Pular para o conteúdo principal

Hipertensão e Hipotensão



Hipertensão e hipotensão: entenda sintomas, diferenças e riscos.

Pressão alta ou baixa? Veja o que é cada condição de saúde, suas causas e consequências.

26 de abril é conhecido por ser o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, e de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 36 milhões de brasileiros têm hipertensão, e o controle do quadro de pressão alta depende da mudança de hábitos e cuidados diários com o estilo de vida. Os índices saíram de 22,6% de hipertensos em 2006 para 26,3% em 2021, segundo o relatório Vigitem Brasil 2006-2021 publicado naquele ano. A hipertensão não é a única condição de saúde relacionada à pressão arterial, já que existe também a hipotensão ou pressão baixo. Abaixo, o EU Atleta traz os riscos e as distinções entre a pressão alta e pressão baixa, com ajuda de especialistas. Confira!

O que é Hipertensão?: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica, caracterizada por níveis elevados da pressão sanguínea dentro dos vasos, e é definida por níveis de pressão maiores ou iguais a 140x90 mmHg. A doença pode afetar o sistema renal, hormonal, cardiovascular e neurológico.

As recomendações sobre estilo de vida e terapia farmacológica são muito semelhantes, e incluem o uso de bloqueadores do sistema renina-angiotensina, antagonistas do cálcio e tiazídicos.

A última diretriz da Sociedade Brasileira de Hipertensão classificou a hipertensão como uma doença crônica não transmissível (DCNT) definida por níveis pressóricos, em que os benefícios do tratamento (não medicamentoso e/ou medicamentoso) superam os riscos.

Hipotensão:
 A Hipotensão é definida quando os níveis de pressão arterial estão abaixo ou iguais a 90x60 mmHg. É um quadro transitório gerado pelo sistema nervoso autônomo (SNA), caracterizado por um conjunto de sintomas onde a pressão arterial pode ter valores inferiores ao padrão. A pressão é influenciada pelo sistema nervoso autônomo, simpático e parassimpático, este último representado pelo nervo vago, cuja função é reduzir a pressão arterial. Quando qualquer destes sistemas está em desequilíbrio, a pressão arterial pode reduzir.

Causas-Hipertensão: A Hipertensão, de acordo com a médica cardiologista Aline Azevedo da Silveira, é uma doença multifatorial. Entre as causas estão: herança genética, idade avançada (onde ocorre o enrijecimento da parede arterial dos grandes vasos), colesterol alto e fatores modificáveis como sobrepeso e obesidade, alimentação inadequada (rica em alimentos industrializados) e sedentarismo.

A nutricionista Nemesis Monteiro explica que a condição é dependente de fatores genéticos, epigenéticos, ambientais e sociais, podendo ter causas endócrinas ou não endócrinas.

- Obesidade, apnéia obstrutitva do sono, sedentarismo, consumo elevado de bebida alcoólica, sexo, etnia, estresse, tabagismo e dieta rica em sódio, com o excesso de sal contido em temperos industrializados ou alimentos ultraprocessados, podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência genética - comenta.

Além dos fatores de risco, estudos apontam que o número de casos aumenta com o envelhecimento, podendo ser maiores em indivíduos do sexo masculino com até 50 anos de idade e em mulheres após os 50 anos, em consequência da menopausa e da queda de estrogênio. Por fim, a obesidade e o sobrepeso podem acelerar em até dez anos o aparecimento da doença.

Hipotensão: Segundo Aline, as causas são inúmeras. Entre elas estão: diminuição do volume sanguíneo circulante (desidratação, sangramentos), alguns medicamentos, disautonomias (como diabetes e doença de Parkinson), mudanças posturais, reações alérgicas, exposição ao calor, valvopatias, infarto agudo do miocárdio, choque séptico, tromboembolismo pulmonar, entre outras. Pessoas saudáveis podem ter pressão baixa sem que isso esteja relacionado a alguma doença.

Todavia, também pode vir acompanhada de um conjunto de fatores sem causa específica, acometendo o indivíduo em situações comuns como: pós-raquianestesia em parto cesariano; permanecer longo tempo em pé; estar em local fechado e com temperaturas elevadas (metrô, ônibus, avião ou elevador); perdas sanguíneas agudas e perdas sanguíneas menores, como em exame de sangue ou doação de sangue em indivíduos hipotensos.

