Doce se torna ícone contemporâneo e conquista o imaginário coletivo. Transformado em uma joia comestível, o Morango do Amor tem suas raízes em um clássico reinventado: a Maçã do Amor.
‘Pelo andar da carruagem, como diz o provérbio, parece, que elegemos o doce do século. O Morango do Amor virou uma grande febre, com direito até a filas em alguns estabelecimentos e uma demanda inacreditável, que fez esgotar a iguaria em muitos comércios pelo país afora nesses últimos meses.
A saga do Morango do Amor, que tem origem em outro doce — a maçã do amor —, é um clássico reinventado, que, inexplicavelmente, atingiu um “boom” comercial. Para muitos, pode ser comparado ao doce que fará parte das lembranças afetivas da geração atual no futuro, assim como a maçã do amor é hoje para as gerações anteriores.
- Percebi, que não é apenas um Morango, é uma lembrança em construção, é um clássico reinventado, porque antes era a maçã do amor. Esse doce está marcando a geração atual, marcando a infância deles. Então, no futuro, eles podem estar saboreando esse mesmo doce e contando essas histórias para as próximas gerações — para os filhos, para os netos. É o despertar de uma tradição. É feita de cores, de sabores, desse vermelho intenso, dessa crocância, sabor e memória”, diz a empresária Vanessa Alcântara, proprietária da Fina Flor Confeitaria Clássica (@finaflor.confeitariaclassica), especializada em confeitaria para noivos.
A verdade é que o doce, definitivamente, conquistou um espaço no coração do brasileiro e parece ser muito mais que uma febre, um modismo gastronômico. Ele vem, aos poucos, se consolidando no imaginário coletivo atual, onde se misturam desejos, nostalgia, prazer e estética. Saborear a iguaria está na ordem do dia para muita gente. Quem já experimentou o Morango do Amor?
Coberto de chocolate ou caramelizado e com forte poder simbólico, atiçando a memória afetiva, além de “instagramável” — usando aqui uma linguagem mais atualizada —, ele também renova a memória afetiva, fazendo uma conexão do antigo com o novo, da maçã do amor para o Morango.
A psicóloga Ailena Julie Silva Conceição fez uma reflexão sobre o impacto do Morango do Amor e esse “boom” no universo gastronômico:
- A alimentação tem esse poder em diversos âmbitos da vida da gente. Muitas vezes, tentamos sanar necessidades afetivas através da alimentação. Eu fico imaginando o simbolismo de consumir o Morango do Amor. Será, que é um antídoto, simbolicamente, que eu tomo para me sentir amada, para pertencer, inclusive, à coletividade, que vem como uma onda adentrando nessa ideia? Passa-se a projetar diversos sentimentos e emoções em um alimento. No fundo, no fundo, a gente só está dizendo, através desse alimento, que é importante ser amada, que é importante pertencer”, explica a psicóloga.
Para a empresária Vanessa Alcântara, que tem total domínio dos doces, a curiosidade falou alto. Até ela, que lida com esse universo cotidianamente, foi impactada e se rendeu ao fenômeno, fazendo o Morango do Amor , a princípio, para a própria família e como uma grande experiência — assim como milhões de brasileiros fisgados por essa inquietação gastronômica.
- Eu enxergo o Morango do Amor como um manifesto sensorial. Ele mexe com a emoção das pessoas, carrega essa característica de virar algo que todo mundo quer experimentar, todo mundo quer ver, todo mundo quer sentir", declara Vanessa.
A empresária também acredita na grande jornada que é a iguaria.
- Eu acredito, que cada mordida é uma travessia — do presente ao futuro. As pessoas, que tinham a maçã do amor como referência de algo, que marcou a memória, as festas juninas, as tradições culturais, hoje têm esse doce, mas com características mais modernas. Então, é da novidade ao eterno”, poetiza Vanessa.
A sensibilidade da chef , com pura alma de artista, vai além ao descrever todo o processo gustativo, que o doce desperta, revelando talvez o segredo de tanto sucesso dessa iguaria. Pense em algo tão simples, mas tão impactante!
