Cidade da Criança é reinaugurada com CINE+, Sala Tecnológica e Espaço Cultural.
Parque no Centro da Cidade terá programação cultural desenvolvida pela Quitanda Soluções Criativas a partir do apoio cultural da Enel Distribuição Ceará.
Com reinauguração agendada para a segunda-feira (4 de agosto de 2025), às 8 horas, a Cidade da Criança está de cara nova e agora ganha programação fixa voltada à 1ª Infância. O equipamento no Centro de Fortaleza será entregue à Cidade com proposta de ser um espaço inovador e pedagógico com referência em atividades lúdicas e culturais para crianças, combinando aprendizado, diversão e contato direto com a Natureza.
Dentre as ações do espaço, revitalizado pela Prefeitura de Fortaleza, a partir do Gabinete da Primeira-Dama, a Quitanda Soluções Criativas realiza a concepção e elaboração de uma sala multiuso da Rede Cine+, uma sala tecnológica e um espaço cultural com o histórico do Parque. A iniciativa tem patrocínio da Enel Distribuição Ceará por meio de um projeto de incentivo fiscal e apoio institucional da Secretaria de Cultura do Ceará e da Secretaria da Cultura de Fortaleza.
Com as novidades, Fortaleza passa a integrar a lista de municípios brasileiros com Sala Multiuso da Rede Cine+. Com sessões de Cinema gratuitas e uma programação diversa, a proposta é oferecer à população um espaço de contato com o audiovisual a partir de filmes voltados para a família em geral. A sala terá 50 lugares e será adaptada para acessibilidade.
A ideia é fortalecer principalmente o audiovisual brasileiro, com temáticas de Direitos Humanos e Cidadania, além de democratizar o cinema, tornando-o cada vez mais acessível para a população. A Rede Cine+ já chegou na cidade de Itapipoca-Ceará, e nas cidades de Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara, Maricá e Paraty, no Rio de Janeiro.
Já a Sala Tecnológica vai abrigar o Observatório Municipal da Primeira Infância do Ceará, espaço, que reúne indicadores voltados aos primeiros anos de vida dos fortalezenses. O local aborda informações ligadas à Saúde, Educação e outros fatores essenciais para o desenvolvimento infantil, norteando-se principalmente pelo Plano Municipal pela Primeira Infância de Fortaleza. O espaço contará ainda com miniauditório, óculos de realidade virtual e painéis informativos.
Em formato de linha do tempo, o Espaço Cultural Cidade da Criança narra a história do espaço e sua transformação ao longo dos anos, trazendo registros desde o Século 19, quando era chamado de Parque da Liberdade em homenagem à Abolição da Escravatura. O histórico destaca ainda, que, em 1991, o local foi tombado como patrimônio cultural de Fortaleza, a fim de que sua cultura e memória fossem preservadas.
Instituto Cine+ Um espaço de difusão da arte e do audiovisual. Assim define-se o Instituto CINE+, Programa inovador, que visa fortalecer o setor audiovisual por meio de sessões de cinema, apresentações de várias linguagens artísticas (Salas da Rede Cine+) e ações formativas (Escola de Audiovisual).
As salas públicas de cinema do Instituto CINE+ estão em cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro: Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara, Maricá e Paraty, e em uma cidade do interior do Ceará, Itapipoca. Com pouco mais de dois anos de funcionamento, o Cine+ já impactou a vida de mais de 200 mil pessoas com sessões para alunos de escolas municipais, moradores locais e formações gratuitas.
Enel Distribuição Ceará-A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 149 quilômetros quadrados. A Companhia possui mais de 4,2 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 127 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui mais de 156 mil quilômetros de Rede Elétrica no Ceará, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas-ONU.
Quitanda Soluções Criativas-Desde 2007, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando as vidas de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.
Comentários
Postar um comentário