Existem as causas menos comuns: uso de anti-hipertensivos, ansiolíticos, antidepressivos, diuréticos e analgésicos; gravidez, principalmente pelo aumento da progesterona provocado pela própria gestação; uso abusivo de álcool; arritmia cardíaca; hipotireoidismo; indivíduos diabéticos (hipoglicemia); infecção grave (choque séptico) e em reação alérgica grave (choque anafilático); problemas emocionais.

Sintomas-Hipertensão: Os sintomas da hipertensão costumam aparecer apenas quando a pressão fica muito alta. Nesse caso, a pessoa hipertensa pode sentir:
  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Zumbido no ouvido;
  • Fraqueza;
  • Visão turva;
  • Sangramento nasal.
Hipotensão: A hipotensão em boa parte das vezes pode ser assintomática. Entretanto, Nemesis aponta que quando a queda de pressão é abrupta, o indivíduo pode sentir:
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Sensação de desmaio.
Riscos-Hipertensão: De acordo com as especialistas, os riscos da hipertensão não controlada incluem a doença renal crônica, acidente vascular encefálico, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e renal, diminuição da acuidade visual. As complicações nos órgãos-alvo, fatais e não fatais, incluem:
  • Coração: doença arterial coronária, insuficiência cardíaca, fibrilação atrial e morte súbita;
  • Cérebro: acidente vascular encefálico, isquêmico ou hemorrágico, demência;
  • Rins: doença renal crônica, que pode evoluir para necessidade de terapia dialítica;
  • Sistema arterial: doença arterial obstrutiva periférica.
Hipotensão: Quando a Hipotensão é severa e associada a sintomas, é fundamental a avaliação médica devido à possibilidade de doenças como infarto agudo do miocárdio, tromboembolismo pulmonar e, principalmente, complicações severas como choque.

Os riscos mais temidos por especialistas são a perda de consciência ou traumas mais graves relacionados ao crânio (traumatismo pela queda da própria altura), fraturas em membros superiores ou inferiores, AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico e parada cardíaca. Em casos mais graves o choque hipotensivo é gerado por infecções como pielonefrite ou uma infecção urinária não tratada.

Pode levar à morte?

Hipertensão
: Sim, pois por se tratar de condição frequentemente assintomática, a hipertensão arterial costuma evoluir com alterações estruturais ou funcionais em órgãos como coração, cérebro, rins e vasos. Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial sistêmica é a principal causa de morte no país: anualmente são 300 mil óbitos, 820 por dia, 30 por hora e um a cada 2 minutos.

A pressão alta é o principal fator de risco modificável com associação independente, linear e contínua para doenças cardiovasculares, doença renal crônica e morte prematura. Associa-se a fatores de risco metabólicos para as doenças dos sistemas cárdio circulatório e renal, como dislipidemia, obesidade abdominal, intolerância à glicose e diabetes melitus.

Hipotensão: A Hipotensão também pode levar ao óbito, principalmente se acometer indivíduos mais debilitados como gestantes, idosos, pacientes com doenças neurológicas, pessoas muito magras ou com doenças associadas. Isso pode ocorrer principalmente pelo risco da queda e possíveis ferimentos que podem acometer o indivíduos, o tempo que ficará sem assistência ou até mesmo a falta de oxigenação cerebral, neste último os danos podem ser irreversíveis.

Quais os riscos para atletas?

Hipertensão: A cardiologista explica que em pessoas com pressão normal, o exercício aeróbio induz a um aumento da pressão máxima ou sistólica, proporcional ao aumento da intensidade de exercício, e isso é fisiológico. Quando a doença não é diagnosticada de forma adequada ou não há o tratamento adequado, níveis de pressão elevados no pico do esforço podem favorecer complicações como arritmias e acidente vascular encefálico.

Nemesis alerta que o uso indiscriminado de suplementos estimulantes pode aumentar o risco pressão alta em atletas e praticantes de atividades físicas. Entretanto, observa-se baixa incidência de doenças cardiovasculares em indivíduos fisicamente ativos.

