Pular para o conteúdo principal



Formação Antirracista UFC-SEIR realiza aula inaugural nesta terça

O Programa de Formação Antirracista UFC pela Igualdade Racial, fruto de cooperação formalizada entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Igualdade Racial do Estado do Ceará (SEIR), realiza sua aula inaugural nesta terça-feira (12/3/2024), às 10 horas, no Auditório da Reitoria (Avenida da Universidade, 2853-Campus do Benfica-Fortaleza).

A solenidade de abertura contará com a presença do reitor da UFC, professor Custódio Almeida, e da secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira (foto), que proferirá a palestra “A Questão Racial no Brasil”.

Com o objetivo de debater, de modo propositivo, com trabalhadores da UFC sobre o combate ao Racismo e o enfrentamento das desigualdades raciais, o programa atua de modo a tornar a Universidade mais inclusiva e comprometida com uma prestação de Serviços Democrática e Antirracista. Seu primeiro ciclo formativo será destinado a duas turmas compostas por servidores e colaboradores terceirizados que atuam na segurança patrimonial, nos transportes e nos serviços gerais da Universidade. Um segundo ciclo, previsto para iniciar em agosto, incluirá gestores e servidores docentes e técnico-administrativos.

A Formação Antirracista ofertada terá carga horária total de 21 horas e incluirá, em seu conteúdo programático, temáticas como: negritude no Brasil e na realidade cearense, Racismo e suas configurações, resistências afro-brasileiras e políticas de combate ao Racismo, atendimento inclusivo e humanizado e equidade racial no serviço público. Todas as turmas terão como trabalhos finais a concepção de produtos e iniciativas práticas voltadas para o exercício das atividades dos formandos na UFC.

De acordo com o professor Custódio Almeida, a parceria surgiu de uma reflexão sobre a necessidade de a Universidade contribuir para o combate, de forma cada vez mais firme e pedagógica, a todos os atos racistas e discriminatórios. 

- A Universidade precisa dar exemplo e ser um espelho para repercussões diversas na sociedade. Esperamos sensibilizar muita gente e, assim, demarcar que a UFC não concorda, não apoia e não referenda qualquer atitude racista, especialmente se essa atitude for cometida por algum servidor, seja docente, seja técnico-administrativo, ou por alguém que está colaborando como terceirizado. Esse ciclo de formação é uma forma de afirmar concretamente isso”, explica o reitor Custodio Almeida.

Entre os resultados esperados da iniciativa, Custódio Almeida menciona, que o principal é uma mudança de cultura. 

- No momento em que um curso dessa natureza é ministrado na Reitoria da Universidade, no seu principal auditório, estendendo-se a trabalhadores de diversos setores, fica visível que essa é a posição oficial da UFC e que se trata de uma política institucional”, explica Custódio Almeida, acrescentando, que a prioridade é munir de informações os profissionais que atuam no trato diário com o público, especialmente com o segmento estudantil.

A secretária Zelma Madeira foi uma das primeiras representantes do Executivo estadual a visitar oficialmente a Reitoria após a posse do reitor Custódio Almeida e ressaltou a relevância do acordo de cooperação técnica UFC-SEIR, do qual o ciclo formativo é um dos desdobramentos. 

- Não basta saber que existe o Racismo, é preciso entender a forma como o Racismo opera no campo das instituições. Historicamente, a Universidade é o lugar da construção do conhecimento numa dimensão universal, e a gente sabe que ela tem sido impactada pela participação de grupos étnico-raciais que não tinham, até então, ocupado espaço lá dentro”, afirma Zelma Madeira, referindo-se a ações afirmativas e dispositivos como a Lei 12.711, de 2012 e suas atualizações, que estabeleceram cotas para pessoas pretas, pardas e indígenas, ao lado das de baixa renda.

Segundo Zelma Madeira, o Programa não se esgota na oferta da formação; a meta é ir além, culminando na elaboração do plano institucional de combate ao Racismo na UFC. 

- Problemas complexos como o Racismo não podem ter respostas simples. Elas têm que ter mais profundidade. Por isso, a SEIR está junto com a UFC: para pensar, elaborar, planejar essa e outras formações, agindo principalmente nos setores mais sensíveis”, frisa.

A secretária ressalta a vulnerabilidade de grupos sociais e étnicos que:

- Devido aos processos de racialização e subalternização, costumam sofrer acusações de não estar em seu espaço original, sendo, portanto, vistos como estranhos ao ambiente acadêmico”.

Zelma Madeira destaca, que se tratar de uma questão:

- Prioritária e de abrangência não só local, mas global”.

Morgana Sampaio, assessora da Coordenadoria de Articulação Política Institucional (CAPI) do Gabinete da Reitoria, destacou que a parceria tem caráter inédito e consolida um avanço da UFC no combate ao Racismo Institucional. 

- É de fundamental importância preparar os trabalhadores terceirizados, servidores e gestores da Universidade para que possam compreender e combater as manifestações racistas que acontecem no dia a dia da Instituição”, diz a servidora, que atuou na elaboração do plano de trabalho do programa com a equipe da SEIR.

O Programa UFC pela Igualdade Racial é executado pela Secretaria da Igualdade Racial do Estado do Ceará em parceria com a UFC, por meio da Coordenadoria de Articulação Política Institucional (CAPI) do Gabinete da Reitoria, e conta com apoio da Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC (UFC INFRA).

Serviço
  • Aula inaugural do Programa de Formação UFC pela Igualdade Racial
  • Terça-feira (12/3/3024), às 10 horas.
  • Auditório da Reitoria (Avenida da Universidade, 2853- Benfica).
  • Acesso gratuito.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Agenda Leonina

 

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...

Futricas Globais

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Agenda Leonina

 

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...

Futricas Globais