Pular para o conteúdo principal



Última Chácara Colonial em Fortaleza ameaçada de demolição


No Diário do Nordeste Digital-
Theyse Viana e Thatiany Nascimento, ceara@svm.com.br 

Na Avenida Mister Hull, ao lado do vai e vem frenético de veículos, mora uma senhora de 220 anos. Nasceu numa Fortaleza ainda Colonial, e boatos de que foi até anfitriã para Dom Pedro II por uma noite. Sabe-se lá. É fato, porém, que ela, a Chácara Salubre, está sob ameaça de morte. O último dos casarões da época pode ser demolido.

Com a estrutura condenada pela Defesa Civil municipal, a chácara, erguida em meados de 1800, ainda se põe de pé graças aos materiais artesanais resistentes com que se erguiam as construções do século XIX.

Os cômodos que já sediaram reuniões secretas contra a escravidão, lideradas pelo poeta e jornalista Antônio Bezerra de Menezes, estão hoje tomados por ruínas. Alvenaria desabada, telhado podre e móveis quebrados, símbolos de uma cidade que desvaloriza a própria memória.


A Chácara Salubre está em processo de tombamento provisório pela Prefeitura de Fortaleza, único recurso que ainda impede que os herdeiros vendam o local por milhões de reais a uma construtora.


Cândido Henrique, geógrafo, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/CE) e membro do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic) destaca que a chácara ainda preserva estruturas e traços da época colonial, sendo um 
documento vivo da História.

- O imóvel está parcialmente em ruínas, a família vive numa situação precária, não tem condições de mantê-lo. São 9 irmãos herdeiros, 2 deles ainda vivem lá, mesmo depois que a Defesa Civil condenou. Não têm pra onde ir, estão abrigados num quartinho”, diz Cândido.

-Todo esse mundo da Fortaleza-vila, rural, existe apenas nessa chácara. A memória está lá, preservada, e apesar do arruinamento da estrutura, a restauração é totalmente possível. Cândido Albuquerque-suuperintendente Iphan/Ceará 

Varanda da Chácara Salubre no século passado
Varanda da Chácara Salubre no século passado-Foto: Arquivo Iphan

Retrato de uma Fortaleza antiga-Móveis de madeira antiga, um fogão à lenha, pilares com detalhes clássicos sustentando a varanda espaçosa, tijolos brancos rústicos, banheiros separados da casa principal. O retrato de tudo o que não existe mais na Fortaleza “moderna” resiste na chácara do bairro Antônio Bezerra.

Reportagem do Diário do Nordeste de 1993, resgatada em arquivo pela equipe de pesquisa do Sistema Verdes Mares, já mostrava a preocupação de historiadores e pesquisadores com o destino do espaço, “para que não fosse mais um alvo de destruição do patrimônio histórico”. 

chácara salubre história
Foto: Arquivo Diário do Nordeste

Em 2000, outra matéria relembrou o nome do abolicionista Antônio Bezerra, dono da chácara que batizou o bairro vizinho, antes chamado de “Barro Vermelho”. Vinte anos depois, em janeiro de 2020, o previsível de concretiza, e a Prefeitura “toma conhecimento da possibilidade de venda do imóvel”, como aponta o parecer de tombamento.

Edição do Diário do Nordeste de 1992 relembra importância histórica da Chácara Salubre
Edição do Diário do Nordeste de 1992 relembra importância histórica da Chácara Salubre-Foto: Arquivo Diário do Nordeste

Miracy Ferreira Lima, de 72 anos, uma das herdeiras diretas da propriedade, relembra que algumas gerações "nasceram, cresceram e morreram" nas várias casas que havia dentro dos 2 mil m² da chácara.

- Todos nós, herdeiros, crescemos lá. A gente tinha vaca, cabra, boi, peru, galinha... Tinha açude, olho d'água, era um quarteirão inteiro. A família vivia da renda do sítio", rememora.


Indefinição-“A família quer uma resposta definitiva se vai ser tombado em definitivo ou não. Para restaurar e transformar num equipamento cultural público, é preciso que o poder público desaproprie o imóvel”, explica Cândido, superintendente do Iphan, acrescentando que “a construtora afirmou que só efetiva a compra do local se houver destombamento”.

Júlio Francisco, 74, e a irmã, Miracy Ferreira Lima, 72, dois dos herdeiros da Chácara Salubre
Júlio Francisco e a irmã, dois dos herdeiros da Chácara Salubre-Foto: Kid Júnior

Júlio Francisco da Silva Neto, de 74 anos, cuja avó deixou a chácara e as memórias como herança, afirma que a família só descobriu que a propriedade está tombada provisoriamente quando fez o levantamento da “papelada” para vendê-la à construtora interessada.

Um dos herdeiros do casarão, ele hoje mora numa quitinete no bairro Joaquim Távora, e afirma que “nenhum dos filhos tem condições de fazer a reforma, e não podem alugar, vender, cortar uma árvore, nada”. “Com a venda, podemos comprar uma casa ou viver num canto melhor”, ele projeta.

chácara salubre telhado
Foto: Kid Júnior

A reportagem questionou a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) se há pedido de tombamento definitivo do imóvel e se já há planos de como preservá-lo. Em nota, a Pasta informou que “acompanha a situação” e que o processo de tombamento provisório está em andamento.

- Visitas têm sido realizadas ao local, reafirmando constante diálogo com as proprietárias, para que a melhor definição seja encaminhada”, finaliza a Secultfor.

Comentários

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Morre Larissa Alves Dias

O Ceará Sporting Club lamenta, com profundo pesar, o falecimento, aos 29 anos, de Larissa Alves Dias torcedora desta agremiação, nesta sexta-feira (1/8/2925). O Clube solicitará, como homenagem póstuma, respeito ao minuto de silêncio no protocolo de início de partida entre Ceará e Flamengo, que acontece nesse domingo (3/8), às 18h30, na Arena Castelão. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o clube se solidariza, nesse momento de extrema consternação, com familiares e amigos de Larissa Alves.  - Nosso desejo é de conforto e amparo divino aos corações saudosos", destaca Nota do Ceará.  A família de Larissa Alves informa, que o Velório aconteceu, na Alvorada Funerais (Avenida Osório de Paiva, 255–Parangaba). O sepultamento foi no final da manhã deste sábado (2/8), no Cemitério Memorial Paz (BR 020, 743-Jardim Fortaleza-Caucaia-Ceará).

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Morre Larissa Alves Dias

O Ceará Sporting Club lamenta, com profundo pesar, o falecimento, aos 29 anos, de Larissa Alves Dias torcedora desta agremiação, nesta sexta-feira (1/8/2925). O Clube solicitará, como homenagem póstuma, respeito ao minuto de silêncio no protocolo de início de partida entre Ceará e Flamengo, que acontece nesse domingo (3/8), às 18h30, na Arena Castelão. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o clube se solidariza, nesse momento de extrema consternação, com familiares e amigos de Larissa Alves.  - Nosso desejo é de conforto e amparo divino aos corações saudosos", destaca Nota do Ceará.  A família de Larissa Alves informa, que o Velório aconteceu, na Alvorada Funerais (Avenida Osório de Paiva, 255–Parangaba). O sepultamento foi no final da manhã deste sábado (2/8), no Cemitério Memorial Paz (BR 020, 743-Jardim Fortaleza-Caucaia-Ceará).