Hipotensão: Guilherme Renke, endocrinologista e médico do esporte, observa que os treinamentos de força podem levar à pressão baixa por conta do sistema nervoso parassimpático, pois ele tem a função de fazer o organismo baixar a tensão, principalmente em iniciantes. No esporte aeróbico de baixa a média intensidade e longa duração, pode ocorrer pelo nível de sódio e água no suor, em casos de falta de reposição.

Os atletas precisam ter auxílio médico e realizar avaliações do metabolismo com frequência, como testes de VO2. A hidratação é fundamental, antes e durante o treino. Independentemente do papel na manutenção da pressão arterial, a hidratação mantém o funcionamento normal dos músculos.

Quais são as formas de prevenção?

Hipertensão: Segundo a diretriz brasileira de hipertensão, algumas medidas de prevenção são pautadas no:
  • Controle do ganho de peso;
  • Dieta saudável: em destaque está a dieta DASH e suas variantes com baixa quantidade de gordura, como as dietas mediterrânea, vegetariana/vegana, nórdica, low carb. Os benefícios podem ser maiores quando associados a uma redução de ingestão de sódio. Uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, cereais, alimentos integrais, leite e derivados, gorduras mono e polinsaturadas, gordura saturada de vegetal (abacate, coco e açaí), além de indicar menor quantidade de gordura saturada de origem animal e sal, pode contribuir com efeitos positivos sobre a pressão arterial favorecer o controle da obesidade e sobrepeso;
  • Controle do consumo de sódio;
  • Suplementação de potássio, sendo esta uma alternativa segura, sem importantes efeitos adversos, com impacto significativo na pressão arterial e pode ser recomendada para a prevenção do aparecimento da hipertensão. O consumo de alimentos pobres em sódio e ricos em potássio, como feijões, ervilha, vegetais de cor verde-escura, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata-inglesa e laranja, é incentivado;
  • Prática de atividade física regular: adultos devem ser aconselhados a praticar pelo menos 150 minutos por semana de atividades físicas moderadas ou 75 minutos por semana de vigorosas. Os exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, ciclismo ou natação) podem ser praticados por 30 minutos em cinco a sete dias por semana. A realização de exercícios resistidos por dois a três dias por semana também é recomendada. Para um benefício adicional, em adultos saudáveis, recomenda-se um aumento gradual da atividade física para 300 minutos por semana de intensidade moderada ou 150 minutos por semana de atividade física vigorosa;
  • Controle do consumo de álcool: a ingestão de bebida alcoólica deve ser limitada a um máximo de 30 g de álcool por dia. Isso equivale a uma garrafa de cerveja (5% de álcool, 600 mL); ou duas taças de vinho (12% de álcool, 250 mL); ou uma dose (42% de álcool, 60 mL) de destilados (uísque, vodca, aguardente). Esse limite deve ser reduzido à metade para homens de baixo peso, mulheres com sobrepeso e/ou triglicerídeos elevados. Indivíduos abstêmios não devem ser induzidos a beber;
  • Fatores psicossociais: o manejo do estresse pode contribuir para a prevenção da hipertensão;
  • Suplementos alimentares: algumas substâncias cuja suplementação tem alguma evidência de discreta redução da pressão alta são: vitamina C, peptídeos bioativos derivados de alimentos, alho, fibras dietéticas, linhaça, chocolate amargo (cacau), soja, nitratos orgânicos e ômega;
  • Combate ao tabagismo: o fumo é o único fator de risco totalmente evitável de doença e morte cardiovasculares, e seu enfrentamento precisa ser feito e incentivado;
  • Espiritualidade: o conceito de espiritualidade, que transcende religiosidade, significa um conjunto de valores morais, emocionais, de comportamento e atitudes com relação ao mundo. Estudos apontam algumas evidências sobre os benefícios na redução do risco de mortalidade em doenças cardiovasculares e níveis de pressão. Segundo o estudo de coorte Black Women’s Health Study, as mulheres que lidavam com as situações de estresse (coping) usando a espiritualidade e a religiosidade tinham um risco menor de desenvolver hipertensão no seguimento de 10 anos, e essa associação era mais forte naquelas que relataram maior nível de estresse.
Hipotensão: A prática de exercício físico pode ser uma boa estratégia de prevenção da pressão baixa, principalmente pela atividade física promover o ganho de massa muscular em membros inferiores, o que favorece o retorno venoso pela contração das panturrilhas. Em idosos, jovens e gestantes, são incentivadas atividades que fortaleçam as panturrilhas, a hidratação e o consumo de sal de forma equilibrada.