- Uma característica marcante, claro, é a estética, o visual, a beleza, o brilho, essa leve transparência com esse vermelho vivo e com glitter, com toque perolado. Mas algo, que me chamou muita atenção ao fazer o Morango do Amor é justamente essa sensação: a mistura dessa crocância, esse ‘croque’ ao morder, que gera uma sensação e ativa as papilas gustativas. A crocância, na sequência, a maciez do brigadeiro e a fruta quebrando, trazendo esse dulçor equilibrado”, descreve.
E o fato é que quem consome acaba participando de um ritual simbólico de prazer, experimentado no compartilhar, no presentear, no postar, ajudando a consolidar o imaginário coletivo.
- Eu acredito muito que o Morango está se tornando um símbolo de emoção, de memória, de beleza compartilhada: um ritual moderno, mas com alma clássica. Ele remete à nostalgia das festas juninas, das festinhas da época de escola e do interior. Para as crianças de hoje, é uma reinvenção, para que no futuro elas possam contar essas histórias”, afirma Vanessa.
E, para não perder a oportunidade, dona, que é da empresa Fina Flor, especializada em casamentos, Vanessa, inspirada e empolgada, já começa a idealizar sua versão do Morango do Amor para noivos.
- Já estou aqui confabulando, projetando um Morango do Amor versão noivos, versão casamento, trazendo esse glamour, essas características do grande dia [dos noivos]. Acredito, que é um desses doces, que a gente sente vontade de guardar e, ao mesmo tempo, sente vontade de comer. A sensação é essa: são joias comestíveis, né?”
E vamos lá em mais uma receita maravilhosa, com o toque luxuoso e especial de Vanessa! A receita é cheia de explicações e entrega o pulo do gato. São dicas valiosas! Confira o vídeo e a receita logo abaixo.
Receita Morango do Amor-Ingredientes-Brigadeiro de Ninho:
- 1 lata de leite condensado integral
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 3 colheres de leite em pó
Pulo do gato: Açúcar de confeiteiro para empanar após o brigadeiro envolto no Morango, para auxiliar na integridade do doce.
Calda de vidro: Esse processo é feito quando o Morango estiver modelado no brigadeiro e envolto no açúcar de confeiteiro.
- 2 Xícaras de açúcar granulado
- 1 Xícara de água filtrada
- 3 colheres de sopa de vinagre de álcool
- 1/2 colher de café de cremor de tártaro
- 3 gramas de corante liquido em gel (vermelho intenso ou vermelho Morango)
- Pó dourado à gosto
- 1 caixa de Morangos grandes e íntegros !
- Lavar em água corrente delicadamente e colocar em um recipiente com 1 litro de água para 1 colher de sopa de vinagre, durante 10 minutos, lavar em água filtrada, colocar em um escorredor e na sequência deixe descansar em papel toalha até, que seque, ao final desse processo, enxugue um por um.
Modo de preparo do brigadeiro: Em uma panela de fundo grosso coloque todos os ingredientes da calda e misture bem antes de colocar em fogo baixo, até atingir uma temperatura máxima de 150 graus.
Montagem: Os brigadeiros em formato redondo achatado em média 28 gramas para Morangos grandes, pode ajustar conforme o tamanho dos Morangos, modele imitando uma coxinha, passe no açúcar de confeiteiro e tire o excesso, acomode em um refratário, coloque palitos de churrasco girando delicadamente para não desintegrar o Morango.
A Calda de vidro: Mistura todos os ingredientes antes de ir para o fogão, fogo médio até atingir a temperatura de 150 graus, caso não tenha termômetro, coloque um copo com água e coloque pouco da calda quando endurecer vc joga delicadamente em mármore/granito ou pia e se fizer um barulho de vidro, está pronta para uso !
Pontos importantes:
- A escolha dos Morangos íntegros, se tiver machucado vai interferir no resultado.
- O brigadeiro precisar ficar em ponto firme, utilize luvas para um acabamento impecável e não utilizar nenhum tipo de gordura para manipular os brigadeiros.
- Com fotos de Vanessa Alcântara.
- @isabel _qoliveira
- belaoliveira2729@gmail.com
- Isabel Oliveira (Facebook).
Comentários
Postar um comentário