado por Giácomo Mastroianni, com a Chefia de Reportagem de Edmundo Gurgel Maia (Edmundo Maia); Direção de Telejornalismo de José Mardônio Sampaio de Menezes e redação de Cirênio Cordeiro e Tancredo de Sousa Carvalho Filho. Completa 52 anos de fundação.
A TV Verdes Mares completa, nesta segunda (31), 52 anos de história, com qualidade de transmissão e de programação que a tornam campeã de audiência no Estado*.
Para comemorar a data, o Sistema Verdes Mares (SVM) lança campanha institucional que traz como slogan o tema "Nossa melhor companhia é você", em referência aos mais de dois milhões de telespectadores alcançados, diariamente, com a programação da emissora cearense.
A estratégia de divulgação da campanha contemplará VTs, spots, no rádio; banners de internet e redes sociais, além de anúncios e mídia nos outleds dos terminais de Fortaleza.
- 'Este ano estamos lançando a campanha dos 52 anos da TV Verdes Mares e, nela, a gente caminhou no sentido de entender como a gente contou a história do cearense, como nestas mais de cinco décadas nós abraçamos a nossa cultura, a nossa população, sempre respeitando a nossa linguagem, o nosso momento e o principal: pensando sempre no Ceará como o grande protagonista de todo o nosso conteúdo, seja ele jornalístico ou de entretenimento", explica o diretor Comercial e Marketing do SVM, Erick Picanço.
Afiliada da Rede Globo no Ceará, a TV Verdes Mares atua em 118 municípios do estado com média de audiência domiciliar acima da soma de três concorrentes. A emissora opera no canal 10 (33 UHF digital) e garante 100% de cobertura dos municípios cearenses com a TV Verdes Mares Cariri, que também integra o SVM junto às rádios FM 93, Verdinha 810, Recife FM e Rádio Tamoio; jornal Diário do Nordeste; TV Diário; e portal G1 Ceará.
Fonte: Kantar Ibope Istar Analytics – Total de Indivíduos Rch%,Cov% – 06 às 30h | 01 a 30/01/2022 | Números base Atlas de Cobertura Globo CE1 População: 6.936.052
- 1975 - Inaugura-se, na Rua Franklin Távora, 500, o Museu de Minerais do Ceará, denominado oficialmente, Museu de Minerais do Ceará Professor Odorico Rodrigues de Albuquerque. Posteriormente mudou-se para a ex-Cadeia Pública, na Rua Senador. Pompeu, 350, no Centro de Turismo.
- 1980 - Morre, aos 68 anos de idade, em Fortaleza, o ex-deputado Sebastião Cavalcante, advogado, cearense de Quixeramobim nascido, em 18 de setembro de 1911.
- 1986 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores-23BC, o coronel Rômulo de Oliveira Maciel, que substitui o coronel Raimundo Soares Bulcão.
- 1992 - Morre em Fortaleza o ex-vereador por três legislaturas, ex-deputado estadual, José Martins Timbó. Exerceu a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, substituindo eventualmente o prefeito. Nascera em Hidrolândia a 4 de setembro de 1919.
- 1992 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores-23BC, o coronel Antônio Carlos Pontes Barreto, em substituição ao coronel Francisco Flávio Nogueira Carneiro.
- 1997 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM muda de comando, quando assume o capitão de fragata José Carlos Quaresma Filho, que substitui Térsio Soares Souto, também capitão de fragata.
- 2000 - Inaugurada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Fernandes de Magalhães, na Rua Vital Brasil s/nº , no Bonsucesso.
- 2006 - Morre, em Fortaleza, o médico psicanalista Rômulo da Justa Teófilo Gaspar de Oliveira (Rômulo Teófilo), vítima de falência múltipla dos órgãos. Foi professor da Universidade Federal do Ceará-UFC. Nascera, em Fortaleza, em 13 de julho de 1925.
- 2008 - Morre, em Fortaleza, às 6h30, vítima de Câncer, o advogado e empresário do ramo gráfico Luiz Esteves Neto. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e sepultado no Cemitério Parque da Paz. Era um dos proprietários da Tiprogresso. Presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Nascera, em Fortaleza, em 21 dezembro de 1925.
- 2011 - O ator Nildo Parente, morre na madrugada no Hospital Silvestre, na região central do Rio de Janeiro, ele sofreu um AVC e estava internado há cerca de um mês. O velório acontece no dia seguinte no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio, será enterrado às 17 horas. Nascera em 1936, em Fortaleza, Ceará. Fez "Azyllo Muito Louco", "Tenda dos Milagres", "Memórias do Cárcere" e "Gabriela, Cravo e Canela", "Chico Xavier", de Daniel Filho, além de diversos papéis na televisão, como "Pátria Minha", "A Viagem", "O Dono do Mundo", "Vereda Tropical" e "Pai Herói".
- 2012 - O desenhista Álvaro Araújo Lourenço do Rio (Al Rio), é encontrado morto pela manhã, em sua residência, no bairro da Serrinha. As causas da morte não são divulgadas. Al Rio tinha 49 anos e participou no último fim de semana da primeira edição da ComicCon, realizada dentro do Sana Fest. Era cearense de Fortaleza nascido a 19 de maio de 1962.
Comentários
Postar um comentário