Felicidades do Blog do Lauriberto, neste sábado (30 de agosto de 2025), para:
- 69 anos do taxista Vicente de Paula Oliveira (foto).
- 64 anos de Sérgio Almeida.
- 60 anos de Rose Martins.
- 44 anos de Naziel Souza.
- 34 anos de Wallace Gomes.
- Jornalista Jefferson Cândido Sampaio (foto).
- Radialista Luiz Camurça Filho.
- Radialista Paulo César Pereira de Sousa.
- Radialista Sílvio dos Santos Filho.
- 1715 - Assume o governo da Província do Ceará, Manuel da Fonseca Jayme.
- 1881 - O movimento abolicionista fecha o porto de Fortaleza ao embarque de escravos, tendo à frente o jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, também conhecido por Chico da Matilde.
- 1882 - Assume a Chefia de Polícia o promotor público Francisco Leal de Miranda.
- 1889 - Assume interinamente a direção da Estrada de Ferro de Baturité - EFB o engenheiro Henrique Álvares Delgado.
- 1928 - Morre, em uma rua de Fortaleza, aos 46 anos de idade, Floriano Serra, proprietário da Farmácia Flora.
- 1940 - Lançado, em Fortaleza, o livro Noções de História do Ceará, de autoria do professor cearense Romão Nogueira Filgueira Sampaio. Trata-se de um trabalho que evidencia esforço e boa vontade e poderá prestar bons resultados ao ensino da história cearense. A obra foi editada por J. Alaor Albuquerque.
- 1941 - Assume o exercício do cargo de Chefe de Polícia do Estado, o capitão do Exército Luís Abner de Sousa Moreira, que já vinha exercendo a comando da Força Policial.
- 1945 - Toma posse, às 19h30, na Academia Cearense de Letras - ACL, no auditório da Escola Normal Justiniano de Serpa, a escritora Maria Rodrigues Peixe (Alba Valdez), saudada pelo padre Misael Gomes da Silva. Havia sido eleita em 8 de setembro de 1922 fazendo parte do Grupo dos Injustiçados mas sua posse foi adiada. Em 1937 foi novamente eleita até que foi empossada.
- 1949 - Chega a Fortaleza o cantor Farnésio Dutra da Silva (Dick Farney), para temporada no Ceará Rádio Clube - PRE-9.
- 1951 - Inaugura-se, na Avenida dos Expedicionários, em frente ao 10º Grupo de Artilharia Transportada - 10ºGAT., o Edifício João Cleofas, com planta do arquiteto prático José Barros Maia (Mainha), para abrigar o Ministério da Agricultura no Ceará, funcionando ali a Seção de Fomento Agrícola.
- 1951 - Inaugura-se mais um cinema da Empresa Cinematográfica do Ceará S. A. - Cinemar, de Amadeu Gomes Barros Leal (Amadeu Barros Leal), desta feita o Cine Araçanga, na esquina da Rua Barão do Rio Branco, 1894 com Rua Antônio Pompeu, local depois ocupado pelo Cine Art e hoje desaparecido, dando lugar a um estacionamento do Instituto José Frota. O filme foi “Uma carta de amor”.
- 1953 - Inaugurado, às 9h, o Edifício Miguel Dias, de quatro andares, na Rua Major Facundo nº 190, onde também inaugura-se o Armazém Ouro Branco, da firma Álvaro Dias & Cia. Ltda., que já vinha desde 1948 com um armazém de tecidos na Rua Major Facundo, 207 com frente também para a Rua Floriano Peixoto, 382/398. As instalações foram benzidas pelo padre José Mourão Pinheiro.
- 1955 - Morre, em Fortaleza, Guilherme Custódio da Cunha, que foi por muitos anos administrador do jornal “O Nordeste”.
- 1956 - Incêndio irrompe, em prédio na Rua Floriano Peixoto, 909, vizinho ao Cine Jangada, onde funcionavam vários escritórios de firmas e advogados, além da sede da Loteria Federal.
- 1958 - Nomeado delegado do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários - IAPC em substituição a Aldenor Nunes Freire, Jorge Rodrigues.
- 1961 - Morre, em Fortaleza, às 8h30, aos 39 anos de idade, vítima de tétano e asfixia central, o cartógrafo Solon Onofre Xavier, em sua residência na Rua Solon Pinheiro, 888, José Bonifácio. Nascera em Pombal, Paraíba, em 25/2/1922. Hoje é nome de rua no Papicu e Vicente Pinzon, em Fortaleza.
