Pular para o conteúdo principal

'A Privatização das Águas do Rio São Francisco'

O Blog do Lauriberto recebeu e publica o artigo 'A Privatização das Águas do Rio São Francisco', do engenheiro civil Cássio Borges:

 


- Eis que no último dia seis de agosto, chega-me a notícia que o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) vai ser gerido por um Consórcio de três empresas privadas: “Consórcio TEQ assume a Gestão das Infraestruturas do Projeto São Francisco'.

Confesso que estou decepcionado com os rumos que estão dando ao Projeto de Integração do Rio São Francisco. 

A transferência do referido empreendimento pela presidente Dilma Rousseff para a Companhia do Desenvolvimento do Vale do Rio São Francisco (Codevasf), através do Decreto Nº 8.207, de 14 de março de 2014, se deu por iniciativa do então ministro da Integração Nacional, sendo também quase que um 'golpe de misericórdia' da extinção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). 

Em última análise, o referido decreto acabou indo ao encontro de interesses de grupos privados em assumir o controle das águas acumuladas nos 86 açudes construídos por aquele Departamento Federal no nosso Estado.

Graças àquele Decreto Presidencial, o Projeto de Transposição caiu no colo da Codevasf que, até então, não tinha dado um passo, sequer, para assumir esta sua responsabilidade.

Agora, devido à sua reconhecida incompetência de atuação em regiões de rios intermitentes, a referida Empresa Pública resolveu terceirizar a operacionalização do PISF para a iniciativa privada, isto é, a gestão do empreendimento, que custou mais de R$ 10 bilhões à União, para o Consórcio TEQ, formado pelas empresas Quanta Consultoria, Techne Engenharia e Nova Engevix Engenharia, mediante contrato de R$ 11,895 milhões.

Mas a dura realidade é que este é o primeiro e importante passo no sentido da privatização da água em nossa Região, ensejando, por via de consequência, a privatização da água do Projeto São Francisco e dos açudes do Dnocs que, atualmente, têm preço praticamente zero para os seus usuários. Da forma como as coisas estão caminhando, a água vai ter um custo a peso de ouro, inacessível, inclusive para o Agronegócio.

Gostaria, ainda, de registrar, a minha indignação a respeito do Projeto de Lei Nº 4.731/2019, de autoria do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que trata de mais uma ampliação da área de atuação da Codevasf, até a Região Amazônica, inserindo o Estado do Amapá, terra natal do referido presidente do Senado, se constituindo, em mais uma ameaça à extinção do Dnocs".

  • Cássio Borges é engenheiro civil, com cursos de Especialização em Hidrologia e Recursos Hídricos na Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro e Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio de Janeiro).
O engenheiro agrônomo, economista e técnico aposentado do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), José Maria Marques de Carvalho, comenta o artigo 'A Privatização das Águas do Rio São Francisco', de Cássio Borges:

Caro amigo doutor Cássio Borges. Parabéns pelo corajoso artigo. A sua eterna luta, em prol dos Recursos Hídricos, sua Gestão no Nordeste Semiárido e em Defesa da Engenharia Nacional, já vem de muito tempo. Em mal comparando, assemelha-se com a luta de David contra o Golias. Porém, alguém com conhecimento de causa e sem rabo de palha, tem que assumir este papel, em prol dos Recursos Hídricos e sua Gestão no Semiárido Nordestino. Sem sombra de dúvidas, você tem sido esta pessoa. Como bem coloca o doutor Otamar de Carvalho, você bem conhece os meandros desta luta em prol da Privatização das Águas Públicas no Nordeste. Finalizo parabenizando a você pelo artigo. Atenciosamente, José Maria Marques de Carvalho".

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…