Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas

Isabel Oliveira: As barracas da tradicional e esperada Feira da Fraternidade, da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, são uma grande vitrine da gastronomia local e internacional. Cada uma delas é uma verdadeira viagem culinária que conta a história dos alimentos transmitida de geração em geração. Este é o caso da paella ou "para ella". Para ella? Leia e você vai entender esta deliciosa História & Sabores desta semana. E saiba quando e onde será a Feira destas delícias! @feiradafraternidade @pilartclaro @peucohen.


Sejam elas gastronômicas ou livres, as feiras são sempre um espaço de abundância e, garantidamente, um verdadeiro festival de cores, aromas e sabores. E quem quer um ‘tiquinho’ de algo mais, basta se aventurar entre as barracas da esperada Feira da Fraternidade, da Paróquia Nossa Senhora da Vitória.

“Temos inúmeras barracas de alimentação: temos a barraca gaúcha, cujo carro-chefe são os espetinhos; a barraca alemã, cujo carro-chefe é o salsichão alemão; temos a barraca mexicana com os tacos e burritos; a francesa com os pratos tradicionais, como o crepe e o filé à poivre; e a barraca espanhola, com a famosa paella”, relata Pedro Cohen, um dos organizadores do evento.

Espaço de trocas culturais e ponto de encontros garantidos, a Feira da Fraternidade tem é coisa! Inclusive, é uma grande vitrine da gastronomia local e internacional, com suas barracas tradicionais, cada uma delas uma verdadeira viagem culinária, além da história dos alimentos transmitida de geração em geração.

Este é o caso da famosa paella na barraca espanhola, cuja organizadora, Pilar Tobio de Claro, descendente de espanhóis que adora falar sobre o sentimento de partilha, bem no espírito da Feira, além de contar a origem de uma das iguarias mais tradicionais da comida da Espanha.

“Eles [os camponeses] se juntavam, preparavam a comida e partilhavam entre si. Repartiam aquela comida e compartilhavam o momento da refeição, quando todos se reuniam. Se você parar para pensar, o ato de partilhar é, para mim, uma experiência social de fraternidade. Ninguém comia mais que ninguém, nem alguém ficava sem comer.”

A deliciosa paella nasceu na cidade de Valência, localizada a oeste da Espanha, e por trás do seu preparo há um ritual saboroso, como relata Pilar.

“Quem começou a preparar esse tipo de prato foram os camponeses [nos campos de trabalho]. . Eles levavam a panela, arroz, azeite de oliva – que chamamos de azeite doce – e sal. Lá, buscavam o que comer. Geralmente, era caça, lebres, patos, ou o que encontrassem para colocar [na panela]. Esse foi o surgimento da paella, historicamente. Ela era feita em cima de um fogo à lenha, geralmente com madeira de árvores frutíferas, que já perfumava a comida, como laranjais e macieiras”, detalha.

Assim como muitos alimentos se adaptam e se transformam em um incrível dinamismo cultural, à paella foram acrescentados novos elementos ao longo do tempo.

“Com o tempo, foram colocando outros ingredientes e acrescentando novos sabores. Não ficou apenas no pato e na lebre; começaram a colocar carne de porco, chouriço e açafrão. Assim, a paella mudou de cor, deixando a tonalidade do arroz para adquirir um colorido. A paella foi se aperfeiçoando em sabores e criando novas formas. As mais tradicionais são as valencianas, feitas com vários tipos de carnes e caça. Temos a marinheira, feita só com frutos do mar, e a mista, que é justamente a que fazemos na Feira.”

Com tradição espanhola, a paella brilha na Feira da Fraternidade Com tradição espanhola, a paella brilha na Feira da Fraternidade.

Em sua descrição detalhada, digna de uma verdadeira chef de cozinha que imprime sabor até nas palavras, Pilar descreve os ingredientes dessa delícia que é oferecida na Feira da Fraternidade.

“Ela leva frutos do mar e carnes, compondo uma mistura de sabores. Ao mesmo tempo que você está degustando o arroz com camarão, experimenta também um pedaço de caça, ou carne de porco, depois lula, polvo ou mexilhão. É um buquê de sabores dentro da paella.”
Pilar também compartilha uma curiosidade sobre a origem do nome paella.

“O que ouvi por muito tempo na casa dos meus pais é que, folcloricamente, dizem que os camponeses passavam a semana toda no campo e, quando voltavam no fim de semana para casa, cozinhavam para suas mulheres a comida que haviam preparado no campo, com a caça que conseguiram. Eles cozinhavam ‘para elas’, ‘para ellas’ . E esse ‘para ellas’ teria dado origem ao nome paella. Muita gente da colônia espanhola diz que foi assim que surgiu o nome.”

