É com profundo pesar, que comunicamos o falecimento do professor e médico Hélio de Morais Pinho (foto), ocorrido nesta terça-feira (15 de julho de 2025), em Fortaleza, aos 85 anos.
Nome fundamental na Educação Cearense, Hélio Pinho foi o fundador do tradicional Curso Skema, criado em 1975. Médico por formação e onde atuou por mais de 50 anos e professor de Química por vocação, transformou o modo de ensinar e preparou milhares de jovens para o vestibular com um modelo ousado e inovador.
Com o slogan “O Campeão do Vestibular”, o Skema se tornou o maior Cursinho do Ceará em sua época, com sete sedes espalhadas e mais de 12 mil alunos ativos. Mais, que números, era um movimento de transformação. Hélio acreditava, que o ensino podia mudar vidas. E mudou.
Inquieto e visionário, foi pioneiro em formatos, que marcaram gerações. Criou programas de rádio-aula ao vivo, transmitindo conteúdos de todas as disciplinas com os melhores professores do estado. Idealizou também os famosos corujões presenciais, maratonas de Estudo, que começavam às 20h e atravessavam a madrugada até o amanhecer. Além disso, apostou fortemente em propaganda de impacto, com presença constante em jornais e mídias locais.
Mais, que gestor, foi um verdadeiro técnico de talentos. Tratava seus professores como se fossem craques de futebol: valorizava os veteranos, contratava com estratégia e treinava a “categoria de base”, jovens talentos, que, anos depois, se tornariam estrelas do Ensino no Ceará.
Mas sua maior marca talvez tenha sido a generosidade. Concedeu milhares de bolsas e oportunidades a estudantes de baixa renda, mesmo quando não havia uma política formal para isso. Como relata o ex-aluno Guerreiro Filho:
- Morava em Pacajus, meus pais tinham poucas condições, mas procurei o Skema mesmo assim. Fui informado, que não havia bolsas. Insisti para falar com o senhor Hélio, e consegui meia bolsa. Hoje sou advogado, já me aposentando. Sou muito grato”.
Hélio foi também um médico brilhante, conhecido por sua memória clínica afiada e pela atenção humanizada. Era capaz de diagnosticar por telefone e prescrever com precisão, guiado por escuta e intuição.
Seu legado permanece vivo na história da educação e da medicina no Ceará. Mais ainda, permanece no coração de quem teve o privilégio de aprender com ele, conviver com ele e ser acolhido por ele.
Hélio de Morais Pinho deixa sua esposa Lucileide e cinco filhos: Hélida, Hélio Júnior, Harison Pinho, Nara e Huckell, que seguem com orgulho a história de um pai excepcional.
- Jornalista Lauriberto Braga: Estudei no Skema e tenho um testemunho, que professor Hélio Pinho era um educador show. Passei no Vestibular da Universidade Federal do Ceará (UFC) de primeira, graças ao Skema-Colégio Gregório Mendel.
Comentários
Postar um comentário