Pular para o conteúdo principal



AL-CE homenageia engenheiro Cássio Borges nos 110 anos do Dnocs

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) homenageou os 110 anos de criação do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs) em sessão solene. O evento atendeu requerimento da deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB), subscrito pelos deputados Heitor Férrer (SD), Carlos Felipe (PCdoB) e Nelinho (PSDB).

Na solenidade de comemoração aos 110 anos do Dnocs, no Plenário 13 de Maio da AL-CE, o ex-diretor regional do Dnocs, engenheiro Cássio Borges (foto) foi homenageado, como um dos mais respeitados especialistas na área de recursos hídricos do Estado do Ceará. Cássio Borges é um dos autores do livro intitulado “Dnocs: Desenvolvimento e Gestão dos Recursos Hídricos no Semiárido Nordestino', que foi será lançado na ocasião.


O ex-diretor regional do Dnocs, Cássio Borges, ressaltou o conhecimento acumulado pelo órgão ao longo de mais de um século de atuação e enfatizou que o Dnocs é o único com capacidade técnica para gerir a obra de Transposição do Rio São Francisco.

"Recebi honroso convite da Assembleia Legislativa do Estado Ceará para participar das comemorações dos 110 anos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. Por ocasião desta solenidade constou uma homenagem que foi prestada a mim, um dos seis autores do livro intitulado “Dnocs: Desenvolvimento e Gestão dos Recursos Hídricos do Semiárido Nordestino' que foi lançado na ocasião. O requerimento foi solicitado pela presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, deputada Fernanda Pessoa. Este é o segundo livro da minha lavra, com a participação de mais cinco conceituados técnicos cearenses, publicado no decorrer do corrente ano de 2019. O primeiro, intitulado 'Sugestões para o Fortalecimento das Instituições de Desenvolvimento do Nordeste do Brasil' foi concluído e entregue ao ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, ainda em forma de e-mail, em fevereiro último. Este livro somente foi publicado em maio", destacou Cássio Borges.

300 AÇUDES - Fernanda Pessoa ressaltou que o Dnocs, em seus 110 anos de atividades, construiu mais de 300 açudes públicos, mas sua atuação também se dá em outras frentes, como perfuração de poços artesianos e apoio à piscicultura, além de reunir relevantes conhecimentos e tecnologia que ajudam no combate aos efeitos da Seca.

A deputada lembrou que o Dnocs passa por um momento preocupante, “com frustrante processo de descontinuidade de suas atividades e com diminuição de aportes orçamentários”.


Fernanda Pessoa destacou ainda que há parlamentares estaduais e federais atuando em defesa do órgão. “Não se pode falar do estado do Ceará sem falar do Dnocs. É preciso revitalizar esse órgão tão importante para o Nordeste”, ressaltou.

Nezinho Farias (PDT) reforçou a importância da atuação do órgão no Interior do Ceará e afirmou que “é necessário salvar o Dnocs, que já foi uma referência nacional”.

Para o diretor geral do Dnocs, Roberto Otto Penna, o órgão prestou contribuição para o Nordeste, pois ajudou a possibilitar a convivência com a seca e a permanência dos sertanejos em suas cidades, “dando condições de alimentação e sobrevivência no próprio sertão. O Dnocs contribuiu muito para o desenvolvimento do semiárido. A contribuição para o sertão é incomensurável”, enfatizou.

Segundo o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Ramon Flávio Gomes Rodrigues, o Dnocs “é, acima de tudo, uma escola”. Ele lembrou que o órgão contribuiu bastante durante a criação da Secretaria de Recursos Hídricos, em 1987, e reforçou a necessidade de apoio político para garantir sua permanência.

O diretor administrativo do Dnocs, Gustavo Henrique Paiva Medeiros, destacou que a atuação do órgão garantiu alimento e empregos a muitos municípios cearenses e nordestinos. Ele também informou que pode haver esvaziamento das atividades, pois cerca de 90% dos funcionários em exercício estão próximos da aposentadoria.

Para o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do órgão, Felipe Belchior, “o Dnocs tem muito a fazer, muitas tecnologias novas a serem implantadas. Se o Dnocs ainda existe, é por força de seus funcionários. Se não vierem novas pessoas para aprender com eles, esses conhecimentos podem se perder. Concurso já!”, cobrou.
OBRAS - Durante a solenidade, o representante da Sociedade Cearense de Geografia e História, Barros Alves, apresentou quatro obras de referência sobre a historiografia das secas no Ceará: 'O Problema das Secas no Ceará', de Thomaz Pompeu Sobrinho; 'O Secular Problema do Nordeste', de Ildefonso Albano, e os dois livros de Rodolfo Theóphilo, 'A História da Seca do Ceará' e 'A Seca de 1915'.

Foram homenageados pelos 110 anos do Dnocs:
  • Chefe de Serviço de Orçamentos e Finanças do Dnocs, Antônio de Carvalho Costa.
  • Engenheiro civil Antônio Gouveia Neto (in memoriam), representado pelo filho Carlos Brasil Gouveia.
  • Farmacêutico do serviço médico do Dnocs, Felizardo de Pinho Pessoa Filho.
  • Diretor da assessoria técnica e empresarial, José Oswaldo Pontes.
  • Ex-diretor regional do Ceará do Dnocs, engenheiro Cássio Borges.
  • Chefe do Centro de Pesquisas em Aquicultura, Pedro Eymard Campos Mesquita.
Presentes:
  • Deputado estadual Heitor Férrer.
  • Ex-diretor do Dnocs, Ângelo José de Negreiros Guerra.
  • Padre Moisés Rodrigues.
  • Representantes do Poder Judiciário, Sindicatos de Produtores Rurais, Engenheiros, Servidores do Dnocs e Associação dos Ex-Deputados.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.