Cozinhar ‘para ella’, um ato de doação e solidariedade, resume o que a Feira representa. Tanto que atrai, todos os anos, cerca de mil voluntários que se transformam em chefs de cozinha, garçons, vendedores e em diversas outras profissões do coração.

“Um grande diferencial é que os voluntários não são necessariamente especialistas em gastronomia. Muitos deixam suas profissões durante os quatro dias da feira para exercer atividades completamente diferentes. Por exemplo, uma desembargadora deixa sua função profissional e vai para a cozinha de uma barraca ser voluntária. Um advogado abandona temporariamente sua profissão para atender mesas como garçom na Feira da Fraternidade”, revela Cohen.

Este ano, a 43ª edição da Feira da Fraternidade da Paróquia Nossa Senhora da Vitória em Salvador será realizada entre os dias 7 e 10 de novembro de 2024, na Praça do Campo Grande.
Vamos aproveitar e finalizar esta coluna com uma das comidas mais gostosas da Espanha que o brasileiro aprendeu a amar: paella ou "para ella"!


Paella-
(Para 4 pessoas)
  • 1 kg de arroz
  • 2 cebolas cortadas em pequenos pedaços
  • 1 pimentão verde, picado
  • 1 pimentão vermelho, picado
  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • 250 g de cada marisco (variedade a gosto)
  • 250 g de calabresa cortada
  • 250 g de carne de porco em cubos
  • 250 g de peito de frango, cordeiro ou coelho, em cubos
  • Páprica doce
  • Caldo de frango ou de marisco
Modo de fazer:
  • Em uma panela própria para paella, aqueça o azeite de oliva.
  • Em seguida, refogue a cebola e os pimentões, adicionando a páprica.
  • Depois, refogue a calabresa e as carnes, seguido dos mariscos e, por último, o arroz.
  • Cozinhe o arroz e os demais ingredientes com o caldo escolhido em quantidade suficiente para cobrir todos os ingredientes.
  • Antes de servir, decore a paella com tiras de pimentão, camarões e mexilhões com casca.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Morre Luiz Vieira Vila Nova

Nota de Pesar - Luiz Vieira Vila Nova. A Federação Cearense de Futebol (FCF) lamenta o falecimento de Luiz Vieira Vila Nova, ex-atleta e ex-árbitro de Futebol Cearense, que nos deixou neste sábado (28/6/2025), aos 81 anos. Atuando como lateral-esquerdo, Vila Nova foi campeão cearense com o América, em 1966, além de conquistar o bicampeonato pernambucano com as cores do Santa Cruz/PE, em 1969/1970.  Após pendurar as chuteiras, Vila Nova optou por seguir nos gramados e investiu na carreira como árbitro esportivo, ingressando no Curso de Arbitragem da Escola Professor Alzir Brilhante. Por sua experiência como jogador, ele conhecia na prática como funcionava o comportamento dos atletas, o que o ajudou na sua forma de conduzir os jogos, sempre com muita postura e seriedade. Durante sua passagem na Arbitragem Cearense, Vila Nova trabalhou em muitos clássicos do nosso Futebol, inclusive em finais do estadual, exercendo um trabalho de altíssima qualidade nas decisões. Um dos jogos mais emb...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Morre Luiz Vieira Vila Nova

Nota de Pesar - Luiz Vieira Vila Nova. A Federação Cearense de Futebol (FCF) lamenta o falecimento de Luiz Vieira Vila Nova, ex-atleta e ex-árbitro de Futebol Cearense, que nos deixou neste sábado (28/6/2025), aos 81 anos. Atuando como lateral-esquerdo, Vila Nova foi campeão cearense com o América, em 1966, além de conquistar o bicampeonato pernambucano com as cores do Santa Cruz/PE, em 1969/1970.  Após pendurar as chuteiras, Vila Nova optou por seguir nos gramados e investiu na carreira como árbitro esportivo, ingressando no Curso de Arbitragem da Escola Professor Alzir Brilhante. Por sua experiência como jogador, ele conhecia na prática como funcionava o comportamento dos atletas, o que o ajudou na sua forma de conduzir os jogos, sempre com muita postura e seriedade. Durante sua passagem na Arbitragem Cearense, Vila Nova trabalhou em muitos clássicos do nosso Futebol, inclusive em finais do estadual, exercendo um trabalho de altíssima qualidade nas decisões. Um dos jogos mais emb...