Pular para o conteúdo principal



Palmeiras recebe Fortaleza no Allianz Parque às sete da noite de hoje

Maior campeão de Brasileirão com dez títulos, o Palmeiras inicia a defesa do atual troféu, conquistado em 2018, neste domingo (28), às sete da noite, contra o Fortaleza (último vencedor da Série B), no Allianz Parque.


No ano passado, o Verdão protagonizou um segundo turno irretocável, com 23 partidas de invencibilidade – foram 17 vitórias e seis empates. Esta é, inclusive, a segunda melhor marca da história do Alviverde na competição nacional, atrás apenas da sequência obtida entre 1972 e 1973, quando, sob o comando do técnico Oswaldo Brandão, o Palmeiras acumulou 26 jogos sem derrotas (com 18 triunfos e oito igualdades).

RETROSPECTO GERAL - O Palmeiras leva vantagem no cômputo geral contra o Fortaleza. Em 11 encontros, foram quatro vitórias alviverdes, quatro resultados iguais e três derrotas. O Verdão balançou as redes rivais 27 vezes e sofreu 13 gols.

EM SÃO PAULO - Em São Paulo-SP, foram cinco embates, com três vitórias palestrinas e duas cearenses. O Alviverde anotou 18 tentos e foi vazado em cinco ocasiões.

PALMEIRAS X FORTALEZA: PRÉ-JOGO - O Verdão não enfrenta o time cearense desde 2006. Naquela oportunidade, pelo Campeonato Brasileiro, o Maior Campeão do Brasil venceu por 3 a 0, no Palestra Itália, com gols marcados por Paulo Baier, Enilton e Juninho Paulista.

PALMEIRAS JÁ FOI CAMPEÃO BRASILEIRO CONTRA O FORTALEZA - Jogos contra o Fortaleza por torneios nacionais trazem boas lembranças ao time do Palmeiras, pois, afinal, foi diante do próprio Tricolor Cearense que o Alviverde conquistou o primeiro de seus dez canecos brasileiros. Em 1960, os clubes decidiram a Taça Brasil, que terminou com o Verdão como grande vencedor: o primeiro jogo, disputado no dia 22 de dezembro, em Fortaleza, foi 3 a 1 para o Palmeiras, enquanto o duelo de volta, no estádio do Pacaembu, terminou com sonora goleada verde e branca, por 8 a 2 – o jogo que valeu o título ao time esmeraldino também ficou marcado como a maior goleada da história do confronto.

PALMEIRAS PODE CHEGAR AO SEU 10º ANO SEGUIDO SEM PERDER EM ESTREIAS DE BRASILEIRÃO - O Palmeiras pode chegar ao seu 10º ano seguido sem saber o que é perder em uma estreia de Brasileirão. Desde 2009, são computadas seis vitórias e três empates, com 18 gols marcados contra apenas seis sofridos.

PALMEIRAS INVICTO EM ESTREIAS DE BRASILEIRÃO NO ALLIANZ PARQUE - Inaugurado em 2014, o Allianz Parque foi anfitrião de três jogos de estreia do Palmeiras válidos pelo Brasileirão; este duelo, frente o Fortaleza, será o quarto debute do Verdão em sua casa pelo torneio nacional. O retrospecto em estreias na arena alviverde, aliás, é animador: nos três duelos disputados, foram duas vitórias e um empate. Os triunfos aconteceram em 2016 e 2017, ambos por 4 a 0 (frente o Athlético-PR e Vasco da Gama, respectivamente), enquanto o empate ocorreu em 2015, por 2 a 2 (diante do Atlético-MG).

Decacampeão brasileiro em 2018, o Verdão encerrou sua participação nacional do ano passado como dono de uma série de importantes marcas: foi o time que mais venceu na competição (23 triunfos), que menos perdeu (quatro reveses), que mais fez gols (64) e que menos foi vazado (26 tentos sofridos).

