No HUWC, o brincar ajuda no enfrentamento da experiência da Hospitalização.
A presença de atividades lúdicas durante a hospitalização torna a permanência das crianças mais agradável.
Proporcionar às crianças internadas um cotidiano que ultrapasse o contexto clínico de adoecimento e hospitalização faz parte das atuações da equipe de pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/Ebserh).
Para a terapeuta ocupacional do HUWC, Tatiany Coutinho, a humanização é um dos princípios nos atendimentos do hospital.
- As crianças são vistas além da doença. Elas precisam de lazer, de brincadeiras, de socialização, e, de vivenciar um pouco da rotina que teriam fora do hospital”, declarou.
O cuidar, além da condição clínica, envolve atuações multidisciplinares e ações integradas que promovem o respeito as singularidades cada criança, minimizando o estresse dos procedimentos e proporcionando momentos de atividades construtivas, como: musicoterapia, momentos de recreação com mascotes dos times de futebol, super-heróis e brincadeiras com palhaços, e visita de cachorros usados durante a terapia assistida por animais (TAA), também chamada de Cinoterapia.
- Em um ambiente alegre e acolhedor formamos um vínculo bem maior com a criança e com os familiares”, acrescenta Tatiany Coutinho.
Luana Ariadyna, que é mãe de uma paciente do HUWC, afirma que estes momentos comunicativos afetam positivamente as crianças, deixando o dia a dia menos doloroso, além de reaproximar os entes familiares, já que a hospitalização mexe com a rotina de todos da família.
- Identifico uma melhora grande, principalmente, durante as atividades da brinquedoteca que contribuem muito para o bem-estar das crianças internadas no Hospital”.
Sobre o CH-UFC: O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Comentários
Postar um comentário