Pular para o conteúdo principal



Cinema no Brejo


Experimentar o Cinema como meio de narrar suas próprias histórias e como forma de dar a ver o pertencimento a um território: essa prática coletiva é proposta fundamental do Cinema no Brejo, Projeto, que desde 2018 realiza ações de formação e difusão da Linguagem Audiovisual em localidades rurais do Maciço de Baturité. Em 2025, a iniciativa realiza uma nova edição em parceria com o Ecomuseu de Pacoti, oferecendo uma formação continuada para alunos da Rede Pública de Ensino da Região.

O percurso formativo “Cinema no Brejo: Sons e imagens entre a casa, a escola e o museu” tem duração de três meses, com início neste mês de agosto, e busca proporcionar uma experiência interdisciplinar, aliando o aprendizado prático, técnico e teórico do Cinema a campos como a educação, a história, o meio ambiente, a cultura e a agroecologia. A partir de práticas coletivas, a formação será finalizada com uma exposição organizada pelos próprios alunos, a ser realizada em novembro deste ano.

- O Cinema no Brejo busca oferecer uma aprendizagem sobre a Linguagem Audiovisual e Cinematográfica como uma forma de deslocar o olhar e a sensibilidade criativa desses jovens para as dimensões socioculturais que constituem seus territórios. A ideia é aprender a criar com imagens e sons a partir das histórias, das memórias, da curiosidade sobre os personagens que habitam esses lugares, da relação com os saberes e fazeres que existem e que, de alguma forma, carregam relações com a ancestralidade, com o modo como esses lugares se afirmam e se identificam”, afirma Leonardo Câmara, coordenador geral e pedagógico do projeto.

As oficinas serão realizadas com turmas do Ensino Fundamental II da EMEIF Fernando Moreira Salles, no Distrito de Santana, em Pacoti. Enquanto a primeira edição trouxe um caráter itinerante, com a produção e a circulação de quatro curtas-metragens realizados por jovens de diferentes localidades do Maciço, esta segunda edição realiza uma imersão no território pacotiense.

- Durante esses três meses, a gente vai atuar com a escola, mobilizando tanto alunos, professores, diretores, quanto os espaços da casa, da rua, do Museu. Toda essa vizinhança que compõe o território. É isso que nos interessa enquanto metodologia de criação, uma pedagogia dos afetos, que é uma metodologia que a gente vem criando e elaborando durante todo o Cinema no Brejo”, explica Rúbia Mércia, coordenadora pedagógica.

Além disso, a iniciativa firma parceria com o Ecomuseu de Pacoti, entidade comunitária que tem como missão a pesquisa e divulgação do patrimônio cultural e natural do território da Serra de Baturité. Dessa forma, a colaboração visa pensar a prática audiovisual como uma forma de aproximar os estudantes desse acervo e das ações já realizadas pelo ecomuseu, como trilhas ecológicas, exposições, meliponário e horto medicinal.

- Acreditamos que a parceria com o Cinema no Brejo vem fortalecer nossas ações em educação patrimonial e ambiental, através da profundidade, da sensibilidade e do alcance que só a formação e a difusão audiovisual são capazes de tocar e alcançar os mais diversos públicos e agentes. Pesquisar, conhecer e compartilhar sobre nossas memórias, histórias e território, através da arte do Cinema, será uma experiência incrível de aprendizagem para a escola e toda a comunidade”, acrescenta Levi Jucá, professor e assessor educacional e de Projetos do Ecomuseu de Pacoti.


Cinema no Brejo:
Sons e imagens entre a casa, a escola e o museu é uma realização da Oficina da Mata e Andarilha Produções, em parceria com a Caratapa e o Ecomuseu de Pacoti, e conta com apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022).

Entre a Casa, a Escola e o Museu: Com o tema “Sons e imagens entre a casa, a escola e o museu”, a segunda edição do Cinema no Brejo promove oficinas teórico-práticas, que estarão em constante diálogo com os espaços de pertencimento do território. A metodologia é dividida em dois ciclos. O Ciclo 1 - Casa, escola e museu, visa apresentar as dimensões sensíveis e técnicas do fazer audiovisual, como os fundamentos da fotografia, a captação de sons e os princípios da montagem sobre os arquivos.

O primeiro Módulo “Casa e vizinhança” será ministrado por Sunny Maia, que propõe práticas de fotografia e criação com imagens em movimento, explorando as formas, texturas, enquadramentos, objetos, memórias e recantos, que existem dentro de casa e na vizinhança. Já o módulo “A Escola: saberes e ciências da natureza”, facilitado por Elena Meirelles, propõe exercícios de captação de som em torno dos saberes e ciências da natureza, pensando a relação com o próprio território como uma escola.

Finalizando o primeiro Ciclo, Levy Freitas ministra o módulo “O Museu: Os arquivos, os relatos e a invenção das memórias”, com encontros, que giram em torno do acervo do Ecomuseu, com suas fotografias, manuscritos, objetos, documentos, relatos gravados – retomando os arquivos através da edição e da montagem como ferramentas de ativação das memórias e da ancestralidade no presente.

O Ciclo 2 - Incursões criativas propõe uma residência de criação na qual os alunos receberão uma tutoria durante todo processo de concepção, criação, produção e circulação dos trabalhos finais, que serão desenvolvidos coletivamente. Pensando um momento mais imersivo e prático, partindo de reflexões sobre curadoria e expografia, esse percurso culminará em uma exposição coletiva organizada pelos próprios alunos dentro do Ecomuseu de Pacoti. Com isso, o quarto módulo “Modos de ver Cinema em espaços expositivos", facilitado por Paula Trojany e Ana Paula Vieira, finaliza o percurso formativo.

Sobre o Cinema no Brejo: O Cinema no Brejo é um laboratório de formação e experimentação audiovisual, que propõe a prática do Cinema como forma de potencializar a relação entre jovens de localidades rurais do Maciço de Baturité com as histórias, memórias, saberes e fazeres, que habitam o imaginário e o cotidiano de seus territórios. O projeto tem um caráter continuado e, desde 2018, experimenta diferentes formatos de formação e difusão, com cineclubes, oficinas gratuitas, mostras itinerantes e ações virtuais. Ao longo desse trajeto, o projeto Cinema no Brejo articulou parcerias com diferentes projetos e espaços culturais e educativos da região, como escolas, associações e museus comunitários.
Serviço
  • Cinema no Brejo: Sons e imagens entre a Casa, a Escola e oMuseu
  • Agosto a novembro de 2025, em Pacoti-Ceará
  • Percurso formativo direcionado aos estudantes da EMEIF Fernando Moreira Salles
  • Exposição aberta ao público em novembro de 2025
  • Mais informações em @cinemanobrejo
Com fotos de Pérola Castro


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.