Pular para o conteúdo principal

Última Chácara Colonial em Fortaleza ameaçada de demolição


No Diário do Nordeste Digital-
Theyse Viana e Thatiany Nascimento, ceara@svm.com.br 

Na Avenida Mister Hull, ao lado do vai e vem frenético de veículos, mora uma senhora de 220 anos. Nasceu numa Fortaleza ainda Colonial, e boatos de que foi até anfitriã para Dom Pedro II por uma noite. Sabe-se lá. É fato, porém, que ela, a Chácara Salubre, está sob ameaça de morte. O último dos casarões da época pode ser demolido.

Com a estrutura condenada pela Defesa Civil municipal, a chácara, erguida em meados de 1800, ainda se põe de pé graças aos materiais artesanais resistentes com que se erguiam as construções do século XIX.

Os cômodos que já sediaram reuniões secretas contra a escravidão, lideradas pelo poeta e jornalista Antônio Bezerra de Menezes, estão hoje tomados por ruínas. Alvenaria desabada, telhado podre e móveis quebrados, símbolos de uma cidade que desvaloriza a própria memória.


A Chácara Salubre está em processo de tombamento provisório pela Prefeitura de Fortaleza, único recurso que ainda impede que os herdeiros vendam o local por milhões de reais a uma construtora.


Cândido Henrique, geógrafo, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/CE) e membro do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic) destaca que a chácara ainda preserva estruturas e traços da época colonial, sendo um 
documento vivo da História.

- O imóvel está parcialmente em ruínas, a família vive numa situação precária, não tem condições de mantê-lo. São 9 irmãos herdeiros, 2 deles ainda vivem lá, mesmo depois que a Defesa Civil condenou. Não têm pra onde ir, estão abrigados num quartinho”, diz Cândido.

-Todo esse mundo da Fortaleza-vila, rural, existe apenas nessa chácara. A memória está lá, preservada, e apesar do arruinamento da estrutura, a restauração é totalmente possível. Cândido Albuquerque-suuperintendente Iphan/Ceará 

Varanda da Chácara Salubre no século passado
Varanda da Chácara Salubre no século passado-Foto: Arquivo Iphan

Retrato de uma Fortaleza antiga-Móveis de madeira antiga, um fogão à lenha, pilares com detalhes clássicos sustentando a varanda espaçosa, tijolos brancos rústicos, banheiros separados da casa principal. O retrato de tudo o que não existe mais na Fortaleza “moderna” resiste na chácara do bairro Antônio Bezerra.

Reportagem do Diário do Nordeste de 1993, resgatada em arquivo pela equipe de pesquisa do Sistema Verdes Mares, já mostrava a preocupação de historiadores e pesquisadores com o destino do espaço, “para que não fosse mais um alvo de destruição do patrimônio histórico”. 

chácara salubre história
Foto: Arquivo Diário do Nordeste

Em 2000, outra matéria relembrou o nome do abolicionista Antônio Bezerra, dono da chácara que batizou o bairro vizinho, antes chamado de “Barro Vermelho”. Vinte anos depois, em janeiro de 2020, o previsível de concretiza, e a Prefeitura “toma conhecimento da possibilidade de venda do imóvel”, como aponta o parecer de tombamento.

Edição do Diário do Nordeste de 1992 relembra importância histórica da Chácara Salubre
Edição do Diário do Nordeste de 1992 relembra importância histórica da Chácara Salubre-Foto: Arquivo Diário do Nordeste

Miracy Ferreira Lima, de 72 anos, uma das herdeiras diretas da propriedade, relembra que algumas gerações "nasceram, cresceram e morreram" nas várias casas que havia dentro dos 2 mil m² da chácara.

- Todos nós, herdeiros, crescemos lá. A gente tinha vaca, cabra, boi, peru, galinha... Tinha açude, olho d'água, era um quarteirão inteiro. A família vivia da renda do sítio", rememora.


Indefinição-“A família quer uma resposta definitiva se vai ser tombado em definitivo ou não. Para restaurar e transformar num equipamento cultural público, é preciso que o poder público desaproprie o imóvel”, explica Cândido, superintendente do Iphan, acrescentando que “a construtora afirmou que só efetiva a compra do local se houver destombamento”.

Júlio Francisco, 74, e a irmã, Miracy Ferreira Lima, 72, dois dos herdeiros da Chácara Salubre
Júlio Francisco e a irmã, dois dos herdeiros da Chácara Salubre-Foto: Kid Júnior

Júlio Francisco da Silva Neto, de 74 anos, cuja avó deixou a chácara e as memórias como herança, afirma que a família só descobriu que a propriedade está tombada provisoriamente quando fez o levantamento da “papelada” para vendê-la à construtora interessada.

Um dos herdeiros do casarão, ele hoje mora numa quitinete no bairro Joaquim Távora, e afirma que “nenhum dos filhos tem condições de fazer a reforma, e não podem alugar, vender, cortar uma árvore, nada”. “Com a venda, podemos comprar uma casa ou viver num canto melhor”, ele projeta.

chácara salubre telhado
Foto: Kid Júnior

A reportagem questionou a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) se há pedido de tombamento definitivo do imóvel e se já há planos de como preservá-lo. Em nota, a Pasta informou que “acompanha a situação” e que o processo de tombamento provisório está em andamento.

- Visitas têm sido realizadas ao local, reafirmando constante diálogo com as proprietárias, para que a melhor definição seja encaminhada”, finaliza a Secultfor.

Comentários

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos