Pular para o conteúdo principal

Instituto do Ceará completa 133 anos de fundação

Confira o 4 de março na História de Fortaleza com destaque para os 133 do Instituto do Ceará:


  • 1823 - O padre Francisco Pinheiro Landim assume o Governo Provisório da Província.
  • 1883 - Desembarca em Fortaleza o 11º Batalhão de Infantaria, vindo de Belém do Pará, para substituir o 15º BI, que estava de viagem para Belém. Seu comandante era o coronel Joaquim José de Magalhães.
  • 1887 - Assumiram os 12 sócios fundadores do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico): Paulino Nogueira Borges da Fonseca - 45 anos, Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart-foto) - 31 anos, Joaquim de Oliveira Catunda (Senador Catunda), Padre João Augusto da Frota, João Batista Perdigão de Oliveira - 33 anos, Antônio Augusto de Vasconcelos, Antônio Bezerra de Sousa Menezes, Júlio César da Fonseca Filho, Juvenal Galeno Teófilo da Costa e Silva - 50 anos, José Sombra, Virgílio Brígido e Virgílio Augusto de Moraes. Na Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) fica Paulino Nogueira Borges da Fonseca.
  • 1895 - Prédio da sociedade anônima União Cearense é alugado para o Correio, por contrato e muda-se, do térreo do prédio da Assembleia, no dia nove de março do mesmo ano. Ficava na Rua da Misericórdia (atual Doutor João Moreira), em frente ao Passeio Público. Depois o prédio foi sede da “Light”, Serviluz, Conefor, Coelce. No inverno de 2001 desabou parcialmente. Seu endereço atual é Rua João Moreira nº 143. A construção do prédio data de 1872. Hoje pertence ao Museu da Indústria.
  • 1896 - São inaugurados os trilhos que vão da estação de bondes até a fábrica de tijolos do Cocó, da firma Moura & Companhia, para uso exclusivamente por troleys daquela companhia.
  • 1897 - Reassume a Presidência da República José Prudente de Moraes Barros, que estivera doente, substituído por Manuel Vitoriano Pereira.
  • 1922 - A Associação dos Merceeiros do Ceará inicia a publicação de O Merceeiro, órgão oficial da entidade.
  • 1927 - Ocorre o primeiro sorteio da Loteria do Ceará, com a presença da imprensa, convidada pelos concessionários Frederico Pontes, Cândido Azevedo e José Tomé.
  • 1928 - Funda-se a Escola de Música Carlos Gomes, iniciativa dos maestros Edgar Nunes Freire, e Luigi Maria Smido, na Rua Senador Pompeu, 202 (antigo, atual 954) Gilberto Câmara fez o discurso inaugural.
  • 1930 - No bairro da Vila Monteiro, o ladrão Manuel Correia Lucas, conhecido como Rafaelzinho, recebe a tiros a polícia que o foi prender e é morto pela mesma.
  • 1933 - Surge em Fortaleza o periódico O Legionário, órgão da Legião Cearense do Trabalho, fundado por Severino Sombra de Albuquerque.
  • 1934 - Na Praça do Ferreira, em frente ao Bar da Brahma, o tenente da Força Pública, Antônio José dos Santos, agride, a tiros, seu colega de farda, tenente José Gonçalves Bezerra, e é morto por este, a golpes de punhal. Posteriormente o major José Gonçalves Bezerra seria morto no episódio da invasão do reduto de Beato Lourenço.
  • 1935 - À noite, na Praça do Ferreira um tiroteio no qual saem muitos feridos e alguns mortos. O Bloco Galinha Verde, sátira aos integralistas,organizado pelo capitão Newton, da Força Pública (Polícia Militar) tinha vários militares que faziam sua segurança e ao desfilar naquela praça os mesmos ficaram “marcados” por integralistas que à noite, quando os seguranças estavam misturados à multidão, atacaram. Morre o subinspetor da Guarda Cívica Raimundo Correia Lima, o guarda Eldair Correia Lima, seu primo, e o guarda da Inspetoria de Veículos Marcos Ribeiro de Magalhães. Outros foram baleados e levados para o Pronto Socorro ou para enfermarias militares. Crime que ficou impune.
  • 1940 - O jornal Correio do Ceará publica reportagem do jornalista Luciano Carneiro intitulada “Praia do Futuro - Ainda não tem nome; os aviadores chamam-na de Praia por trás do Farol”. Prenunciava o nome da atual Praia do Futuro.
  • 1948 - Muda de comando o 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, assumindo o coronel Alfredo Soares Santos.
  • 1948 - Correm notícias de boas chuvas em todo o Interior do Estado.
  • 1956 - O presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira nomeia, para as funções de diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o engenheiro José Cândido Castro Parente Pessoa, cearense, irmão do deputado Euclides Wicar Parente Pessoa.
