Pular para o conteúdo principal



SPS e Urca realizam Webnário Ditadura Militar

Em um cenário político com diversas disputas de narrativas e ameaças a democracia se faz necessário e urgente lembrar o passado e contar nossa história para as novas gerações. 

Neste agosto da memória e verdade, mês da promulgação da Lei da Anistia, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), abre vagas para que estudantes do ensinos médio e superior da Rede Pública de Ensino e interessados no tema se aprofundem nos conhecimentos sobre Ditadura Militar e Justiça de Transição. 


A formação é um projeto de extensão do Programa Estadual de Memória e Verdade da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos da SPS. As aulas serão transmitidas pela plataforma Google Meet e acontecem de agosto a outubro. Para se inscrever, basta acessar esse link.

“O objetivo desta formação é que as novas gerações compreendam os reflexos da ditadura nos dias de hoje e, assim, entendam a importância da defesa irrestrita da nossa democracia e dos nossos direitos. Vivemos numa era de disputas de narrativas e para que o passado não se repita nós precisamos contar as histórias e dar voz aqueles que viveram este período tão tenebroso que foi a ditadura militar no nosso país”, destaca a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes.

O webnário tem duração de três meses e será certificado pela Urca e SPS. Serão palestras e debates abordando questões políticas, sociais e ambientais referentes ao período de 1964 a 1985 no Brasil. Para a coordenadora de Políticas Públicas dos Direitos Humanos da SPS, Amanda Freire, a reconstituição da memória, fundada na verdade, é um instrumento necessário para construção de uma cultura fortalecida nos pilares da democracia e dos direitos humanos. “Apostamos na educação em direitos humanos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos, para que o conhecimento seja passado de geração a geração e nunca caia no esquecimento”, frisa Amanda Freire.

“Com o eixo da educação do Programa Estadual de Memória e Verdade, estamos aproximando as novas gerações das histórias de pessoas que viveram a ditadura, de ex-presos políticos e seus familiares. Não queremos que estas narrativas se percam no tempo. Pelo contrário, queremos dar voz e rosto às histórias que muitos alunos escutam em poucos minutos numa aula de história do colégio”, esclarece a educadora e articuladora da SPS, Lúcia Alencar.

Durante as aulas serão apresentadas também duas experiências exitosas de lugares de memória. A primeira delas é o Museu Sítio de Memória (ESMA), situado no edifício do antigo Cassino de Oficiais da Marinha, onde foram detidos cerca de cinco mil mulheres e homens. O museu fica na cidade de Buenos Aires, na Argentina. O segundo local é o Memorial da Resistência, antiga sede do DEOPS, na cidade de São Paulo.

Programação
  • Segunda (10 de agosto), às 16 horas/Palestra – Golpe de 1964: um passado não muito distante com professor Emmanoel Lima Ferreira, doutor em Sociologia pela UFC com pós-doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e professor do Departamento de Economia da Urca. Mediador: Tiago Gomes, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor assistente da Urca.
  • Terça (18 de agosto), às 16 horas - A Justiça de Transição Brasileira sob o Governo Bolsonaro com professor João Teófilo, doutorando da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mediadora: Rita Sipahi, advogada, servidora pública e ex-conselheira da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
  • Quinta (20 de agosto), às 16 horas - Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) com Diva Santana e Vera Paiva (representantes dos familiares de mortos e desaparecidos políticos na CEMDP. Mediadora: Lúcia Alencar, educadora e articuladora da SPS.
  • Segunda (24 de agosto), às 16 horas - Clínicas do Testemunho e Memorial da Anistia do Brasil com Vera Vital Brasil, representante das Clínicas de Testemunhos; e Marleide Ferreira Rocha, ex-técnica da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Mediadora: Lúcia Alencar, educadora e articuladora da SPS.
  • Quinta (10 de setembro), às 16 horas - Memória e Verdade no Ceará: perspectivas e desafios com Lúcia Alencar, educadora e articuladora da SPS; e Mário Albuquerque, presidente da Comissão de Anistia Ceará. Mediador: Márcio Aguiar, membro do Grupo de Trabalho do CMFTA.
  • Sexta (18 de setembro), às 16 horas - Centro de Memória Frei Tito de Alencar com Antônio Gilvan Silva Paiva, secretário da Cultura de Fortaleza. Mediadora: Ana Rita, professora da UFC e membro do Grupo de Trabalho do CMFTA.
  • Sábado (10 de outubro), às 16 horas - Memorial da Resistência e Núcleo da Memória–São Paulo com Maurice Politi, administrador, ex-preso político e fundador/diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política de São Paulo). Mediadora: Ana Rita, professora da UFC e membro do Grupo de Trabalho do CMFTA.
  • Domingo (18 de outubro), às 16 horas - Instituto de Políticas Públicas dos Direitos Humanos IPPDH-MERCOSUL (CIDH) de Buenos Aires-Argentina.
  • Sábado (31 de outubro), às 16 horas - ESMA Sítio de Memória–Buenos Aires-Argentina.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...