Morreu, nesta segunda-feira (4/3/2024), em Fortaleza, o médico, escritor e professor José Maria Chaves.
José Maria Chaves (foto) foi por décadas médico da Federação Cearense de Futebol (FCF), onde era responsável pelo Exame de Controle de Dopagem.
José Maria Chaves era professor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi coordenador do Curso de Medicina da UFC de 4/5 a 13/9/1987.
Como escritor médico, José Maria Chaves foi:
- Presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames).
- Membro da Academia Cearense de Medicina (ACM).
- Membro da Academia Limoeirense de Letras (ALL).
- Nota de Pesar da Sobrames: Com profundo pesar, a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores-Sobrames, em conjunto com sua Regional do Ceará, comunica o falecimento do doutor José Maria Chaves, ilustre médico, escritor e ex-presidente Nacional e da Regional do Ceará. A essência humanista, liderança inspiradora e paixão pela Cultura desse grande homem deixaram marcas indeléveis em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. A Medicina e a Literatura perdem um gigante, mas sua influência e legado seguirão conosco. Além de ser um professor exemplar, o professor José Maria Chaves destacava-se como escritor talentoso e orador admirável, elevando não apenas a Medicina, mas também as Letras e o espírito humano. Seu carinho e amor dedicado à família sempre nos inspiraram. Em meio às lágrimas, enviamos um abraço solidário a todos que compartilham dessa dor, especialmente à família, colegas e amigos, desejando que encontrem conforto em Deus e nos momentos felizes que tiveram ao lado dele. Que o Criador o receba em seu Reino de Bem-aventurança e conforte os corações enlutados. Atenciosamente-Diretoria da Sobrames Nacional e da Regional do Ceará".
- Médico, professor e escritor Raimundo José Arruda Bastos: Memórias: Homenagem ao professor doutor José Maria Chaves. Hoje, meu coração se entristece com a notícia do falecimento do querido professor José Maria Chaves, meu grande amigo e um dos mentores da minha vida na Medicina e Literatura. Sua essência humanista, sua liderança inspiradora e sua paixão pela cultura deixaram marcas indeléveis em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Além de um professor exemplar, o Professor José Maria Chaves era um escritor talentoso e um orador admirável, elevando não apenas a Medicina, mas também as letras e o espírito humano. Recordo-me com carinho do seu amor dedicado à família, um traço que sempre me inspirou desde o primeiro encontro. Neste momento de tristeza profunda, estendo minhas condolências à família, colegas, amigos e aos confrades e confreiras da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores-Sobrames e da Academia Cearense de Médicos Escritores-Acemes, assim como aos demais admiradores, desejando que encontrem conforto em Deus e nos momentos felizes que tiveram ao lado dele. Que a alma do professor José Maria Chaves descanse em paz, e que sua memória continue a iluminar nossas vidas. A Medicina e a Literatura perdem um gigante, mas sua influência e legado seguirão conosco. Em meio às lágrimas, envio um abraço solidário a todos que compartilham dessa dor".
- Federação Cearense de Futebol (FCF): É com grande pesar, que lamentamos o falecimento do doutor José Maria Chaves, nesta segunda-feira (4). Médico José Maria Chaves atuou na Federação Cearense de Futebol por décadas no comando do Controle de Dopagem. Além de seguir a carreira clínica, José Maria foi docente do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará e publicou livros na área da Saúde. O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, decretou luto oficial de três dias com bandeira hasteada a meio mastro, e um minuto de silêncio em partidas do Futebol Cearense".
Jornal do Médico: O ano de 1964 estava por terminar. O doutor José Maria Chaves, médico formado há três anos (com pós-graduação em Especialização Cirúrgica, concluída no Rio de Janeiro), preparava sua viagem à cidade maravilhosa, onde havia deixado sua noiva, que o aguardava para o casamento de ambos, que ocorreria no dia 12 de dezembro. Era a madrugada do dia 4 de dezembro. Acomodados numa Rural Willys estavam seus pais, suas duas irmãs e um tio. Assim, o doutor José Maria Chaves deu início à viagem, pretendendo chegar ao Rio de Janeiro quatro dias depois. O trajeto iniciara-se com tranquilidade. Atravessaram o Rio São Francisco, antes do anoitecer, a bordo de uma grande balsa. Tudo ia bem, contudo um pequeno problema se lhes apresentou na Bahia. Pararam numa oficina e constatou-se uma avaria no motor. Após o conserto, ter-se-ia que observar uma recomendação severa: durante os primeiros 500 quilômetros, para o amaciamento do motor, a velocidade máxima que se poderia impor seria de 60 quilômetros por hora. Apenas em Governador Valadares conseguiram comunicar-se com o Rio, tranquilizando a aita noiva. Chegaram ao Rio no dia 10 de dezembro, sendo recebidos com muita alegria, emoção e choro de sua noiva. Somente se dispunha, então, de um dia e meio para enfeixar todas as cerimônias – católica com efeito civil, na própria sacristia da igreja, e a recepção aos convidados. A mãe da noiva comandou todos os preparativos. Então, no dia 12/12/1964, estavam se casando, na Igreja da Santíssima Trindade, o doutor José Maria Chaves e a prendada moça Maria Walkiria Mendes Araújo (daí em diante passando a se assinar Araújo Chaves) que, 50 anos depois, em comum união com quatro filhas – três médicas, uma delas com duas formaturas (Direito e Medicina) e uma assistente social – programaram proceder a renovação dos votos matrimoniais – Bodas de Ouro – por meio da celebração eucarística no mesmo templo católico, às 18 horas, do dia 12/12/2014. E, assim, se o fez com a incontida alegria de uma festa cristã. VOCAÇÃO MÉDICA-Doutor José Maria Chaves. Professor doutor José Maria Chaves | CREMEC 367|RQE 389; Foi presidente da Sobrames Ceará e Nacional e membro da Academia Limoeirense de Letras".
Comentários
Postar um comentário