Pular para o conteúdo principal



Cinema no Brejo


Experimentar o Cinema como meio de narrar suas próprias histórias e como forma de dar a ver o pertencimento a um território: essa prática coletiva é proposta fundamental do Cinema no Brejo, Projeto, que desde 2018 realiza ações de formação e difusão da Linguagem Audiovisual em localidades rurais do Maciço de Baturité. Em 2025, a iniciativa realiza uma nova edição em parceria com o Ecomuseu de Pacoti, oferecendo uma formação continuada para alunos da Rede Pública de Ensino da Região.

O percurso formativo “Cinema no Brejo: Sons e imagens entre a casa, a escola e o museu” tem duração de três meses, com início neste mês de agosto, e busca proporcionar uma experiência interdisciplinar, aliando o aprendizado prático, técnico e teórico do Cinema a campos como a educação, a história, o meio ambiente, a cultura e a agroecologia. A partir de práticas coletivas, a formação será finalizada com uma exposição organizada pelos próprios alunos, a ser realizada em novembro deste ano.

- O Cinema no Brejo busca oferecer uma aprendizagem sobre a Linguagem Audiovisual e Cinematográfica como uma forma de deslocar o olhar e a sensibilidade criativa desses jovens para as dimensões socioculturais que constituem seus territórios. A ideia é aprender a criar com imagens e sons a partir das histórias, das memórias, da curiosidade sobre os personagens que habitam esses lugares, da relação com os saberes e fazeres que existem e que, de alguma forma, carregam relações com a ancestralidade, com o modo como esses lugares se afirmam e se identificam”, afirma Leonardo Câmara, coordenador geral e pedagógico do projeto.

As oficinas serão realizadas com turmas do Ensino Fundamental II da EMEIF Fernando Moreira Salles, no Distrito de Santana, em Pacoti. Enquanto a primeira edição trouxe um caráter itinerante, com a produção e a circulação de quatro curtas-metragens realizados por jovens de diferentes localidades do Maciço, esta segunda edição realiza uma imersão no território pacotiense.

- Durante esses três meses, a gente vai atuar com a escola, mobilizando tanto alunos, professores, diretores, quanto os espaços da casa, da rua, do Museu. Toda essa vizinhança que compõe o território. É isso que nos interessa enquanto metodologia de criação, uma pedagogia dos afetos, que é uma metodologia que a gente vem criando e elaborando durante todo o Cinema no Brejo”, explica Rúbia Mércia, coordenadora pedagógica.

Além disso, a iniciativa firma parceria com o Ecomuseu de Pacoti, entidade comunitária que tem como missão a pesquisa e divulgação do patrimônio cultural e natural do território da Serra de Baturité. Dessa forma, a colaboração visa pensar a prática audiovisual como uma forma de aproximar os estudantes desse acervo e das ações já realizadas pelo ecomuseu, como trilhas ecológicas, exposições, meliponário e horto medicinal.

- Acreditamos que a parceria com o Cinema no Brejo vem fortalecer nossas ações em educação patrimonial e ambiental, através da profundidade, da sensibilidade e do alcance que só a formação e a difusão audiovisual são capazes de tocar e alcançar os mais diversos públicos e agentes. Pesquisar, conhecer e compartilhar sobre nossas memórias, histórias e território, através da arte do Cinema, será uma experiência incrível de aprendizagem para a escola e toda a comunidade”, acrescenta Levi Jucá, professor e assessor educacional e de Projetos do Ecomuseu de Pacoti.


Cinema no Brejo:
Sons e imagens entre a casa, a escola e o museu é uma realização da Oficina da Mata e Andarilha Produções, em parceria com a Caratapa e o Ecomuseu de Pacoti, e conta com apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022).

Entre a Casa, a Escola e o Museu: Com o tema “Sons e imagens entre a casa, a escola e o museu”, a segunda edição do Cinema no Brejo promove oficinas teórico-práticas, que estarão em constante diálogo com os espaços de pertencimento do território. A metodologia é dividida em dois ciclos. O Ciclo 1 - Casa, escola e museu, visa apresentar as dimensões sensíveis e técnicas do fazer audiovisual, como os fundamentos da fotografia, a captação de sons e os princípios da montagem sobre os arquivos.

O primeiro Módulo “Casa e vizinhança” será ministrado por Sunny Maia, que propõe práticas de fotografia e criação com imagens em movimento, explorando as formas, texturas, enquadramentos, objetos, memórias e recantos, que existem dentro de casa e na vizinhança. Já o módulo “A Escola: saberes e ciências da natureza”, facilitado por Elena Meirelles, propõe exercícios de captação de som em torno dos saberes e ciências da natureza, pensando a relação com o próprio território como uma escola.

Finalizando o primeiro Ciclo, Levy Freitas ministra o módulo “O Museu: Os arquivos, os relatos e a invenção das memórias”, com encontros, que giram em torno do acervo do Ecomuseu, com suas fotografias, manuscritos, objetos, documentos, relatos gravados – retomando os arquivos através da edição e da montagem como ferramentas de ativação das memórias e da ancestralidade no presente.

O Ciclo 2 - Incursões criativas propõe uma residência de criação na qual os alunos receberão uma tutoria durante todo processo de concepção, criação, produção e circulação dos trabalhos finais, que serão desenvolvidos coletivamente. Pensando um momento mais imersivo e prático, partindo de reflexões sobre curadoria e expografia, esse percurso culminará em uma exposição coletiva organizada pelos próprios alunos dentro do Ecomuseu de Pacoti. Com isso, o quarto módulo “Modos de ver Cinema em espaços expositivos", facilitado por Paula Trojany e Ana Paula Vieira, finaliza o percurso formativo.

Sobre o Cinema no Brejo: O Cinema no Brejo é um laboratório de formação e experimentação audiovisual, que propõe a prática do Cinema como forma de potencializar a relação entre jovens de localidades rurais do Maciço de Baturité com as histórias, memórias, saberes e fazeres, que habitam o imaginário e o cotidiano de seus territórios. O projeto tem um caráter continuado e, desde 2018, experimenta diferentes formatos de formação e difusão, com cineclubes, oficinas gratuitas, mostras itinerantes e ações virtuais. Ao longo desse trajeto, o projeto Cinema no Brejo articulou parcerias com diferentes projetos e espaços culturais e educativos da região, como escolas, associações e museus comunitários.
Serviço
  • Cinema no Brejo: Sons e imagens entre a Casa, a Escola e oMuseu
  • Agosto a novembro de 2025, em Pacoti-Ceará
  • Percurso formativo direcionado aos estudantes da EMEIF Fernando Moreira Salles
  • Exposição aberta ao público em novembro de 2025
  • Mais informações em @cinemanobrejo
Com fotos de Pérola Castro


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Postagens mais visitadas deste blog

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...