18 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e a Campanha visa alertar a população sobre os riscos, que o Álcool pode causar à Saúde do Coração.
O Álcool é uma das Drogas mais usadas socialmente no Brasil. Pesquisa do Centro de Informações sobre Saúde do Álcool (Cisa) divulgada no final de 2023, mostra o Levantamento 'Álcool e a Saúde dos Brasileiros-Panorama 2023', e verifica, que 45% dos brasileiros ingerem Bebida Alcoólica em Festas, Eventos Sociais e até mesmo em Casa. Segundo o Estudo:
- Cerca de 20% consome Bebida Alcóolica uma vez por semana ou a cada 15 dias.
- 14% uma vez por semana ou menos.
- 7% de duas a quatro vezes por semana.
- 3% bebe cinco vezes ou mais.
- 25% dos jovens (18-24 anos) e 23% dos adultos jovens (25-34 anos) ingerem a substância uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Ocorre, que o excesso de Álcool pode causar grandes Problemas Cardiovasculares. Segundo a médica cardiologista e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Maria Tereza Sá Leitão, o Álcool exerce maior prevalência de Hipertensão Arterial.
- Aquelas pessoas, que ingerem três ou mais doses ao dia, como 30 gramas de Álcool por dia, que equivale a uma garrafa de Cerveja, duas taças de Vinho, uma dose de Destilados, como Uísque, Vodka e Aguardente, esse limite deve ser reduzido. Por outro lado, o Álcool é capaz de ativar o Sistema de Fibrinólise, de quebra de Coágulos, redução de agregação de Plaquetas e melhora do perfil das Gorduras em nosso Organismo. Mas o seu consumo abusivo pode levar a Patologias graves, podendo chegar à morte", alerta Maria Tereza Sá Leitão.
Segundo a médica Maria Tereza Sá Leitão, o excesso de Álcool pode levar ainda à:
- Hipertensão Arterial.
- Cardiomiopatia Alcoólica.
- Arritmia Cardíaca.
- Síndrome do Coração Pós-Feriado-Holiday Heart Syndrome.
-A interação do Álcool no Organismo está diretamente relacionada ao Sistema Nervoso do indivíduo, o que causa alterações Elétricas no Coração; o aumento da Frequência Cardíaca, levando a Ataque Cardíaco, Ataque Cardíaco Sinusal e até uma Arritmia, que produz Coágulos no Coração, como a Fibrilação Atrial. Além disso, sabemos que o excesso de Álcool causa até 67% de casos de Emergências de Fibrilação Atrial", ressalta Maria Tereza Sá Leitão.
Padrão de consumo: O Estudo 'Álcool e a Saúde dos Brasileiros-Panorama 2023' constata, que boa parte dos brasileiros abusa de Bebidas Alcoólicas, mas não percebe seu padrão de consumo como problemático. O Levantamento mostra, que 27% têm consumo moderado de Álcool e 17% abusivos, mas 75% dos consumidores abusivos acreditam ,que são consumidores moderados.
Para o cardiologista, membro da SBC e especialista em Medicina do Esporte, Diógenes Ribeiro, esse é um dos grandes problemas, ou seja, quando o indivíduo não se percebe, fazendo uso do Álcool de forma acentuada. Segundo Diógenes Ribeiro, um dos caminhos para atenuar esses problemas causados pela Bebida Alcóolica é a Prática de Atividade Física.
- Há necessidade do combate ao Sedentarismo para estimular que as pessoas se tornem mais ativas. A Prática de Atividade Física é fundamental e importante para a prevenção de Doenças Cardíacas. Segundo os dados até da Organização Mundial de Saúde-OMS, o Sedentarismo é o quarto principal fator de risco de morte no mundo, sendo responsável por elevar o risco das Doenças Crônicas não Transmissíveis, como Doença Cardiovascular, Câncer e Diabetes. Em 2020, só de infarto foram quase 110 mil pessoas que faleceram no Brasil. Estudos mais recentes comprovam, que as pessoas mais ativas apresentam maior estágio de Sobrevida, vivem mais e têm menor incidência de Cardiopatias", frisa Diógenes Ribeiro.
Na segunda-feira (19/2) foi o Dia do Esportista, e em razão da data, o médico Diógenes Ribeiro lembra que a Prática do Exercício Físico ativa diferentes mecanismos, que são responsáveis pela proteção do Coração e controle dos fatores de risco para as Doenças Cardiovasculares.
- Isso acontece porque a Atividade Física melhora de um modo geral o funcionamento do Sistema Cardiovascular, além de controlar esse fator de risco. O Exercício fortalece o Músculo Cardíaco, tornando-o mais eficiente, envolvendo mais Sangue para o Corpo, melhorando a Circulação. Além disso, contribui para a prevenção e controle, por exemplo, da Hipertensão, do Diabetes, do Colesterol alterado e triglicerídeos. Além disso, promove a perda de peso e a melhora na Composição Corporal à medida, que reduz a gordura e aumenta a Massa Magra", destaca Diógenes Ribeiro.
Benefícios da Prática dos Exercícios Físicos para o Coração:
- Importante no enfrentamento do combate à Obesidade.
- Combate o Estresse pela liberação da Endorfina.
- Reduz o peso e aumenta Massa Magra.
- Previne Doenças Cardiovasculares.
- Ajuda na Socialização.
- Favorece Hábitos Alimentares mais Saudáveis.
Comentários
Postar um comentário