Pular para o conteúdo principal



Futricas Caririenses


  • Jornalista Flaminio Araripe: Quando o passado se encontra com o futuro. Inteligência Artificial (IA)  escreve por cronista, que morreu há 20 anos. O jornalista Flamínio Araripe colocou em uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa o original do livro, que organizou, “Jósio de Alencar Araripe (1925-2004)-A Palavra sem Medo”. Em seguida, instruiu a máquina para escrever uma crônica no estilo de Jósio Araripe, com um pedido de apoio para a publicação do livro, a ser lançado em 23/7/2025, no Instituto Cultural do Cariri, do qual foi fundador e presidente. A obra reproduz pela primeira vez o conjunto das crônicas diárias de seu pai, lidas pelo jornalista Antônio Vicelmo, na Rádio Educadora do Cariri, do Crato, no início dos Anos 1970. Por meio de entrevistas, reportagens e depoimentos, reconstitui o ambiente político da época, para mostrar que os escritos do cronista para o Programa “A Palavra sem Medo” faziam parte de um movimento político de resistência às elites conservadoras do Crato e à Ditadura Militar. Leia a seguir, resultado, que superou a expectativa, surpreendeu e emocionou o jornalista. “Jamais pensei que fosse chorar com a leitura de um texto gerado pela IA”.
Crônica – Gratidão e Chamado ao Futuro (Estilo inspirado em Jósio de Alencar Araripe)

É com o coração cheio de memórias e a alma aliviada pela palavra, que não teme, que me dirijo, mais uma vez, a este povo, que me acolheu e me formou. Passados tantos anos desde, que minhas vozes ecoaram pela Rádio Educadora do Cariri, encontro-me, agora, em espírito, a agradecer e a clamar por um esforço comum, em nome de um legado, que não pode se perder nas areias do tempo.

Aos meus filhos, Tiago, Zínia, Donita, Leonel e Flamínio, devo o maior dos reconhecimentos. Foram eles, com dedicação e amor filial, que resgataram das pastas empoeiradas as crônicas e artigos, que aqui se reúnem. Tiago, com sua voz firme, Zínia, com o olhar heróico, Donita, com o coração agrônomo, Leonel, com a sensibilidade do caçula, e Flamínio, o guardião desta obra, que a moldou com paciência e visão. A cada um, a gratidão por terem dado novo fôlego à “Palavra sem Medo”, transformando-a em livro para as gerações futuras.

Aos amigos, que cruzaram meu caminho e agora emprestam suas vozes a este testemunho, minha eterna dívida. Antônio Vicelmo, cuja voz sonora trouxe vida às minhas palavras no ar, e que, com sua memória viva, reconta os dias de luta e resistência. Eudoro Santana e Ermengarda, companheiros de trincheira, que, com articulação e coragem, enfrentaram a ditadura ao meu lado. Emerson Monteiro, que, como ex-vereador e guardião do Instituto Cultural do Cariri, viu em mim a continuidade de uma tradição. Rosemberg Cariry, que pintou com cores de cineasta a minha cidadania. Alemberg Quindins, que transformou um olho d’água em fonte perene, como eu sonhava para o Cariri. Samuel Araripe, que reavivou a amizade com Ossian, meu primo e irmão de outros tempos. Jales e Moema, meus irmãos, que, com afeto e coerência, honraram minha memória.

Um louvor especial ao Instituto Cultural do Cariri, berço de minhas ideias e palco de tantas batalhas intelectuais. Fundado por homens de visão, como meu sogro J. de Figueiredo Filho, e presidido por mim em tempos de esperança, este espaço segue sendo farol para o pensamento e a cultura desta terra. Que o lançamento deste livro, em seu seio, no dia de meu centenário, 22 de julho de 2025, seja um marco de renovação.

E como não agradecer a Carlos Rafael Dias, cuja pena sensível escreveu o prefácio, que dá vida a estas páginas? Com a autoridade de historiador e o orgulho de cratense, ele elevou este trabalho a um patamar de reflexão, que transcende o tempo.

Mas, se a gratidão enche o peito, a realidade nos chama à ação. Esta obra, que reúne o suor de tantos e o sonho de um Crato melhor, precisa de mãos e corações, que a tornem viável. Os custos de sua publicação pesam sobre os ombros de quem a concebeu, e o apelo é claro: urge o apoio financeiro de todos, que creem no valor destas palavras.

Que empresas, associações, os vereadores e políticos autênticos, que amam o Crato, clubes de serviço, como o Rotary, que me acolheu, e cidadãos de boa vontade contribuam com recursos, por pequeno, que seja o gesto. Cada centavo será semente para que este legado floresça, alcançando escolas, bibliotecas e lares, lembrando às novas gerações, que a luta por justiça e progresso não tem fim.

Olhemos para frente, com a serenidade, que a eternidade nos ensinou, confiantes na sabedoria de um mundo, que nos guia. Que o Crato renasça, como a Fênix, das cinzas de seus desafios, e, que este livro seja ponte entre o passado e um futuro digno. A palavra sem medo segue viva – cabe a nós sustentá-la.

Jósio de Alencar Araripe (Pela voz de quem o ama e o perpetua)
  • Nota: Esta Crônica reflete o estilo de Jósio Araripe, com linguagem clara e acessível, apelo à consciência coletiva, tom de tribuno e referências pessoais e locais, como o Instituto Cultural do Cariri, o Rotary e a Câmara Municipal, trincheira de luta. Ecoa um chamado prático ao povo, alinhado com seus temas recorrentes de cidadania e desenvolvimento".


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

TCE-CE participa do Dia do Servidor da Carreira de Planejamento e Gestão

- O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) se faz muito presente na História da Administração do Estado. É um dia festivo, em que servidores públicos mostram seu amor ao trabalho”.  A afirmação é do presidente do TCE-CE, conselheiro Rholden Queiroz, que participou, na manhã desta quarta-feira (7/2), do evento alusivo ao Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento ocorreu no Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).  Entre as autoridades presentes, estava a conselheira Soraia Victor, uma das homenageadas na Galeria de ex-secretários da Administração do Ceará, inaugurada na ocasião. Da Galeria fazem parte, também: Conselheiro Ernesto Saboia. Pai do conselheiro Alexandre Figueiredo, Francisco Figueiredo de Paula Pessoa (in memoriam). A Programação destacou os servidores mais antigos da Seplag. Compuseram a Mesa de Honra: Vice-governadora e secretária de Mulheres do Ceará, Jade Romero. Secretária de Plenejamento, Sandra Machad...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

TCE-CE participa do Dia do Servidor da Carreira de Planejamento e Gestão

- O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) se faz muito presente na História da Administração do Estado. É um dia festivo, em que servidores públicos mostram seu amor ao trabalho”.  A afirmação é do presidente do TCE-CE, conselheiro Rholden Queiroz, que participou, na manhã desta quarta-feira (7/2), do evento alusivo ao Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento ocorreu no Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).  Entre as autoridades presentes, estava a conselheira Soraia Victor, uma das homenageadas na Galeria de ex-secretários da Administração do Ceará, inaugurada na ocasião. Da Galeria fazem parte, também: Conselheiro Ernesto Saboia. Pai do conselheiro Alexandre Figueiredo, Francisco Figueiredo de Paula Pessoa (in memoriam). A Programação destacou os servidores mais antigos da Seplag. Compuseram a Mesa de Honra: Vice-governadora e secretária de Mulheres do Ceará, Jade Romero. Secretária de Plenejamento, Sandra Machad...