  • 1961 - Inaugurado pelo governador José Parsifal Barroso, o Ginásio Carolino Sucupira, da CNEG.
  • 1964 - Publicada no Diário Oficial do Município 2.978, a Lei 2.569 de 28 de fevereiro de 1964 concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao artista plástico, músico e escritor Jean Pierre Chabloz, atendendo mensagem do prefeito Murilo Borges Moreira.
  • 1966 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o tenente coronel aviador Ivan Teixeira Leite, em substituição ao coronel aviador Walter Felin Tavares.
  • 1968 - Incêndio destrói o escritório da firma J. Aquino de Alencar, na Rua Floriano Peixoto, 1004.
  • 1969 - Morre o gráfico Antônio Vitoriano Pinheiro, funcionário da Imprensa Oficial do Ceará -(Ioce).
  • 1978 - Faz escala técnica em Fortaleza, demorando alguns minutos no Aeroporto Pinto Martins, o presidente Ernesto Geisel a caminho da República Federal da Alemanha.
  • 1982 - Criada em Fortaleza a Associação Profissional dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará.
  • 1983 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o general Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira, em substituição a Mozart Soriano Aderaldo.
  • 1985 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Antônio Martins Filho, substituindo o general Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira.
  • 1990 - Morre, com a idade de 89 anos, o músico João Inácio da Fonseca, ex-maestro da Banda de música do 23º Batalhão de Caçadores e da Orquestra Sinfônica Henrique Jorge.
  • 1991 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre), em substituição a Mozart Soriano Aderaldo.
  • 1992 - Forte tempestade açoita, pela manhã, Fortaleza, com ventos de até 100 km horários, principalmente no Mucuripe, arrancando telhados e derrubando placas, árvores e muros.
  • 1995 - Assume pela segunda vez a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o historiador e Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira, substituindo Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre).
  • 1997 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o coronel Paulo Ayrton Araújo, substituindo o general Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira.
  • 1998 - Irrompe violento incêndio que destrói a loja RG Móveis, na Avenida Tristão Gonçalves.
  • 2005 - Posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), da diretoria composta por: Presidente de Honra: Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre); Presidente - Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos); vice presidente - José Aroldo Cavalcanti Mota (Aroldo Mota); secretário geral - Valdelice Carneiro Girão; 1º secretário - Paulo Aírton Araújo; 2º secretário - Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos (Elmo Vasconcelos); 1º tesoureiro - Francisco Fernando Saraiva Câmara (Fernando Câmara); 2º tesoureiro - Francisco Ésio de Sousa; diretor de biblioteca e arquivo - Pedro Alberto de Oliveira e Silva; e diretor de comunicação e relações públicas - Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), na sede do Instituto, na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo. Na ocasião, foram entregues títulos de Sócios Beneméritos do Instituto do Ceará a Newton Freitas, Ednilo Gomes de Porto Soárez (Ednilo Soárez) e José Augusto Bezerra. Também foram agraciados o general Tácito Theóphilo Gaspar de Oliveira, no grau de Comendador; e o coronel Paulo Ayrton Araújo, no grau de Cavaleiro.
  • 2009 - Falecimento, aos 79 anos de idade, da escritora e historiadora Maria Noélia Rodrigues da Cunha, autora do livro “Praças de Fortaleza”, imprescindível no estudo de nossa cidade. Nascera em 24 de dezembro de 1929.
  • 2013 - Morre, às 23h30, vítima de falência múltipla de órgãos, aos 86 anos, o poeta cearense Francisco de Oliveira Carvalho (Francisco Carvalho), membro da Academia Cearense de Letras - ACL. O velório ocorre no Cemitério Jardim Metropolitano, no município do Eusébio (Região Metropolitana e Fortaleza), onde o corpo é cremado no dia seis. Francisco Carvalho era professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nascera em Russas, Ceará, em 11 de junho de 1927.
Com informações do Arquivo Nirez.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".

Postagens mais visitadas deste blog

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".