Uma conversa, que pode transformar uma vida. O "sim" para doação de órgãos significa o recomeço para milhares de pessoas que esperam por um Transplante.
Neste momento, 53.218 brasileiros aguardam a sua vez de receber um órgão e recomeçar. Por isso, deixe todo mundo saber que você é um doador.
Esse é o tema da Campanha de incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos lançada, nesta segunda-feira (27 de setembro), pelo Ministério da Saúde, em Brasília.
O objetivo é incentivar os potenciais doadores a deixarem a família ou pessoas próximas cientes dessa vontade, já que são eles que poderão tomar essa decisão.
Em 2021, entre as mais de 2 mil famílias que estavam vivendo um momento difícil de perder alguém, 38% recusaram a doação de órgãos. Por outro lado, 61% disseram sim para vida continuar. Essa escolha em um momento de dor profunda é delicada, mas pode ficar mais leve se a família souber da vontade do doador.
Durante o evento de lançamento da campanha, o ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, ressaltou que é importante sensibilizar todo brasileiro sobre a doação de órgãos.
- O primeiro ponto é a pessoa se convencer e, após se convencer, ela precisa entender que isso não basta, ela precisa conversar com a família”, ressaltou ao citar que a Legislação Brasileira determina que a família é quem que tem que aprovar e dar a palavra final de doação.
Naiara Azevedo - Para dar voz à Campanha, o Ministério conta com uma ajuda muito especial: a cantora Naiara Azevedo canta a música tema que incentiva os doadores a conversarem com suas famílias e deixarem claro se desejam doar. O videoclipe será veiculado na TV, Rádio, Internet, Redes Sociais e outras Mídias.
- Estou muito feliz de ser porta-voz dessa campanha. Quero dizer que sou doadora de órgãos, já comuniquei a minha vontade para minha família. Caso você seja um doador e ainda não conversou com a sua família, basta comunicá-los", disse a cantora durante a gravação.
Sus - No Sistema Único de Saúde (Sus) são realizadas todas as modalidades de Transplante, a maioria de:
- Rim.
- Córnea.
- Medula Óssea.
Considerado o maior Sistema Público de Saúde do Mundo em números de Transplantes, a Rede conta com 648 hospitais habilitados e mais de 1,6 mil equipes de profissionais especializados de Norte a Sul do país. Nos últimos 20 anos, o Sistema Público Brasileiro fez mais de 412 mil transplantes, reforçando a capacidade dessa rede que é referência no mundo.
Para quem está na fila esperando por um Órgão, a realidade é uma mistura de ansiedade e incerteza, esperando pelo dia em que a vida vai recomeçar após o transplante.
Gabriela Gonçalves - Foi assim para Gabriela Gonçalves, que passou por um transplante em 2014, após conviver por três anos com a rotina difícil de Hemodiálise, na corrida em busca de um rim. Hoje, ela encara outro tipo de maratona, cheia de Saúde: a Gabriela é corredora e com o Projeto Superação, incentiva a atividade física para outros transplantados.
- Cuidar do órgão transplantado é uma forma de agradecer a família e também ao doador”, disse.
Gabriela Gonçalves foi uma das homenageadas de Cerimônia.
Fundação Edson Queiroz - Além de Gabriela Gonçalves, foram reconhecidos com Placas e Troféus os trabalhos:
- Da Fundação Edson Queiroz (FEQ), da Universidade de Fortaleza (Unifor), através da Campanha Doe de Coração. A vice-presidente da FEQ, Manoela Valença Queiroz recebeu a homenagem.
- Da enfermeira Jaqueline Foppa, de Dourados (MS), que faz parte da equipe Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Vida e da Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplante.
- Da diretora-geral do Hospital Governador Celso Ramos de Santa Catarina, Elisangela Scheidt Roncalio.
- Da enfermeira da Organização de Procura de Órgãos Do Hospital Professor Fernando Figueira de Pernambuco, Janaína Rodrigues Da Silva.
Indicadores de qualidade - Para apoiar os Hospitais integrantes do Sistema Nacional de Transplantes e garantir a qualidade desses serviços, o Ministério da Saúde lança uma estratégia que aprimora a concessão de incentivo financeiro para ações de Doação e Transplantes na Rede Pública de Saúde.
O objetivo é estabelecer critérios e níveis de desempenho para essas unidades, baseados em qualidade de atendimento, indicadores de segurança do paciente e acesso.
Com base nesses parâmetros, cada Hospital será classificado e receberá uma pontuação, que irá resultar em um percentual maior de recursos.
- Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde e foto de Myke Sousa.
Comentários
Postar um comentário