Pular para o conteúdo principal



Erosão em 16 Praias Cearenses

Diário do Nordeste Digital: Avanço do Mar causa processo erosivo em quase 50% do litoral do CE, e 16 praias têm maior risco. Erosão Costeira é influenciada tanto por agentes naturais quanto intensificada por atividades humanas.

O Ceará tem 20 municípios com Praias ao longo de 570 quilômetros de Litoral. Embora movimentem a Economia do Mar pela Pesca, Turismo ou Produção de Energia, todos eles apresentam áreas com Processos Erosivos devido ao avanço do Mar, como atesta o inédito Plano de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira do Ceará (PCEC), pioneiro do Brasil. O Estudo mapeou 47,5% do Litoral com processos erosivos e 16 praias com maior risco de problemas.

O novo Plano foi lançado na última sexta-feira (14/3) durante a solenidade de abertura da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) sob o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”.

O PCEC é um produto da Sema e documento-base para o gerenciamento de riscos e impactos costeiros no Estado e foi elaborado pela equipe do Projeto Planejamento Espacial Ambiental (PEA), no âmbito do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente (CCMA/Sema/Funcap).

Metade da Costa Cearense deve perder 10 metros de faixa de areia até 2040, aponta Estudo da UFC

Entre os processos erosivos, que atingem a Zona Costeira do Ceará e motivaram a criação do estudo, o documento cita as praias de Picos e Peroba (em Icapuí), Icaraí e Tabuba (em Caucaia) e Baleia (em Itapipoca).

Foram utilizadas técnicas e ferramentas de sensoriamento remoto para identificar alterações na linha de Costa (fronteira entre água e terra) entre 2016 e 2024, adotando um ponto de análise a cada quilômetro de Litoral. Com 553 pontos mapeados, as classes resultantes após a análise foram:

  • Erosão crítica: 215 pontos com perdas acima de -1 m/ano.
  • Erosão: 48 pontos com perdas entre -0,5 e -1 m/ano.
  • Estabilidade: 91 pontos com taxas entre -0,5 e 0,5 m/ano.
  • Progradação: 199 pontos com ganhos acima de 0,5 m/ano.

Segundo o estudo, o Litoral Oeste tem maior quantidade de pontos entendidos como de Erosão crítica, com base no mapeamento e em visitas técnicas realizadas em 2024.

A equipe do Programa definiu dois núcleos: os de “atenção” correspondem a áreas com processos erosivos iniciais, mas com potencial significativo para causar danos futuros; e os de “Erosão Crítica” exigem intervenção imediata porque os danos “já são evidentes ou estão prestes a ocorrer”.

Núcleos de Erosão

  • Praias de Picos/Peroba, em Icapuí
  • Praia de Canoé/Canto da Barra, em Fortim
  • Prainha do Canto Verde, Beberibe (foto)
  • Praia do Iguape, em Aquiraz
  • Praia do Icaraí, em Caucaia
  • Praia da Tabuba, em Caucaia
  • Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante
  • Praia da Baleia, em Itapipoca
  • Praia de Arpoeiras, em Acaraú
  • Praia do Espraiado, em Acaraú

Núcleos de Atenção

  • Praia do Pontal do Maceió, em Fortim
  • Praia do Balbino/Caponga Roseira, em Cascavel
  • Praia da Lagoinha, em Paraipaba
  • Praia do Serrote, em Jijoca de Jericoacoara
  • Praia de Tatajuba, em Camocim

Conforme o levantamento, as praias de Pontal do Maceió e de Jericoacoara aparecem como novidade entre as praias com Erosão.

Coordenador do Programa Cientista Chefe do Meio Ambiente e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luís Ernesto Arruda Bezerra garante, que o objetivo é fornecer um “diagnóstico completo” de cada praia do Estado.

- Qual é a situação daquela praia? Qual é o nível de Erosão que ela está? Se está muito, se está pouco, se não está em Erosão? E que ações podem ser tomadas no caso de ter algum problema erosivo ou em uma emergência”. 

O que é Erosão Costeira? A Erosão Costeira ocorre quando uma praia perde mais sedimentos (como areia, minerais e fragmentos de rochas) do que é capaz de repor. O fenômeno gera problemas quando provoca danos à infraestrutura urbana localizada à beira-mar. 

Ela é comumente desencadeada por processos naturais, como ondas, correntes, marés e ventos, e alterações na energia desses processos podem favorecer eventos deErosão ou seu inverso, a "progradação", caracterizada pelo acúmulo de sedimentos.

Porém, ações humanas, como a construção de infraestruturas (a exemplo de portos) e o desmatamento, também podem alterar a dinâmica de entrada e saída de sedimentos. Juntos, esses fatores interagem e amplificam a Erosão em trechos costeiros.