Também é favorável evitar as situações que levam o indivíduo a apresentar hipotensão através de uma boa hidratação, evitando períodos longos em pé ou locais fechados e quentes e praticando atividade física regular (especialmente exercícios isométricos).

Tratamentos-
Hipertensão: O tratamento engloba medidas comportamentais e mudança de estilo de vida, incluindo alimentação adequada e orientada, atividade física regular, controle da respiração, estresse e espiritualidade. Quando indicado, há tratamento farmacológico com medicações visando a proteção cardiovascular.

Existem fortes evidências de que os seguintes fatores são importantes no tratamento: combate ao tabagismo; melhora do padrão alimentar; redução do consumo de sódio; aumento do consumo de alimentos fonte de potássio; consumo de laticínios e chocolate intensos com percentual acima de 70% cacau; manutenção de bons níveis de vitamina D; perda de peso; redução do consumo de bebidas alcoólicas; prática de atividade física regular com intensidade moderada; respiração lenta; controle de estresse; espiritualidade e religiosidade.

Hipotensão: A nutricionista pontua que o tratamento é pautado em medidas básicas como:
  • Melhora da hidratação oral ou endovenosa (em casos mais graves, para repor volume);
  • Consumo adequado de sal (em pessoas que não sejam hipertensas);
  • Consumo de frutas ricas em água;
  • Evitar chás diuréticos para minimizar os efeitos da perda de líquidos em excesso;
  • Evitar o consumo de bebida alcoólica que o seu consumo sem a hidratação adequada, que pode gerar o aumento da perda urinária e uma queda abrupta da pressão arterial;
  • Medidas como deitar-se com as pernas elevadas (principalmente em gestantes, idosos e jovens);
  • Uso de meias elásticas.
A especialista em Cardiologia finaliza ao dizer que é importante avaliar a causa da hipotensão. Na grande maioria dos pacientes, medidas comportamentais conseguem restabelecer os níveis de pressão normal. Entre elas, como hidratação, deitar com pernas elevadas, meias elásticas. Mas quando a pressão baixa é consequência de outra doença, o tratamento dessa doença deve ser prioridade, assim como a necessidade de ajuste medicamentoso quando este é a causa da Hipotensão.

Fontes:
  • Aline Azevedo (@draalinecardio) - cardiologista ecocardiografista, afiliada do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais)/Cabo Frio. Especialista em clínica médica pelo HFAG, em cardiologista pela UERJ e em ecocardiografista pela UFRJ, com título de especialista pela sociedade brasileira de cardiologia.
  • Nemesis Monteiro nutricionista especialista em emagrecimento funcional aliado à reprogramação mental para mulheres. Graduada pela UERJ, palestrante, pós_graduada em Nutrição Clínica Ortomolecular, Biofuncional, Fitoretapia (Faculdade Redentor). Membro da Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade (SBMO), especialista em Emagrecimento Funcional aliado à reprogramação mental para mulheres.
  • Guilherme Renke (@endocrinorenke), sócio fundador do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), endocrinologista e médico do esporte, mestre em Cardiologia. Sócio fundador do Instituto Nutrindo Ideais, médico formado pela Universidade Estácio de Sá, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Médico do Esporte com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Pós Graduado em Cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro, Mestre em Cardiologia (INC). Também possui aprimoramento em Endocrinologia pela Harvard Medical School, Post Graduate Course Obesity Medicine (Boston, EUA) e pelo American Board of Obesity Medicine (EUA). Dr. Renke também é pesquisador aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ (Inovações no Esporte 2012).
Retirado de: EU Atleta 
Alberto Borges


Leia também:


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²