Além disso, o Alviverde encerrou sua participação no Brasileiro de 2018 como o top 1 dentre os times que mais impediram que seus adversários concluíssem passes e lançamentos (222 interceptações), como a equipe que mais realizou desarmes (860 botes), grupo que mais fez lançamentos (1651), time que mais fez viradas de bola (171), equipe que mais driblou (267 fintas) e que mais concedeu assistências (44).

Com dois títulos brasileiros conquistados em sequência por três vezes (em 1967, duas vezes, depois em 1972 e 1973 e, por último, em 1993 e 1994), o Alviverde já é o time recordista em número de bicampeonatos acumulados. E caso também fature a edição de 2019, o Verdão irá disparar mais ainda diante de seus rivais, ampliando este recorde para quatro bicampeonatos. Além do Maior Campeão do Brasil, a lista dos bicampeões conta ainda com os seguintes clubes: Santos (duas vezes), Cruzeiro, Internacional, São Paulo e Flamengo (uma vez cada).


Lucas Lima é o palmeirense que mais atuou no Campeonato Brasileiro de 2018 (34 partidas). Já o garçom da campanha campeã foi Dudu (14 assistências); o camisa 7, aliás, foi quem mais minutos esteve em campo no BR-18: 2630, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem. Por fim, Dudu ainda foi o jogador mais caçado do Campeonato Brasileiro de 2018, recebendo, ao todo, 126 faltas.

FELIPÃO: TÉCNICO QUE MAIS COMANDOU E VENCEU PELO PALMEIRAS NO BRASILEIRÃO - Após o triunfo sobre o Vitória por 3 a 2 na derradeira rodada do Brasileirão – jogo da entrega da taça de Campeão Brasileiro de 2018 –, Luiz Felipe Scolari se isolou como o técnico palmeirense com mais resultados positivos na competição nacional em todos os tempos: 77, superando os 76 de Vanderlei Luxemburgo, com quem antes Felipão estava empatado. Vale lembrar que o treinador gaúcho já era o técnico que mais havia comandado o time pelo torneio nacional – atualmente possui 187 duelos válidos pelo certame.

ATLETAS QUE MAIS JOGARAM, VENCERAM E FIZERAM GOLS NA HISTÓRIA - Com 232 jogos, o ex-goleiro Leão é o atleta com mais partidas pelo Palmeiras em Campeonatos Brasileiros. O eterno camisa 1 palmeirense também é quem mais acumulou vitórias em todos os tempos pela competição nacional vestindo a camisa verde e branca: 112 triunfos. Já o maior artilheiro do Verdão em todos os tempos é César Maluco, com 61 bolas na rede. Já Ademir da Guia fica com o rótulo de jogador com maior número de participações no Nacional pelo clube: 14 edições! Vale lembrar que tanto Leão como César Maluco e Ademir da Guia defenderam a agremiação palestrina entre os anos 60 e 70.

DUDU E ADEMIR DA GUIA: RECORDISTAS EM TÍTULOS BRASILEIROS PELO VERDÃO - Contemporâneos durante quase toda a carreira, Dudu e Ademir da Guia formaram uma das melhores e mais emblemáticas duplas de meio de campo da história palmeirense, entre os anos 60 e 70. Não à toa, ambos são recordistas em número de títulos nacionais pela agremiação esmeraldina: eles foram campeões em cinco ocasiões, nos anos de 1967, duas vezes (Roberto Gomes Pedrosa e Taça Brasil), 1969, 1972 e 1973.

ALLIANZ PARQUE: RETROSPECTO E PÚBLICO RECORDE - Inaugurado em novembro de 2014, o Allianz Parque já recebeu 133 jogos do Verdão, sendo 87 vitórias, 24 empates e 22 derrotas. O Alviverde balançou as redes da arena 246 vezes e foi vazado em 105 oportunidades. O recorde de público da arena foi estabelecido na última rodada do Brasileirão 2018 – jogo da entrega da taça de Campeão Brasileiro ao Verdão –, contra o Vitória. Naquela oportunidade, 41.256 pessoas acompanharam o jogo.

