As hepatites virais são infecções, que causam inflamações no fígado. Entre os tipos com maior incidência no Brasil, estão as dos tipos A, B e C, cada uma causada por um vírus específico. Neste mês, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza a Campanha Julho Amarelo para orientar sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das hepatites.
O médico epidemiologista e coordenador da Célula de Vigilância e Prevenção de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis (Cevep), Carlos Garcia, destaca que cada tipo de hepatite possui formas distintas de transmissão.
- A Hepatite A é transmitida principalmente por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados, pois o vírus se propaga pela via fecal-oral. Já os tipos B e C são transmitidos pelo contato com sangue contaminado, especialmente através de objetos perfurocortantes, como seringas e agulhas, além da transmissão sexual. A possibilidade de transmissão vertical da hepatite B, de mãe para filho durante a gestação ou parto, aumenta a necessidade de assistência pré-natal de qualidade”, explica.
- A principal forma de prevenção das hepatites A e B é por meio da vacinação*. A vacina para hepatite B é indicada para todas as pessoas que ainda não tenham sido vacinadas, de todas as idades, em três doses.
Já o imunizante contra a hepatite A faz parte do calendário de vacinação infantil, no esquema de uma dose aos 15 meses de idade (podendo ser utilizada a partir dos 12 meses até 5 anos incompletos — 4 anos, 11 meses e 29 dias).
https://www.saude.ce.gov.br/2025/07/09/julho-amarelo-entenda-hepatites-rede-sesa-acoes/
Comentários
Postar um comentário