Os dois fatores, naturais e antrópicos, costumam ocorrer em conjunto, “especialmente em locais com ocupação à beira-mar, que são vulneráveis a eventos de ressaca”. O PCEC afirma, que isso se torna mais preocupante em áreas, que já sofrem com a Erosão Costeira, como as praias da Baleia, Canto Verde e Icapuí.

Quais são as praias críticas de cada cidade? Os resultados do estudo revelaram 72 pontos mais sensíveis ao processo de Erosão Costeira em áreas de Praias Urbanizadas do Ceará. Do total, 56 estão localizados em zonas urbanas densas, 13 em zonas urbanas pouco densas e três em loteamentos vazios, sem ocupação humana. 

O Plano mostra uma análise para os quatro setores da Planície Llitorânea do Ceará e as Praias mais atingidas em cada município:

Costa Leste-Dos 151 pontos analisados, 38 foram classificados como áreas de Erosão Crítica, 19 como áreas de Erosão, 39 como áreas de estabilidade e 55 como áreas de progradação.

  • Icapuí (8 pontos críticos) - Picos e Peroba
  • Aracati (9 pontos críticos) - Canoa Quebrada
  • Fortim (4 pontos críticos) - Praia de Canoé/Canto da Barra
  • Beberibe (12 pontos críticos) - Prainha do Canto Verde
  • Cascavel (4 pontos críticos) - Praia do Balbino

Fortaleza e Região Metropolitana-Com 106 pontos, 43 indicaram Erosão Crítica, 8 apontaram Erosão, 20 mostraram estabilidade e 35 revelaram Progradação.

  • Aquiraz (6 pontos críticos) - Praias do Barro Preto e do Presídio
  • Fortaleza (3 pontos críticos) - entre o Espigão do Titanzinho e o Porto do Mucuripe
  • Caucaia (24 pontos críticos) - Praias de Iparana, Icaraí, Pacheco, Tabuba, Cumbuco e Cauípe
  • São Gonçalo do Amarante (10 pontos críticos) - Praia da Taíba

Costa Oeste-Dos 86 pontos, 39 indicaram Erosão Crítica, 9 Erosão, 13 Estabilidade e 25 Progradação.

  • Paracuru (13 pontos críticos) - Praias da Bica e do Farol
  • Paraipaba (4 pontos críticos) - Praia da Lagoinha
  • Trairi (9 pontos críticos) - Praia do Guajiru
  • Itapipoca (13 pontos críticos) - Praia da Baleia

Costa Extremo Oeste-Foram gerados 210 pontos; 95 indicaram Erosão Crítica, 12 apontaram Erosão, 19 mostraram Estabilidade e 84 apresentaram Progradação.

  • Amontada (13 pontos críticos) - Praias de Caetanos e Moitas
  • Itarema (9 pontos críticos) - trechos das Praias de Patos, Torrões e Almofala
  • Acaraú (38 pontos críticos) - Volta do Rio, Espraiado, Arpoeiras, Aranaú, Morgado, Carrapateiras e Barrinhas
  • Cruz (6 pontos críticos) - áreas sem adensamento populacional
  • Jijoca de Jericoacoara (10 pontos críticos) - Praia da Vila de Jericoacoara até a Pedra Furada
  • Camocim (15 pontos críticos) - entorno da Praia de Tatajuba
  • Barroquinha (4 pontos críticos) - áreas sem adensamento populacional

Principais problemas do avanço do mar-O estudo explica, que a Erosão Costeira, intensificada por mudanças climáticas e atividades humanas, resulta na perda de habitat para diversas espécies e na redução da proteção natural do ambiente contra eventos extremos. 

As Praias, Dunas e mMnguezais, que atuam como barreiras naturais, são especialmente vulneráveis, o que pode levar “à perda de biodiversidade e ao aumento da vulnerabilidade das comunidades litorâneas”. 

Outro ponto de atenção é que a ocupação desordenada do Litoral, seja para habitação ou negócios, leva a um crescimento urbano intenso à beira-mar. Com ressacas cada vez mais intensas, esse crescimento “tem gerado novas áreas de risco, que anteriormente não existiam”. 

A longo prazo, o problema pode comprometer a ocupação da orla e dificultar o desenvolvimento sustentável. Ainda, que haja o alerta, o enfrentamento a esses desafios esbarra em deficiências das legislações municipais, que auxiliam no processo de Gerenciamento Costeiro. 

Embora 19 municípios praianos do Ceará tenham Plano Diretor (com exceção de Icapuí, que está em processo de elaboração), apenas seis têm o documento atualizado. Previsto no Estatuto da Cidade, a ferramenta de planejamento urbano define diretrizes para o desenvolvimento da cidade, incluindo o uso do Solo, Zoneamento e Infraestrutura.

Com informações de Nícolas Paulino-nicolas.paulino@svm.com.br.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...