Pular para o conteúdo principal

SPS e Urca realizam Webnário Ditadura Militar

Em um cenário político com diversas disputas de narrativas e ameaças a democracia se faz necessário e urgente lembrar o passado e contar nossa história para as novas gerações. 

Neste agosto da memória e verdade, mês da promulgação da Lei da Anistia, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), abre vagas para que estudantes do ensinos médio e superior da Rede Pública de Ensino e interessados no tema se aprofundem nos conhecimentos sobre Ditadura Militar e Justiça de Transição. 


A formação é um projeto de extensão do Programa Estadual de Memória e Verdade da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos da SPS. As aulas serão transmitidas pela plataforma Google Meet e acontecem de agosto a outubro. Para se inscrever, basta acessar esse link.

“O objetivo desta formação é que as novas gerações compreendam os reflexos da ditadura nos dias de hoje e, assim, entendam a importância da defesa irrestrita da nossa democracia e dos nossos direitos. Vivemos numa era de disputas de narrativas e para que o passado não se repita nós precisamos contar as histórias e dar voz aqueles que viveram este período tão tenebroso que foi a ditadura militar no nosso país”, destaca a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes.

O webnário tem duração de três meses e será certificado pela Urca e SPS. Serão palestras e debates abordando questões políticas, sociais e ambientais referentes ao período de 1964 a 1985 no Brasil. Para a coordenadora de Políticas Públicas dos Direitos Humanos da SPS, Amanda Freire, a reconstituição da memória, fundada na verdade, é um instrumento necessário para construção de uma cultura fortalecida nos pilares da democracia e dos direitos humanos. “Apostamos na educação em direitos humanos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos, para que o conhecimento seja passado de geração a geração e nunca caia no esquecimento”, frisa Amanda Freire.

“Com o eixo da educação do Programa Estadual de Memória e Verdade, estamos aproximando as novas gerações das histórias de pessoas que viveram a ditadura, de ex-presos políticos e seus familiares. Não queremos que estas narrativas se percam no tempo. Pelo contrário, queremos dar voz e rosto às histórias que muitos alunos escutam em poucos minutos numa aula de história do colégio”, esclarece a educadora e articuladora da SPS, Lúcia Alencar.

Durante as aulas serão apresentadas também duas experiências exitosas de lugares de memória. A primeira delas é o Museu Sítio de Memória (ESMA), situado no edifício do antigo Cassino de Oficiais da Marinha, onde foram detidos cerca de cinco mil mulheres e homens. O museu fica na cidade de Buenos Aires, na Argentina. O segundo local é o Memorial da Resistência, antiga sede do DEOPS, na cidade de São Paulo.

Programação
  • Segunda (10 de agosto), às 16 horas/Palestra – Golpe de 1964: um passado não muito distante com professor Emmanoel Lima Ferreira, doutor em Sociologia pela UFC com pós-doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e professor do Departamento de Economia da Urca. Mediador: Tiago Gomes, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor assistente da Urca.
  • Terça (18 de agosto), às 16 horas - A Justiça de Transição Brasileira sob o Governo Bolsonaro com professor João Teófilo, doutorando da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mediadora: Rita Sipahi, advogada, servidora pública e ex-conselheira da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
  • Quinta (20 de agosto), às 16 horas - Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) com Diva Santana e Vera Paiva (representantes dos familiares de mortos e desaparecidos políticos na CEMDP. Mediadora: Lúcia Alencar, educadora e articuladora da SPS.
  • Segunda (24 de agosto), às 16 horas - Clínicas do Testemunho e Memorial da Anistia do Brasil com Vera Vital Brasil, representante das Clínicas de Testemunhos; e Marleide Ferreira Rocha, ex-técnica da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Mediadora: Lúcia Alencar, educadora e articuladora da SPS.
  • Quinta (10 de setembro), às 16 horas - Memória e Verdade no Ceará: perspectivas e desafios com Lúcia Alencar, educadora e articuladora da SPS; e Mário Albuquerque, presidente da Comissão de Anistia Ceará. Mediador: Márcio Aguiar, membro do Grupo de Trabalho do CMFTA.
  • Sexta (18 de setembro), às 16 horas - Centro de Memória Frei Tito de Alencar com Antônio Gilvan Silva Paiva, secretário da Cultura de Fortaleza. Mediadora: Ana Rita, professora da UFC e membro do Grupo de Trabalho do CMFTA.
  • Sábado (10 de outubro), às 16 horas - Memorial da Resistência e Núcleo da Memória–São Paulo com Maurice Politi, administrador, ex-preso político e fundador/diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política de São Paulo). Mediadora: Ana Rita, professora da UFC e membro do Grupo de Trabalho do CMFTA.
  • Domingo (18 de outubro), às 16 horas - Instituto de Políticas Públicas dos Direitos Humanos IPPDH-MERCOSUL (CIDH) de Buenos Aires-Argentina.
  • Sábado (31 de outubro), às 16 horas - ESMA Sítio de Memória–Buenos Aires-Argentina.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…