Pular para o conteúdo principal

Ceará deve registrar 10.370 novos casos de Câncer de Pele Não Melanoma até final de 2023

Por marcar o início do Verão em países do hemisfério sul, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) escolheu o mês de dezembro para alertar sobre a prevenção ao Câncer de Pele. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o tipo mais frequente da doença no Brasil. Curável, em sua grande maioria, quando detectado precocemente, o Câncer de Pele tem letalidade baixa. É causado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a Pele. Existem diversos tipos de Câncer de Pele, que são divididos em dois grupos principais: os melanomas e os Câncer de Pele Não-Melanoma (também conhecidos como “Carcinomas”).

O Câncer de Pele “Não Melanoma” é o mais comum e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País. Em 2023, cerca de 220.490 novos casos desta neoplasia deverão ser contabilizados, de acordo com estimativas do Inca. Destes, 101.920 deverão ser registrados em homens e 118.570 em mulheres. Só no Ceará, 10.370 novos casos são esperados para 2023.

Fatores de risco-De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Câncer de Pele é também o tipo mais comum de Câncer no Mundo, com estimativas alarmantes de novos casos a cada ano. A exposição excessiva aos Raios Ultravioleta (UV) do Sol é a principal causa desse tipo de Câncer. 

Segundo a dermatologista Luíza Riotinto, dermatologista do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e membro da SBD, é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras, embora seja fundamental reconhecer que isso não elimina os riscos.

- Ainda que as pessoas de tons de Pele mais escuros tenham uma menor incidência de Câncer de Pele em comparação com as pessoas de Peles mais claras, é importante compreender que existem outros fatores de risco como histórico familiar, doenças de Pele prévias, sistema imune debilitado e exposição à radiação artificial. Além disso, o Câncer de Pele em tons mais escuros pode ser diagnosticado mais tardiamente, o que pode impactar nas opções de tratamento”, alerta a especialista Luíza Riotinto.

Já pessoas de Pele Clara são mais suscetíveis ao Câncer de Pele devido à menor quantidade de melanina, o pigmento que protege a Pele dos danos do Sol. A exposição prolongada e repetida sem proteção ao Sol aumenta o risco para o Câncer de Pele, especialmente entre as pessoas que também possuem olhos claros, cabelos ruivos ou loiros, ou que são Albinas.

Sintomas-Dentre os principais sintomas do Câncer de Pele, em geral, estão: 

  • Surgimento de manchas que coçam, descamam ou que sangram.
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.
  • Feridas que não cicatrizam em quatro semanas.

- No caso do Câncer de Pele Não Melanoma, as lesões costumam se manifestar como asperezas na Pele ou como pequenas feridas que sangram facilmente e não cicatrizam. Quase sempre se localizam nas áreas de Pele exposta ao Sol diariamente (rosto, orelhas, careca, ombros etc), mas podem surgir em qualquer local. São mais comuns em pessoas de Pele Clara, com mais de 40 anos. Não costumam doer, mesmo em fases mais avançadas. Já no caso dos Melanomas, apesar de menos frequentes que outros tumores de Pele, costumam ter comportamento mais agressivo. Tem origem a partir dos melanócitos, que são as células responsáveis pela produção do pigmento que dá cor à Pele. Por isso, costumam se manifestar como pintas de cor escura. A associação do Melanoma com o Sol é bem conhecida, principalmente com os episódios de exposição intensa, mas este tipo de Câncer de Pele também tem forte influência genética”, explica a dermatologista Luíza Riotinto.

O Melanoma pode surgir na Pele sã, sobre pintas já existentes ou mesmo em sinais de nascença. É encontrado tanto em áreas expostas como em áreas cobertas e, diferente dos não Melanomas, muitas vezes acomete pessoas mais jovens. É mais comum na Pele, mas pode surgir em locais como olho, boca, meninges, unhas e outros.

Algumas características das pintas, que chamam a atenção para a possibilidade de melanoma, são descritas na “regra do ABCDE” (Assimetria, Bordas Irregulares, Cores que variam, Diâmetro e Evolução). São características suspeitas em uma pinta e, se encontradas, sinalizam que essa pinta merece uma avaliação do dermatologista.

Prevenção-A prevenção é a melhor forma de combater o Câncer de Pele. O uso de filtro solar é indispensável, mesmo em dias nublados, mas os cuidados vão muito além disso. É preciso:

  • Ter atenção aos horários corretos para se expor ao Sol, evitando ampla exposição no intervalo entre 10 e 16 horas, quando os raios UV estão mais intensos;.
  • Manter uma boa hidratação.
  • Fazer uso de roupas e acessórios adequados (Chapéu, Boné, Óculos, Roupas com Proteção Ultravioleta, Guarda-Sol e Sombrinha) e ainda evitar a realização de Bronzeamento Artificial.

Também é necessário reaplicar o protetor solar a cada quatro horas ou após nadar ou suar.

Tratamentos-Todos os casos de Câncer da Pele devem ser diagnosticados e tratados precocemente, inclusive os de baixa letalidade, que podem provocar lesões mutilantes ou desfigurantes em áreas expostas do corpo, causando sofrimento aos pacientes. Felizmente, há diversas opções terapêuticas para o tratamento do Câncer da Pele não-Melanoma. 

- A modalidade escolhida varia conforme o tipo e a extensão da doença, mas, normalmente, a maior parte dos carcinomas pode ser tratada com procedimentos simples, como cirurgia excisional e a lases, curetagem e eletrodissecção, criocirurgia, que promove a destruição do tumor por meio do congelamento com nitrogênio líquido, e terapia fotodinâmica (PDT), que consiste na aplicação de um agente fotossensibilizante, como o ácido 5-aminolevulínico (5-ALA) na Pele Lesada. Após algumas horas, as áreas são expostas a uma luz intensa que ativa o 5-ALA e destrói as células tumorais, com mínimos danos aos tecidos sadios”, explica Luíza Riotinto.

Além das modalidades cirúrgicas, a Radioterapia, a Quimioterapia, a Imunoterapia e as medicações orais e tópicas são outras opções de tratamentos para os Carcinomas. Somente um médico especializado em Câncer da Pele pode avaliar e prescrever o tipo mais adequado de Terapia.

No caso dos Melanomas, o tratamento varia conforme a extensão, agressividade e localização do tumor, bem como a idade e o estado geral de saúde do paciente. A modalidade mais utilizada é a cirurgia excisional.

Na maioria dos casos, o Melanoma metastático não tem cura, por isso é importante detectar e tratar a doença o quanto antes. Embora não tenha cura, o tratamento do Melanoma avançado evoluiu muito nas últimas décadas; hoje já é possível viver por mais tempo e com mais qualidade, controlando a doença em longo prazo. Outros tratamentos podem ser recomendados, isoladamente ou em combinação, para o tratamento dos melanomas avançados, incluindo Quimioterapia, Radioterapia e Imunoterapia.

Ambos os tipos são tratados, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O ICC é referência em oncologia há quase 80 anos e está comprometido em cuidar e acolher, de forma humanizada, com um corpo clínico de excelência, da saúde e do bem-estar dos seus pacientes, contando sempre com ações de conscientização e oferecendo atendimento integral aos que são atingidos pela doença.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B