Pular para o conteúdo principal



Formação Antirracista UFC-SEIR realiza aula inaugural nesta terça

O Programa de Formação Antirracista UFC pela Igualdade Racial, fruto de cooperação formalizada entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Igualdade Racial do Estado do Ceará (SEIR), realiza sua aula inaugural nesta terça-feira (12/3/2024), às 10 horas, no Auditório da Reitoria (Avenida da Universidade, 2853-Campus do Benfica-Fortaleza).

A solenidade de abertura contará com a presença do reitor da UFC, professor Custódio Almeida, e da secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira (foto), que proferirá a palestra “A Questão Racial no Brasil”.

Com o objetivo de debater, de modo propositivo, com trabalhadores da UFC sobre o combate ao Racismo e o enfrentamento das desigualdades raciais, o programa atua de modo a tornar a Universidade mais inclusiva e comprometida com uma prestação de Serviços Democrática e Antirracista. Seu primeiro ciclo formativo será destinado a duas turmas compostas por servidores e colaboradores terceirizados que atuam na segurança patrimonial, nos transportes e nos serviços gerais da Universidade. Um segundo ciclo, previsto para iniciar em agosto, incluirá gestores e servidores docentes e técnico-administrativos.

A Formação Antirracista ofertada terá carga horária total de 21 horas e incluirá, em seu conteúdo programático, temáticas como: negritude no Brasil e na realidade cearense, Racismo e suas configurações, resistências afro-brasileiras e políticas de combate ao Racismo, atendimento inclusivo e humanizado e equidade racial no serviço público. Todas as turmas terão como trabalhos finais a concepção de produtos e iniciativas práticas voltadas para o exercício das atividades dos formandos na UFC.

De acordo com o professor Custódio Almeida, a parceria surgiu de uma reflexão sobre a necessidade de a Universidade contribuir para o combate, de forma cada vez mais firme e pedagógica, a todos os atos racistas e discriminatórios. 

- A Universidade precisa dar exemplo e ser um espelho para repercussões diversas na sociedade. Esperamos sensibilizar muita gente e, assim, demarcar que a UFC não concorda, não apoia e não referenda qualquer atitude racista, especialmente se essa atitude for cometida por algum servidor, seja docente, seja técnico-administrativo, ou por alguém que está colaborando como terceirizado. Esse ciclo de formação é uma forma de afirmar concretamente isso”, explica o reitor Custodio Almeida.

Entre os resultados esperados da iniciativa, Custódio Almeida menciona, que o principal é uma mudança de cultura. 

- No momento em que um curso dessa natureza é ministrado na Reitoria da Universidade, no seu principal auditório, estendendo-se a trabalhadores de diversos setores, fica visível que essa é a posição oficial da UFC e que se trata de uma política institucional”, explica Custódio Almeida, acrescentando, que a prioridade é munir de informações os profissionais que atuam no trato diário com o público, especialmente com o segmento estudantil.

A secretária Zelma Madeira foi uma das primeiras representantes do Executivo estadual a visitar oficialmente a Reitoria após a posse do reitor Custódio Almeida e ressaltou a relevância do acordo de cooperação técnica UFC-SEIR, do qual o ciclo formativo é um dos desdobramentos. 

- Não basta saber que existe o Racismo, é preciso entender a forma como o Racismo opera no campo das instituições. Historicamente, a Universidade é o lugar da construção do conhecimento numa dimensão universal, e a gente sabe que ela tem sido impactada pela participação de grupos étnico-raciais que não tinham, até então, ocupado espaço lá dentro”, afirma Zelma Madeira, referindo-se a ações afirmativas e dispositivos como a Lei 12.711, de 2012 e suas atualizações, que estabeleceram cotas para pessoas pretas, pardas e indígenas, ao lado das de baixa renda.

Segundo Zelma Madeira, o Programa não se esgota na oferta da formação; a meta é ir além, culminando na elaboração do plano institucional de combate ao Racismo na UFC. 

