A Escola como espaço de formação de cidadãs e cidadãos, que promova a autonomia e o protagonismo dos estudantes e que contribua para uma educação humanitária e transdisciplinar como a vida. Assim nasce a Pedagogia Ecossistêmica, fruto da vivência e da prática transformadora da Escola Vila, que atua há 40 anos em Fortaleza.
Nesse modelo inovador, e genuinamente brasileiro, os conteúdos das disciplinas são trabalhados de forma transdisciplinar, ou seja, os estudantes aprendem vivenciando os conteúdos na prática e nos vários cenários de aprendizagem. Por exemplo, eles participam de laboratórios de Farmácia Viva e de Tecnologia Alternativa, aprendem sobre alimentação na horta e no pomar, desenvolvem suas habilidades nas aulas de Corpo, Teatro, Artes Visuais, Artesanato e Música (foto Filipe Veras).
- No modelo de educação tradicional, os estudantes, muitas vezes, são considerados números e meros receptores de conteúdos, apenas para passar em uma prova. Percebendo que esse modelo de educação tradicional não estava mais atendendo às necessidades dos estudantes, criamos a Pedagogia Ecossistêmica, que tem o objetivo de promover tudo o que o ser humano deve vivenciar e aprender para ser autônomo, seguro, criativo e ser capaz de enfrentar os desafios da vida em qualquer circunstância”, explica a educadora Fátima Limaverde, fundadora da Escola Vila e criadora da Pedagogia Ecossistêmica.
Todas as atividades são realizadas em grupo, o que ajuda no exercício do protagonismo e na autoria de pesquisas e investigações. E se, durante essas atividades, surgirem situações conflituosas entre os grupos de estudantes? Nesse caso, as crianças e os jovens organizam Assembleias para debater o tema, refletindo sobre os vários pontos de vista e chegando a uma conclusão em comum acordo. Na Pedagogia Ecossistêmica, os estudantes também realizam autoavaliação e autorregulação para que possam reconhecer suas competências e dificuldades, além de reconhecer o outro como legítimo.
A Pedagogia Ecossistêmica possui seu próprio material didático transdisciplinar, a Coleção Cuidando do Planeta Terra, que é organizado por séries e compreende seis projetos, um a cada volume. Esse material é elaborado a partir de duas das principais ideias inovadoras em educação: a Transdisciplinaridade (Unesco) e a Aprendizagem Significativa, por meio do Trabalho com Projetos na sala de aula (Base Nacional Comum Curricular).
O desenvolvimento de competências se dá a partir da Teia Curricular da Pedagogia Ecossistêmica, que entende que tudo no universo está interligado, nada é independente. Somos integrantes do meio e este é reflexo de nossas ações, sendo corresponsáveis pela construção da própria realidade, atuando no cuidado do indivíduo, da sociedade e da natureza.
Origem da Pedagogia Ecossistêmica - Em 1981, a idealizadora Fátima Limaverde cria a Escola Vila. Ao longo dos anos, nasce a Pedagogia Ecossistêmica, um modelo de educação genuinamente brasileiro, fruto da vivência e da prática transformadora da Escola Vila, com a missão de "cuidar de si, cuidar do outro e cuidar do planeta". A Pedagogia Ecossistêmica é baseada em valores complexos e interligados, promovendo a inter-relação entre saberes, sujeitos e realidade.
Esse modelo tem como alicerce a transformação da educação, baseada na Carta da Terra, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nos Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, na Carta da Transdisciplinaridade e na Constituição Brasileira e na BNCC. Conta com teóricos como Paulo Freire, Edgar Morin, Jean Piaget, Fritjof Capra, Maturana, Ubiratan DÁmbrosio, entre outras personalidades atentas às
novas tendências em Educação.
Nesses 40 anos de prática, a Escola Vila educou inúmeras crianças e adolescentes. Suas ações também envolveram famílias e comunidades na transformação social por meio de campanhas de solidariedade, ações de impacto ambiental, apoio à luta dos povos indígena e quilombola, adoção de ruas e praças, parceria com associações de catadores de material reciclado e apoio a pequenos produtores e artesãos por meio de feirões da economia solidária.
Conheça mais da Pedagogia Ecossistêmica no site: www.pedagogiaecossistemica.com.br.
Comentários
Postar um comentário