DUDU: CRAQUE DO ALLIANZ PARQUE - Dudu é recordista absoluto em números gerais do Allianz Parque. Desde que foi inaugurada a arena palmeirense, em 2014, o camisa 7 é o jogador que mais atuou (106 jogos), que mais venceu (75 vezes), que mais marcou gols (28 tentos) e que mais concedeu assistências (27 passes).

DADOS: ALLIANZ PARQUE

- Números do Palmeiras na arena: 133 jogos (87 vitórias, 24 empates e 22 derrotas) - 246 GP x 105 GC;
- Jogador que mais atuou na arena: Dudu (106 jogos);
- Jogador que mais venceu na arena: Dudu (75 vitórias);
- Jogador que mais fez gols na arena: Dudu (28 gols);
- Maior garçom da arena: Dudu (27 assistências);
- Treinador que mais comandou o Verdão no Allianz Parque: Cuca (35 jogos);
- Maior sequência de vitórias na arena: oito jogos (duas vezes: entre 11 de fevereiro de 2015 e 26 de abril de 2015, e, depois, entre 14 de abril de 2016 e 30 de junho de 2016);
- Maior série invicta: 28 jogos (21 vitórias e sete empates), entre sete de agosto de 2016 e 28 de junho de 2017.

Com informações, foto e ilustração da Agência Palmeiras.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Morre Luiz Vieira Vila Nova

Nota de Pesar - Luiz Vieira Vila Nova. A Federação Cearense de Futebol (FCF) lamenta o falecimento de Luiz Vieira Vila Nova, ex-atleta e ex-árbitro de Futebol Cearense, que nos deixou neste sábado (28/6/2025), aos 81 anos. Atuando como lateral-esquerdo, Vila Nova foi campeão cearense com o América, em 1966, além de conquistar o bicampeonato pernambucano com as cores do Santa Cruz/PE, em 1969/1970.  Após pendurar as chuteiras, Vila Nova optou por seguir nos gramados e investiu na carreira como árbitro esportivo, ingressando no Curso de Arbitragem da Escola Professor Alzir Brilhante. Por sua experiência como jogador, ele conhecia na prática como funcionava o comportamento dos atletas, o que o ajudou na sua forma de conduzir os jogos, sempre com muita postura e seriedade. Durante sua passagem na Arbitragem Cearense, Vila Nova trabalhou em muitos clássicos do nosso Futebol, inclusive em finais do estadual, exercendo um trabalho de altíssima qualidade nas decisões. Um dos jogos mais emb...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Morre Luiz Vieira Vila Nova

Nota de Pesar - Luiz Vieira Vila Nova. A Federação Cearense de Futebol (FCF) lamenta o falecimento de Luiz Vieira Vila Nova, ex-atleta e ex-árbitro de Futebol Cearense, que nos deixou neste sábado (28/6/2025), aos 81 anos. Atuando como lateral-esquerdo, Vila Nova foi campeão cearense com o América, em 1966, além de conquistar o bicampeonato pernambucano com as cores do Santa Cruz/PE, em 1969/1970.  Após pendurar as chuteiras, Vila Nova optou por seguir nos gramados e investiu na carreira como árbitro esportivo, ingressando no Curso de Arbitragem da Escola Professor Alzir Brilhante. Por sua experiência como jogador, ele conhecia na prática como funcionava o comportamento dos atletas, o que o ajudou na sua forma de conduzir os jogos, sempre com muita postura e seriedade. Durante sua passagem na Arbitragem Cearense, Vila Nova trabalhou em muitos clássicos do nosso Futebol, inclusive em finais do estadual, exercendo um trabalho de altíssima qualidade nas decisões. Um dos jogos mais emb...