- Problemas complexos como o Racismo não podem ter respostas simples. Elas têm que ter mais profundidade. Por isso, a SEIR está junto com a UFC: para pensar, elaborar, planejar essa e outras formações, agindo principalmente nos setores mais sensíveis”, frisa.

A secretária ressalta a vulnerabilidade de grupos sociais e étnicos que:

- Devido aos processos de racialização e subalternização, costumam sofrer acusações de não estar em seu espaço original, sendo, portanto, vistos como estranhos ao ambiente acadêmico”.

Zelma Madeira destaca, que se tratar de uma questão:

- Prioritária e de abrangência não só local, mas global”.

Morgana Sampaio, assessora da Coordenadoria de Articulação Política Institucional (CAPI) do Gabinete da Reitoria, destacou que a parceria tem caráter inédito e consolida um avanço da UFC no combate ao Racismo Institucional. 

- É de fundamental importância preparar os trabalhadores terceirizados, servidores e gestores da Universidade para que possam compreender e combater as manifestações racistas que acontecem no dia a dia da Instituição”, diz a servidora, que atuou na elaboração do plano de trabalho do programa com a equipe da SEIR.

O Programa UFC pela Igualdade Racial é executado pela Secretaria da Igualdade Racial do Estado do Ceará em parceria com a UFC, por meio da Coordenadoria de Articulação Política Institucional (CAPI) do Gabinete da Reitoria, e conta com apoio da Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC (UFC INFRA).

Serviço
  • Aula inaugural do Programa de Formação UFC pela Igualdade Racial
  • Terça-feira (12/3/3024), às 10 horas.
  • Auditório da Reitoria (Avenida da Universidade, 2853- Benfica).
  • Acesso gratuito.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Ceará sofre a 5ª derrota na Série B

  O Ceará-CE sofreu, na noite deste sábado (20/junho) a 5ª derrota em 14 rodadas da Série B do Brasileirão 2026. O Ceará perdeu de 1 a 0 para o Botafogo-SP, no Estádio Presidente Vargas (PV), em Fortaleza (foto Igor de Castro).

Edital do BNB e BNDES de R$ 60 milhões para recuperar áreas degradadas da Caatinga

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste (BNB), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), lançaram nesta quarta-feira (10/junho/2026), o Edital Recaatingar, chamada pública de R$ 60 milhões voltada à recuperação socioprodutiva de terras degradadas na Caatinga. O lançamento foi feito no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula, da diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, e do presidente do BNB, Paulo Câmara (foto Gabriel Andrade). O lançamento ocorre em um momento de avanço dos riscos de desertificação no Semiárido e de fortalecimento das políticas públicas voltadas à recuperação da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. O edital está alinhado ao lançamento do Programa Recaatingar, do MMA, e vai apoiar projetos que combinem restauração ambiental, produção sustentável, conservação da água, segurança alimentar, geração de renda e adaptação às mudanças climáticas. - O BNDES está ampl...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Ceará sofre a 5ª derrota na Série B

  O Ceará-CE sofreu, na noite deste sábado (20/junho) a 5ª derrota em 14 rodadas da Série B do Brasileirão 2026. O Ceará perdeu de 1 a 0 para o Botafogo-SP, no Estádio Presidente Vargas (PV), em Fortaleza (foto Igor de Castro).

Edital do BNB e BNDES de R$ 60 milhões para recuperar áreas degradadas da Caatinga

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste (BNB), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), lançaram nesta quarta-feira (10/junho/2026), o Edital Recaatingar, chamada pública de R$ 60 milhões voltada à recuperação socioprodutiva de terras degradadas na Caatinga. O lançamento foi feito no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula, da diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, e do presidente do BNB, Paulo Câmara (foto Gabriel Andrade). O lançamento ocorre em um momento de avanço dos riscos de desertificação no Semiárido e de fortalecimento das políticas públicas voltadas à recuperação da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. O edital está alinhado ao lançamento do Programa Recaatingar, do MMA, e vai apoiar projetos que combinem restauração ambiental, produção sustentável, conservação da água, segurança alimentar, geração de renda e adaptação às mudanças climáticas. - O BNDES está ampl...