- 1969 - Por doença do presidente Costa e Silva, deveria assumir o vice presidente Pedro Aleixo, mas ocorre novo golpe militar, assumindo uma Junta Militar comandada pelo general Aurélio Lyra Tavares, que instituiu a pena de morte. Faziam parte da junta o brigadeiro Souza Melo e o almirante Augusto Hamann Rademaker (Augusto Rademaker).
- 1971 - A Companhia Energética do Ceará - Coelce é instituída, obedecendo o Decreto 60.824, de 7/6/1967 que criou a empresa.
- 1971 - O Tribunal do Trabalho da 7ª Região, na gestão do Juiz Presidente Ubirajara Índio do Ceará, adquire o imóvel construído por Leonel Jucá na Avenida Santos Dumont, 3381, construção inspirada em casa do filme “E o vento levou”, norte-americano.
- 1973 - Publicada, no Diário Oficial do Município 5236, a Lei 4203, do dia 17, que concede o Título Honorário de Cidadão de Fortaleza a Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, dom Aloísio Lorscheider, nascido em Estrela, RS, proposição do vereador Fausto Arruda.
- 1974 - Antônio Martins de Aguiar e Silva (Martinz de Aguiar), às 17h30 fecha os olhos para este mundo, aos 81 anos de idade. Era professor de português do Liceu do Ceará, membro do Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico e da Academia Cearense de Letras - ACL. Era considerado o Professor-Padrão do Ceará, com profundos conhecimentos da Língua Portuguesa e respeitado nacionalmente como tal. Foi o maior dos filólogos cearenses. Nascera em Caucaia, no dia 4/3/1893.
- 1976 - Abre-se a VIII Reunião Anual de Capitães de Portos, presidida pelo diretor geral de navegação, almirante Edaly Sampaio.
- 1984 - Inaugurada a Unidade de Reabilitação do Deficiente Motor Dr. João Alberto Gurgel, no Centro Social Urbano Governador César Cals, no Henrique Jorge, com a presença do Ministro da Saúde, Waldir Arcoverde.
- 1988 - Toma posse no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, Vladir Pontes Menezes.
- 1989 - Morre o jornalista, poeta, escritor e historiador Nertan Macedo de Alcântara, membro da Academia Cearense de Letras - ACL. Nascera no Crato, CE, em 20/5/1929.
- 2006 - Morre, em Fortaleza, aos 88 anos de idade, o empresário João Luiz Ramalho de Oliveira, que ocupou importantes cargos relacionados com o comércio, entre eles o de presidente da Junta Comercial, dirigiu a Federação do Comércio Atacadista do Estado do Ceará, o Serviço Social do Comércio, a Facic. Nascera em Russas, CE, no dia 2/8/1918.
- 2011 - Morre, em Fortaleza, aos 97 anos de idade, o general Tácito Theóphilo Gaspar de Oliveira. Seu corpo é velado na 10ª Região Militar e seu corpo é enterrado no Cemitério São João Batista. Foi comandante do 23º Batalhão de Caçadores, da 10ª Região Militar e foi Chefe do Estado Maior do Exército. Era membro titular do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e era casado com Yollanda Gadelha Theophilo Gaspar, escritora. Teve vários livros publicados. Nascera em Fortaleza, no dia 12/1/1914.
- 110 anos do nascimento do cantor cubano Bienvenido Rosendo Granda Aguillera.
- 74 anos de nascimento do jornalista Luiz Antônio Lima Alencar.
- 65 anos de fundação do Lago Sul-Região Administrativa do Distrito Federal.
- 35 anos da primeira transmissão do Programa "Ao vivo entre amigos", da Rádio MEC.
- 30 anos de morte do cantor e compositor fluminense Antônio Gilson Porfírio-Agepê.
- Dia Internacional das Nações Unidas para as Vítimas de Desaparecimentos Forçados-Data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas na Resolução 65/209 de 21 de dezembro de 2010, que já era celebrada desde 1981 na América Latina e Caribe, contando também com o apoio de conceituadas entidades internacionais de ajuda humanitária em todo o Mundo.
- Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.
- Dia do Tubarão-Baleia.
Com informações:
- Apcdec.
- Facebook.
- Frisson News.
- Salete Araújo.
- Agência Brasil.
- Arquivo Nirez Musical.
Comentários
Postar um comentário